O encobrimento e a história do Brasil e seus heróis: o despertar da infância nos discursos decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.89415

Palavras-chave:

infância decolonial, denegação, racismo, pensamento social, psicanálise

Resumo

 O estudo teve como objetivo promover reflexão a respeito das construções discursivas sobre o encobrimento da história do Brasil, em perspectiva decolonial. Para isso, fez uso de análise da obra A história do Brasil ensinada pela biographia de seus heroes (1890), de Sílvio Romero (1851-1914) tendo como operadores teóricos o racismo e a denegação. A obra foi utilizada como recurso didático de escolas públicas no início do século XX e possibilitou a difusão das teorias raciais,  potencializando o fortalecimento dos discursos hegemônicos. O estudo buscou discutir os traços que marcam a infância colonizada e seus destinos e considerou que a perspectiva de heroísmo produziu marcas raciais na formação de pensamento social fundamentado na denegação do racismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Débora Ferreira Bossa, Universidade Federal de Uberlândia

Professora no Departamento Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Mestrado no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Núcleo de Psicanálise e Cultura (2017). Doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Estudos Psicanalíticos, linha de pesquisa Conceitos Fundamentais em Psicanálise Investigação Campo Clínico e Cultural. 

Carlos Henrique de Oliveira Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo e Psicanalista. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em consultório particular e como Coordenador do acolhimento em famílias acolhedoras para crianças e adolescentes. Psicólogo na Subsecretaria de Assistência Social de Belo Horizonte. Pesquisador do laboratório Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo – PSILACS/UFMG e co-coordenador do Projeto de Extensão JÁ É! (UFMG).

Ismael Leonardi Salaberry, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica, do GT "Raça e Decolonização" da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política (RedIPPol), do grupo de pesquisa Rede de Pesquisa e Formação Lélia Gonzalez (UnB) e do Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS/UFMG).

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

BOSSA, Débora Ferreira; DE OLIVEIRA NUNES, Carlos Henrique; LEONARDI SALABERRY, Ismael. O encobrimento e a história do Brasil e seus heróis: o despertar da infância nos discursos decoloniais . Intellèctus, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 193–212, 2025. DOI: 10.12957/intellectus.2025.89415. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/89415. Acesso em: 25 jul. 2025.