Produção de cuidado na escola no contexto da COVID-19 - O olhar e o agir docente sob uma perspectiva cultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76456Palavras-chave:
Escola, Professores, Estudantes, Cuidado, COVID-19, Cultura.Resumo
Resumo: A escola é considerada o principal canal de socialização de conhecimentos e um espaço propício para debates voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Com o advento da COVID-19, questões inerentes aos efeitos da pandemia na vida do público escolar e possíveis novas doenças necessitarão ser abordadas nesse contexto, compreendendo como as questões culturais podem influenciar práticas de cuidado. Objetivou-se analisar a produção de cuidado desenvolvida na escola durante a pandemia COVID-19 a partir da percepção e do fazer docente sob uma perspectiva cultural. Estudo qualitativo, realizado em duas escolas públicas na cidade de Crato – CE, entre abril a maio de 2022 com 12 professores. Realizou-se entrevista semiestruturada para a coleta de dados, organizados por meio do software NVivo e análise de conteúdo, ancorada na antropologia cultural e demais aspectos concernentes à temática. Os professores ressaltaram a condução de temas diversos de maneira a proporcionar aos estudantes uma visão ampliada do problema. Destacou-se a importância dos estudantes conhecerem a veracidade das informações, buscando um conhecimento científico. No que tange à influência da cultura nos cuidados acerca da COVID-19, apontaram o paradoxo entre a publicação de estudos científicos e fake news, e que a representação dos familiares, da religião e da política foram determinantes nesse processo. Percebeu-se que não ocorreu uma aproximação mais concreta por parte do setor saúde para esse momento, inclusive, conhecendo as crenças dos estudantes e os seus saberes com relação a doença para uma atuação concreta, problematizada e, sobretudo, com aplicabilidade da competência cultural
Referências
AGUIAR, M. A.; AGUIAR, L. A. A pandemia da Covid-19 e seus impactos no setor cultural brasileiro. Rev. Soc. Cult., v. 24, e66308, p.1-31, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/66308/36837. Acesso em 29 abr. 2023.
ANDRADE, D. M.; SHMIDT, E. B.; MONTIEL, F. C. Uso do software Nvivo como ferramenta auxiliar da organização de informações na análise textual discursiva. Rev. Pesqui. Qual., v.8, n.19, p. 948-970, p. 948-970, 2020. Disponível em: f369ddbc12a6173e235b936b677cc04871e5.pdf (semanticscholar.org). Acesso em 05 abr. 2023.
ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Lives, educação e COVID-19: Estratégias de interação na pandemia. Interfaces Cient., v. 10, n. 1, p.149-153, 2020. Disponível em: LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA | Interfaces Científicas - Educação (set.edu.br). Acesso em 26 fev. 2023.
ARRUDA, E. P.; GOMES, S. S.; ARRUDA, D. E. P. Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da COVID-19. Rev. Iberoam. Educ., v. 16, n. 3, p.1730-1753, 2021. Disponível em: Vista do Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19 (unesp.br). Acesso em 02 abr. 2023.
BISPO JÚNIOR, J. P. Viés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúde. Rev Saude Publica. v. 56, n.101, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/Pd97TJ8dw6kHpwhz3B4DnQC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 abr. 2023.
BOAS, F. Antropologia cultural. 1ª ed., Rio de Janeiro: Zahar; 2021a. 109p.
BOAS, F. Antropologia e vida moderna. 1ª ed., Coimbra: Edições 70; 2021b. 226p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria executiva. Secretaria da educação básica. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. 467p. Disponível em: index.php (mec.gov.br). Acesso em 20 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasil, 2012.
CAPONI, S; BRZOZOWSKI, F. S.; HELMANN, F. B.; CARDOSO, S. O uso político da cloroquina: COVID-19, negacionismo e neoliberalismo. Rev. Bras. Sociol., v. 9, n. 21, p.78-102, 2021. Disponível em: Vista do O uso político da cloroquina: COVID-19, negacionismo e neoliberalismo / The political use of chloroquine: COVID-19, denialism and neoliberalism (sbsociologia.com.br). Acesso em 06 mai. 2023.
COSTA, L. C. R.; GONÇALVES, M.; SABINO, F. H. O.; OLIVEIRA, W. A.; CARLOS, D. M. Adolescer em meio à pandemia de Covid-19: Um olhar da teoria do amadurecimento de Winnicott. Interface (Botucatu). v. 25, supl. 1, e200801, p.1-12, 2021. Disponível em: pt (scielosp.org). Acesso em 05 mai. 2023.
EIGENSTUHLER, D. P. Cultura brasileira e a disseminação da COVID-19. Desafio Online, v. 10, n. 2, p.243-263, 2022. Disponível em: Vista do CULTURA BRASILEIRA E A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 (ufms.br). Acesso em 06 mai 2023.
SÁNCHEZ-XICOTENCATI, C. O.; CAMPILLO-LABRANDERO, M.; ESPARZA-MEZA, E. M.; STINCER-GOMES, D.; ROJO-SOLIS, A. L. T.; AVELEYRA-OJEDA, E. Experiencias de los adolescentes frente al confinamiento y la pandemia de la COVID-19. Psychopathol. Clin. Psychol. v. 27, n. 3, p.169-178, 2022. Disponível em: Experiencias-de-los-adolescentes-frente-al-confinamiento-y-la-pandemia-de-la-COVID-19-Experiences-of-adolescents-in-the-face-of-lockdown-and-the-COVID-19-pandemic.pdf (researchgate.net). Acesso em 05 mai. 2023.
FREITAS, L. A.; MENEZES, S. A. B. A importância dos professores reforçada pela COVID-19. Pedagogia em ação. v. 16, n. 2, p.33-42, 2021. Disponível em: A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES REFORÇADA PELA COVID-19 | Pedagogia em Ação (pucminas.br). Acesso em 19 mar. 2023.
GONÇALVES, P. D. S.; FERREIRA, S. C.; ROSSI, T. R. A. Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE. Saúde debate, v. 46, n. especial 3, p. 87-102, 2022. Disponível em: pt (scielosp.org). Acesso em 20 abr. 2023.
GOUVEIA, E. A. H.; SILVA, R. O.; PESSOA, B. H. Competência cultural: Uma resposta necessária para superar as barreiras de acesso à saúde para populações minorizadas. Rev. Bras. Educ. Med. v. 43, n. 1, sup. 1, p.82-90, 2019. SciELO - Brasil - Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas. Acesso em 01 mai. 2023.
HANIF, W.; ALI, S. N.; PATEL, K. KHUNTI, K. Cultural competence in covid-19 vaccine rollout. BMJ, v. 371, n. 485, p.1-2, 2020. Disponível em: Cultural competence in covid-19 vaccine rollout | The BMJ. Acesso em 09 mai. 2023.
HIRATA, H. Comparando relações de cuidado: Brasil, França e Japão. Estud. av. v. 34, n. 98, p.25-40, 2020. Disponível em: Vista do Comparando relações de cuidado: Brasil, França, Japão (usp.br). Acesso em 21 abr. 2023.
LIMA, M. G.; SOUSA, F. N. T. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: Uma análise do contexto da COVID-19.I RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2 p. 90-108, 2023. Disponível em: O USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DA COVID-19 | de Lima | Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo (relise.eco.br). Acesso em 05 mai. 2023.LS
LISE, F.; SCHWARTZ, E.; NEVES, J. L.; SENA, L. R. Características culturais intervenientes na saúde das famílias brasileiras. Rev. Bras. Pesq. Saúde, v. 21, n. 4, p.127-135, 2019. Disponível em: Vista do Características culturais intervenientes na saúde das famílias brasileiras (ufes.br). Acesso em 29 abr. 2023.
MELLO-SILVA, C. C.; BELO, M. S. S. P.; PATRÍCIO, I.; OLIVEIRA, R. H. L.; BAUER, V. M.; SILVA, M. C. Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19. Rev. Sustinere, v. 10, n. 2, p. 773-795, 2022. Disponível em: Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19 | Mello-Silva | Revista Sustinere (uerj.br). Acesso em 20 abr. 2023.
MENESES, P. Etnocentrismo e relativismo cultural: algumas reflexões. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 10, n. 1, p.1-10, 2020. Disponível em: Etnocentrismo e Relativismo Cultural: algumas reflexões | Revista Gestão & Políticas Públicas (usp.br). Acesso em 21 abr. 2023.
MOREL, A. P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trab. Educ. Saúde, v. 19, p.1-14, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Acesso em 06 mai. 2023.
MOUTINHO, F. F. B. Conflitos da sociedade brasileira com as normas sanitárias: Um paralelo entre a Revolta da vacina e a pandemia COVID-19. Hygeia. Edição Especial: Covid-19, p.60 - 71, 2020. Disponível em: CONFLITOS-DA-SOCIEDADE-BRASILEIRA-COM-AS-NORMAS-SANITARIAS-UM-PARALELO-ENTRE-A-REVOLTA-DA-VACINA-E-A-PANDEMIA-DE-COVID-19.pdf (researchgate.net). Acesso em 09 mai. 2023.
NASCIMENTO, A. S. Fernando de Azevedo e a cultura brasileira: relações possíveis. Argumentos. v. 17, n. 2, p.1-25, 2020. Disponível em: Visor Redalyc - Fernando de Azevedo e a cultura brasileira: relações possíveis[1] (amelica.org). Acesso em 21 abr. 2023.
NG, J-H.; TAN, E-K. COVID-19 vaccination and cultural tightness. Psychological Medicine, v. 53, p.1124–1125, 2023. Disponível em: COVID-19 vaccination and cultural tightness | Psychological Medicine | Cambridge Core. Acesso em 29 abr. 2023.
NUNES, M. A. C.; SANTOS, V. R.; MOREIRA, D. J. S.; ROSA, K. F.; SEDANO, L. S. A.; COSTA, V. N. S. A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Rev. Elet. Acervo Saúde, v. 13, n. 8, p.1-7, 2021. Disponível em: Vista do A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica (acervomais.com.br). Acesso em 20 abr. 2023.
PEREIRA, F. M.; CONCEIÇÃO, L. C.; PAIXÃO, C. J.; NASCIMENTO, L. S. Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade. Rev. Sustinere, v.10, n.1, p.294-307, 2022. Disponível em: Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade | Pereira | Revista Sustinere (uerj.br). Acesso em 02 abr. 2023.
PINTO, S. G. Relativismo cultural, religião, xenofobia e crenças políticas e sociais oriundas da pandemia de COVID-19. Equid. Rev. Eletrônica Dir. Univ. Estadual Am., v. 5, n. 3, p.1-19, 2022. Disponível em: periodicos.uea.edu.br. Acesso em 10 mai 2023.
PRATA, R. A.; BICUDO, T. B.; SILVA, J. B.; AVILA, M. A. G. Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review. Rev Bras Enferm. v. 75, sup. 1, e20210956, p.1-9, 2022. Disponível em: SciELO - Brasil - Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review. Acesso em 05 mai 2023.
RAMALHO, I. S.; ARAÚJO, C. L.; RESENDE, V. M. Contribuições do Software NVivo em pesquisa discursiva crítica. Cad. Ling. Soc., v. 22, n. 1, 2021, p.173-188. Disponível em: Acesso em 17 abr. 2023.
SANTOS, H. L. P. C.; MACIEL, B. M. M.; FLORES, R. E. L.; FERREIRA, P. R. S. Antropologia na educação médica: Caminhos possíveis para (re)pensar a formação médica. REVASF, v. 9, n. 20, p.50-64, 2019. Disponível em: ANTROPOLOGIA E SAÚDE CAMINHOS POSSÍVEIS PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA MÉDICA: ANTROPOLOGIA E SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA | Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (univasf.edu.br)
SOUZA, V. R.; MARZIALE, M. H.; SILVA, G. T.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. v. 34, eAPE02631, p.1-9, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ
SOUTO, E. P.; KABAD, J. Hesitação vacinal e os desafios para enfrentamento da pandemia de COVID-19 em idosos no Brasil. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v. 23, n. 5, e210032, p.1-3, 2020.
VELAMOOR, V.; PERSAD, E. Covid-19: Cultural perspectives. Asian Journal of Psychiatry v. 53, p.1-2, 2020. Disponível em: Covid-19: Cultural perspectives - PMC (nih.gov). Acesso em 29 abr. 2023.
VESCHI, B. Etimologia – Origem do conceito. Etimologia de cultura. 2020. Disponível em: Etimologia de Cultura – Origem do Conceito. Acesso em 20.04.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sustinere

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.