A música de protesto latino-americana de Milton Nascimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84459

Palavras-chave:

ditadura, música de protesto, Milton Nascimento

Resumo

Neste artigo, trazemos a perspectiva da música de protesto da década de 1970 de Milton Nascimento na América Latina. Revisitando o livro "Milton Nascimento nos trilhos da América Latina: a viagem musical dos anos 1970" de Marques (2023), procuramos analisar o modo como Milton Nascimento fazia música contra as ditaduras latino-americanas, contribuindo para novas interpretações e entendimento do que é considerado música de protesto. As reflexões se deram por meio das músicas Canto Latino (1970), San Vicente (1972), Os Escravos de Jó (1973), Promessas do Sol (1976), e por fim, Canción por la unidad latinoamericana (1978). Tratamos de mostrar que existem outras formas de resistência a partir da música, como a narrativa sobre o amor enquanto revolução, esperança, silêncio e ruídos, que difere dos cânones.

Biografia do Autor

Fernanda Paulo Marques, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil

 

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Paulo Marques, F. (2024). A música de protesto latino-americana de Milton Nascimento. Intellèctus, 23(2), 247–267. https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.84459