ANALYSIS OF ALTIMETRIC DATA OBTAINED BY LIDAR IN AN AREA OF ATLANTIC FOREST IN SOUTHEASTERN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.47023Resumo
Este trabalho avaliou a acurácia de modelos digitais do terreno (MDT) gerados a partir de dados LiDAR em trecho de Mata Atlântica de encosta, município do Rio de Janeiro, RJ, e explorou o uso destes dados para a estimativa de altura de árvores. Foram utilizados métodos de interpolação de grade regular e TIN em dois softwares, ArcGis 10.3 e Fusion, com pixels de 0,4 e 1 m, para atender às escalas de 1:2.000 e 1:5.000. Os MDT foram avaliados a partir de inferências estatísticas, considerando 165 pontos levantados com Estação Total numa parcela de 20x50 m. Os modelos foram classificados de acordo com os padrões das instruções reguladoras das normas técnicas da Cartografia Nacional. A acurácia variou de 0,59 m até 0,63 m entre as especificações para as escalas 1:2.000 e 1:5.000. As alturas máximas encontradas nos oito modelos digitais de copa (MDC) ficaram bem próximas àquela medida em campo. No entanto, quando os dados são analisados por classes de altura, são encontradas diferenças entre os softwares e os métodos de interpolação, indicando a influência do MDT na estimativa de altura de árvores a partir de dados LiDAR.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.