A atuação de Anália Franco na formação de meninas desvalidas: o caso de Álbum das Meninas (1898-1901)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.86976

Palavras-chave:

Álbum das Meninas, Formação de meninas pobres, Anália Franco

Resumo

Analisa-se a colaboração de Anália Franco (1853-1919) no processo de formação moral de meninas e mulheres pobres por meio da fundação do periódico Álbum das Meninas – Revista Litteraria e Educativa dedicada às jovens brasileiras (São Paulo, 1898-1901). Sua importância recai sob a ação filantrópica de sua fundadora, uma vez que visava mulheres em situação de vulnerabilidade social e se tratava de um periódico feminino produzido, financiado e pensado por uma mulher. A pesquisa, de cunho teórico-documental, explicita formas de educabilidade previstas por Anália Franco e parte de suas concepções acerca dos conceitos de família, educação e sociedade no âmbito de Álbum das Meninas. Para tanto, as pesquisas de Chagas e Panizzolo (2014); Chagas (2016); Vasconcelos e Patroclo (2021); Pinto (2021); Oliveira (2007) se mostraram seminais para o estudo.

Biografia do Autor

Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), Doutoranda pelo mesmo Programa e Bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Docente dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/UERJ/CNPq) e membra do Projeto de Extensão Páginas de Mulheres na Imprensa (PROMIM/CAp-UERJ).

Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professora Adjunta de Língua Inglesa na UERJ, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/UERJ) e Coordenadora do Projeto de Extensão Páginas de Mulheres na Imprensa (PROMIM/CAp-UERJ).

Michele Ribeiro de Carvalho Cassano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Técnico universitário superior - Pedagoga - na UERJ e Professor II na Secretaria Municipal de Educação/Rio de Janeiro. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ), além de pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/UERJ). Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo.

Referências

Fontes Documentais

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Pinheiro dos Santos de Souza, M. E., Mondêgo Pacheco Pinto, G. C., & Ribeiro de Carvalho Cassano, M. (2025). A atuação de Anália Franco na formação de meninas desvalidas: o caso de Álbum das Meninas (1898-1901) . Intellèctus, 24(1), 283–303. https://doi.org/10.12957/intellectus.2025.86976