Hospitalidade e Ubuntu em experiências de volunturismo em solo africano
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81591Palavras-chave:
hospitalidade;, ubuntu;, volunturismoResumo
O continente africano é um dos destinos mais buscados e visitados para a prática do volunturismo. Nos países da região subsaariana, compartilha-se uma filosofia e ética relacional conhecida como ubuntu, que enfatiza a interconexão entre os seres humanos, fundamentando a hospitalidade africana. O objetivo deste estudo é investigar como a hospitalidade e ubuntu se manifestam em experiências de volunturismo. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com dois volunturistas afro-brasileiros que estiveram na África do Sul e em Gana. Em relação à hospitalidade africana, os volunturistas destacaram a impactante expressão de alegria, felicidade, gratidão e simplicidade de seus anfitriões. Evidenciou-se que o volunturismo promove vínculos sociais baseados em valores intrínsecos a ubuntu como a cooperação, o respeito mútuo e a solidariedade.
Referências
ARENDS, Jessica (2016). In theRightRelationship: A Case StudyofInternational Service Learning in EasternAfrica. In: LARSEN, Marianne A. (Ed.). International Service Learning:Engaging Host Communities. London: Routledge, pp. 108-118.
BAZIRAKE, Joseph Besigye& SAHILU, Eskedar (2015). VolunteerTourismamongAfricanYouth: AnAnalysisoftheProspects, Challenges, andOpportunities. The InternationalJournalofOrganizationalDiversity, vol. 14, n. 4, pp. 1-10.
BENTHAM, Jeremy (1879). The principlesofmoralsandlegislation. Oxford: Clarendon Press.
CASTIANO, José Paulino (2010). Referenciais da Filosofia Africana: Em busca da Intersubjectivação. Maputo: Ndjira, 2010.
CHOULIARAKI, Lilie (2011). ‘Improperdistance’: Towards a criticalaccountofsolidarity as irony. InternationalJournalof Cultural Studies, vol. 14, n. 4, pp. 363-381.
CONRAN, Mary (2011). Theyreallylove me! Intimacy in volunteertourism. AnnalsofTourismResearch, vol. 38, n. 4, pp. 1454-1473.
DAVIES, Simeon E. H. &OLIVIER, Carolé (2016). A utilitarian perspective ofvolunteertourism in Africa. AfricanJournalofHospitality, TourismandLeisure, vol. 5, n. 4, pp. 1-14. Disponível em: <http://www.ajhtl.com/uploads/7/1/6/3/7163688/article_22_vol_5__4_.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
DOUGHTY, Jeremy R. (2020). A narrativestudyof South Africancommunitymembers’ experienceswithaninternationalservice-learningprogram. InternationalJournalofResearchon Service-Learning andCommunityEngagement, vol. 8, n. 1, p. 12661.
DZOBO, NoahKomla (1992). The Imageof Man in Africa. In: WIREDU,Kwasi&GYEKYE,Kwame. (Eds.). Person andCommunity:GhanaianPhilosophicalStudies I. Washington: Council for Research in ValuesandPhilosophy, pp. 132-145.
EZE, Michael Onyebuchi (2010). Intellectualhistory in contemporary South Africa. New York: PalgraveMacmillan.
FRANCIS, Cyril (2010). Ubuntuandskillsdevelopment in theOverbergregionofthe Western Cape. SkillsatWork:TheoryandPracticeJournal, vol. 3, n. 1, pp. 27-43. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2263/32332>. Acesso em: 26 jan. 2024.
GADE, Christian B. N (2011). The HistoricalDevelopmentoftheWrittenDiscoursesonUbuntu. South AfricanJournalofPhilosophy, vol. 30, n. 3, pp.303-329.
GADE, Christian B. N (2012). WhatisUbuntu? DifferentInterpretationsamong South AfricansofAfricanDescent. South AfricanJournalofPhilosophy, vol. 31, n. 3, pp. 484-503.
HARTMAN, Eric& KIELY, Richard (2014).Pushingboundaries: Introductiontothe global service-learningspecialsection. Michigan JournalofCommunity Service Learning, vol. 21, n. 1, pp. 55-63. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2027/spo.3239521.0021.105>. Acesso em: 26 jan. 2024.
HARTMAN, Eric (2016). Fair Trade Learning: A Framework for Ethical Global Partnerships. In: LARSEN, Marianne A. (Ed.). International Service Learning:Engaging Host Communities. London: Routledge, pp. 215-234.
JEFFERESS, David (2016). Cosmopolitanappropriationorlearning? Relationandaction in global citizenshipeducation. In: LANGRAN, Irene& BIRK, Tammy (Eds.). Globalizationand global citizenship:Interdisciplinary approaches. London: Routledge, pp. 87-98.
KASHINDI, Jean-Bosco Kakozi (2015). Metafísicas Africanas – Eu sou porque nós somos. Revista IHU On-Line, São Leopoldo, n. 477. Entrevista concedida a Ricardo Machado. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/548478-metafisicas-africanas-eu-sou-porque-nos-somos-entrevista-especial-com-jean-bosco-kakozi-kashindi>. Acesso em: 26 jan. 2024.
KASHINDI, Jean-Bosco Kakozi (2017). Ubuntu como ética africana, humanista e inclusiva. Cadernos IHUideias. São Leopoldo, vol. 15, n. 254, pp. 3-22. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/254cadernosihuideias.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
KAUNGU, GideonMuchiri (2021). Reflectionsonthe Role ofUbuntu as an Antidote to Afro-Phobia. JournalofAfrican Law, vol. 65, n. S1, pp.153-170.
KHOLOPA, Clement Andrew (2020). A public pastoral response toXenophobia in South Africa:UbuntuandhospitalitywithinanAfrican Christian ethical framework. Thesis (DoctorofPhilosophy in BiblicalStudies) – North-West University,Potchefstroom, 2020. Disponível em: <https://repository.nwu.ac.za/bitstream/handle/10394/36491/29702860%20Kholopa%20CA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 26 jan. 2024.
LARKIN, Allyson (2016). I AmBecauseWe Are: Rethinking Service Learning andthePossibilityof Learning FromUbuntu. In: LARSEN, Marianne A. (Ed.). International Service Learning:Engaging Host Communities. London: Routledge, pp. 252-262.
LARSEN, Marianne A. (2016). International Service Learning: Engaging Host Communities – Introduction. In: LARSEN, Marianne A. (Ed.). International Service Learning:Engaging Host Communities. London: Routledge, pp. 3-18.
LEWIS, David (2006). Globalisationandinternationalservice: A development perspective. VoluntaryAction, vol. 7, n. 2, pp. 13-25. Disponível em: <https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.712.279&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
MATURANA, Humberto & DÁVILA, Ximena. Humberto Maturana, Premio Nacional de Ciencias: “Lo importante es entender que llegóel momento de mirarnos y escucharnos”. La Tercera, 9 abr. 2020. Entrevista concedida a Andrés Gómez. Disponível em: <https://www.latercera.com/la-tercera-pm/noticia/humberto-maturana-premio-nacional-de-ciencias-lo-importante-es-entender-que-llego-el-momento-de-mirarnos-y-escucharnos/OBEWZDUMPVGNHCSJQJZGDI4HC4/>. Acesso em: 26 jan. 2024.
MATURANA, Humberto & VARELA, Francisco (1995). A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy.
MATURANA, Humberto &VERDEN-ZÖLLER, Gerda (2008). The originofhumanness in thebiologyoflove.Exeter: ImprintAcademic.
MATURANA, Humberto (2020). Humberto Maturana y sureflexión sobre la pandemia de coronavirus: “Si no nos escuchamos, iremos directo a laextinción”. La Tercera, 30 abr. 2020.Entrevista concedida a Paulina Sepúlveda. Disponível em: <https://www.latercera.com/que-pasa/noticia/humberto-maturana-y-su-reflexion-sobre-la-pandemia-de-coronavirus-si-no-nos-escuchamos-iremos-directo-a-la-extincion/4MEHHYWP7JAUVOA33GNICDHW6I/>. Acesso em: 26 jan. 2024.
MBITI, John Samuel (1969). AfricanReligions&Philosophy. Garden City: Praeger.
MILL, John Stuart (1864). Utilitarianism. London: Longman, Green, Longman, Roberts, and Green.
MURPHY, Jessica (2016). Resipwosite as a Guiding Framework for Rethinking Mutual Exchange in Global Service Learning Partnerships: FindingsFrom a Case Studyofthe Haiti Compact. In: LARSEN, Marianne A. (Ed.). International Service Learning:Engaging Host Communities. London: Routledge, pp. 175-188.
NUSSBAUM, Barbara (2003). Ubuntu: Reflectionsof a South Africanonour common humanity.Reflections: The SoLJournal, vol. 4, n. 4, pp.21-26. Disponível em: <https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.464.5175&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́ (1997). The inventionofwomen: makinganAfricansenseof western genderdiscourses. Minneapolis: Universityof Minnesota Press.
PRAEG, Leonhard (2014). A reportonUbuntu.Pietermaritzburg: UniversityofKwaZulu-Natal Press.
RAMOSE, Mogobe Bernard (1999).AfricanPhilosophythroughUbuntu. Zimbábue: Mond Books.
RAMOSE, Mogobe Bernard (2002). Africa in the global context. In: COETZEE, Pieter Hendrik & ROUX, Abraham. P. J. (Eds.). The AfricanPhilosophy Reader. Cape Town: Routledge. pp. 641-762.
RIOS NETO, Antônio Sales (2021). Maturana: sem cooperação e alteridade, não há futuro. Outras palavras. [S. l.], 07 maio 2021. Disponível em: <https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/maturana-sem-cooperacao-e-alteridade-nao-ha-futuro/>. Acesso em: 26 jan. 2024.
SANTOS, Milton (1998). As Formas da Pobreza e da Dívida Social. In: Momento Nacional da Semana Social Brasileira, 3., 4-8 ago. 1998. Anais. Indaiatuba: Mosteiro de Itaici, 1998. p.9-21. Disponível em: <http://www.miltonsantos.com.br/site/wp-content/uploads/2012/02/As%20formas%20da%20pobreza%20e%20da%20d%C3%ADvida%20social_MiltonSantos1999.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
SIMPSON, Kate (2004). 'Doingdevelopment': The gap year, volunteer-touristsand a popular practiceofdevelopment. JournalofInternationalDevelopment, vol. 16, n. 5, pp. 681-692.
TEMPELS, Placide Frans (2016). A Filosofia Bantu.Trad. Amélia A. Mingas e ZavoniNtondo. Luanda: Edições Kuwindula.
TRUTH AND RECONCILIATION COMMISSION (1998). TruthandReconciliationCommissionof South Africa Report. Cape Town, vol.1. Disponível em: <https://www.justice.gov.za/trc/report/finalreport/Volume%201.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2024.
WILLIAMS, HlumeloSiphe (2018). WhatIstheSpiritofUbuntu? HowCanWeHave It in OurLives? Global Citizen. Disponível em: <https://www.globalcitizen.org/en/content/ubuntu-south-africa-together-nelson-mandela/>. Acesso em: 26 jan. 2024.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (2020). WHO Director-General'sopeningremarksatthe media briefing on COVID-19 – 11 March 2020. 11 Mar. 2020b. Disponível em: <https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>. Acesso em: 19 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Ribeiro Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional