Relações pedagógicas e sociais excludentes e traumáticas na escola de Ensino Fundamental: ações psicopedagógicas como medidas de Saúde e Educação

Autores

  • Maria Claudia Dutra Lopes Barbosa FAETEC - RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2013.8583

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, exclusão.

Resumo

DOI: 10.12957/sustinere.2013.8583

O presente trabalho é parte de uma pesquisa realizada em uma escola pública do Rio de Janeiro,objetivando promover reflexões, para futuras intervenções e mudanças na concepção por partedos docentes do perfil de aluno atendido por instituição pública. Ressalta-se que tal concepçãoinfluencia práticas pedagógicas desenvolvidas na mencionada escola. A partir deste dado,buscou-se discutir o atendimento psicopedagógico oferecido àqueles que apresentam problemasde comportamento resultantes de situações familiares ou escolares adversas que produzemdificuldades de aprendizagem, consequentemente, exclusão vivenciada por eles no cotidianoescolar, fato que representa uma questão de Saúde e Educação. Quanto ao material pesquisado,este foi analisado segundo o conceito de Representações Sociais.

Biografia do Autor

Maria Claudia Dutra Lopes Barbosa, FAETEC - RJ

Bacharel e licenciada em Letras – UFRJ; Especialista em Educação Especial – UERJ; Mestre pela Faculdade deEducação – UERJ; Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas – UERJ;Professora de Educação EspecialFAETEC/RJ;Psicopedagoga;Psicóloga;Terapeuta Cognitivo-Comportamental

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Publicado

15-12-2013

Como Citar

Barbosa, M. C. D. L. (2013). Relações pedagógicas e sociais excludentes e traumáticas na escola de Ensino Fundamental: ações psicopedagógicas como medidas de Saúde e Educação. Revista Sustinere, 1(1), 25–34. https://doi.org/10.12957/sustinere.2013.8583