Ética Ubuntu como Alicerce para as Motivações das Educadoras que Implementaram a Lei 10.639/03 em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81986

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Práxis docente antirracista, Ética Ubuntu

Resumo

A abordagem deste artigo consiste em refletir e compreender a Ética Ubuntu observada a partir da práxis das educadoras que fizeram valer a Lei nº 10.639/03 em sala de aula. O objetivo é apresentar as motivações que levaram as professoras a desenvolverem atividades educativas com a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira, evidenciando a Ética Ubuntu em suas práticas pedagógicas antirracistas de modo a analisar de que forma a dimensão axiológica da Filosofia Ubuntu se manifesta no cotidiano escolar das docentes. A revisão bibliográfica e a produção das entrevistas, semiestruturadas, com as professoras do ensino público que conseguiram implementar a referida lei para produção e análises dos dados caracterizou a metodologia. As motivações expressas nas entrevistas são de forma implícita vivenciadas relacionadas com a Ética Ubuntu.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Ramos, IFC-Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Educação - Universidade São Francisco, USF,  Brasil

Professora do Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

de Souza Ramos, M. A. (2024). Ética Ubuntu como Alicerce para as Motivações das Educadoras que Implementaram a Lei 10.639/03 em Sala de Aula. Intellèctus, 23(1), 300–322. https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81986