Trajetória e práxis de Amílcar Cabral:
o pedagogo das lutas anticoloniais africanas em Cabo Verde e Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.81541Palavras-chave:
Amílcar Cabral, Guiné-Bissau, Educação AnticolonialResumo
Este artigo, combinado com revisão bibliográfica e análise documental, apresenta a trajetória,teoria e práxis de um importante líder anticolonial africano, Amílcar Cabral. Poeta e revolucionário, conduziu a luta armada na Guiné-Bissau, transformando-aem um dos mais bem-sucedidos processos de libertação nacional contra o colonialismo europeu. Tendo internacionalizado a luta anticolonial, Cabral angariou apoio externo e deu a conhecer ao mundo a forte repressão e a fome que sofriam as colônias. Ele viveu integralmente a luta anticolonial, foi combatente, teórico e acadêmico. A complexidade de seus anseios e pensamentos é de uma atualidade incomum, e se insere em discussões como liderança, democracia, cultura, educação – dentre outras. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta uma introdução à teoria e à práxis de Cabral, destacando-se alguns aspectos da sua concepção de cultura e educação.
Referências
ARAÚJO, Serinaldo (2021). (Re) Aprendendo a história da África: análise do processo de imperialismo e descolonização africana no livro didático de História. Dissertação (Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais) – Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro.
CÁ, L. O (2000). A educação durante a colonização portuguesa na Guiné-Bissau (1471-1973). Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 1. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/63636>. Acesso em: 9 set. 2021.
CABRAL, Amílcar (1979). Análise de alguns tipos de Resistência. Edição do PAIGC. Guiné-Bissau. Imprensa Nacional. Bolama. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/cabral/ 1969/11/24-1.pdf>. Acesso em: 9 fev. 2023.
CABRAL, Amílcar (2972). Nosso povo são nossas montanhas: Amílcar Cabral sobre a Revolução na Guineense. Londres: Comitê para a Liberdade em Moçambique, Angola e Guiné. Disponível em:<http://casacomum.org/cc/pesqArquivo
?termo=amilcar+cabral+&facetFilter Fundo=2617>. Acesso em: 16 mar. 2023.
CABRAL, Amilcar (1974). Revolution in Guinea: an African people´s struggle. Londres: Stage 1.
COMITINI, Carlos (1980). Amílcar Cabral: a arma da teoria. Rio de Janeiro: Codecri, 1980.
DIAS, B. Luciana (2020). Amílcar Cabral e o marxismo: dos anos de Lisboa à liderança do movimento de libertação durante a Guerra Fria (1948-1973). Dissertação (Mestrado em História da África) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, p.170.
FANON, Frantz (2005). Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF.
FREIRE, Paulo (2004). Pedagogia da tolerância. Organizado por Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Unesp.
GOUVEIA, Helena (2013). Quarenta anos após a morte de Amílcar Cabral o que resta do seu sonho africano? Deutsche Welle. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-002/quarenta-anos-ap%C3%B3s-a-morte-de-am%C3%ADlcar-cabral-o-que-resta-do-seu-sonho-africano/a-16803396>. Acesso em: 10 set. 2020.
LOPES, Carlos (2012). O legado de Amílcar Cabral diante dos desafios da ética contemporânea. In: Carlos, L. (org.) Desafios contemporâneos da África: o legado de Amílcar Cabral. Tradução Roberto Leal. São Paulo: Ed. Unesp.
MENDY, Peter Karibe (2012). Amílcar Cabral e a Libertação da Guiné-Bissau; contexto, desafios e lições para uma liderança africana efetiva. In: Carlos, L. (org.) Desafios contemporâneos da África:o legado de Amílcar Cabral. Tradução Roberto Leal.São Paulo: Ed. Unesp.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. A Missão Especial da ONU na Guiné Bissau.Horácio Sevilla Borja, Folke Lofgren, Kamel Belkhiria (1972). Disponível em: «A Missão Especial da ONU na Guiné» - AHS (ulisboa.pt) Acesso em: 09 dez. de 2022.
PETROVIC, Gajo (1983). Práxis. In: Tom Bottomore (Ed.). Dicionário do Pensamento Marxista. (Trad. Waltensir Dutra) Rio de Janeiro: Zahar, pp.292-6.
RUDEBECK, Lars (2012). Uma interpretação das teorias de Cabral sobe democracia. In: Carlos, L. (org.) Desafios contemporâneos da África: o legado de Amílcar Cabral. Tradução Roberto Leal. São Paulo: Ed. Unesp.
SAMPAIO, Madalena (2014). Lilica Boal, a eterna diretora da Escola-Piloto do PAIGC. Deutsche Welle. Disponível em:<https://www.dw.com/pt-002/lilica-boal-a-eterna-diretora-da-escola-piloto-do-paigc/a-17678843>. Acesso em: 10 mar. 2023.
SANÉ, Samba (2018). Os desafios da educação na Guiné-Bissau. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 27, n.1, p. 55-77, jan./jun.
SANTOS, Maria do Carmo Rebouças dos (2019). Guiné-Bissau: da independência colonial à dependência da cooperação internacional para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Gramma.
VAZ, Borges, Sónia (2019). Militant Education, Liberation Struggle, Consciousness. The PAIGC Education in Guinea Bissau 1963-1978. Berlin, Peter Lang.
VAZ, Borges, Sónia. (2022) The PAIGC’s Political Education for Liberation in Guinea-Bissau, 1963–74. Estudos sobre Libertação Nacional, nº 1. Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, 1 de jul. de. Disponível em:
<https://thetricontinental.org/studies-1-national-liberation-paigc-education/>. Acesso em: 20 jul. 2022.
WICK, Alexis (2012). A nação no pensamento de Amílcar Cabral. In: Carlos, L. (Org.) Desafios contemporâneos da África:o legado de Amílcar Cabral. Tradução Roberto Leal. São Paulo: Ed. Unesp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Serinaldo Oliveira Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Intellèctus o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A revista Intellèctus está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional