Arte, cultura africana e os livros didáticos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.80538

Palavras-chave:

Arte e Cultura Africana, Educação, Coleção Afreaka

Resumo

O presente estudo buscou: analisar a utilização da coleção Afreaka como possibilidade pedagógica para suprir as lacunas existentes nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre Arte e Cultura africana; analisar os livros didáticos de Arte do Ensino Fundamental – Anos Finais – mais utilizados na Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas, Distrito Federal, a partir da Lei nº 10.639/2003, sobre o ensino da Cultura e Arte africana; analisar a coleção Afreaka a partir da Lei nº 10.639/2003; e, analisar possíveis interações entre os livros didáticos de Arte e a coleção Afreaka. A metodologia utilizada foi a análise documental com reflexões sobre as cinco coleções de livros didáticos e a coleção Afreaka. Notou-se que, de fato, a Lei nº 10.639/2023 ainda não é aplicada na prática escolar a partir dos livros didáticos.

Biografia do Autor

Jailson Araújo Carvalho, Secretaria de Educação do Distrito Federal [SEEDF] / Universidade de Brasília

Doutorando em Artes Cênicas - Universidade de Brasília, Brasil 

Secretaria de Educação do Distrito Federal [SEEDF]  

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Carvalho, J. A. (2024). Arte, cultura africana e os livros didáticos do Ensino Fundamental . Intellèctus, 23(1), 284–299. https://doi.org/10.12957/intellectus.2024.80538