O encobrimento e a história do Brasil e seus heróis: o despertar da infância nos discursos decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.89415Palavras-chave:
infância decolonial, denegação, racismo, pensamento social, psicanáliseResumo
O estudo teve como objetivo promover reflexão a respeito das construções discursivas sobre o encobrimento da história do Brasil, em perspectiva decolonial. Para isso, fez uso de análise da obra A história do Brasil ensinada pela biographia de seus heroes (1890), de Sílvio Romero (1851-1914) tendo como operadores teóricos o racismo e a denegação. A obra foi utilizada como recurso didático de escolas públicas no início do século XX e possibilitou a difusão das teorias raciais, potencializando o fortalecimento dos discursos hegemônicos. O estudo buscou discutir os traços que marcam a infância colonizada e seus destinos e considerou que a perspectiva de heroísmo produziu marcas raciais na formação de pensamento social fundamentado na denegação do racismo no Brasil.
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