Produção de cuidado na escola no contexto da COVID-19 - O olhar e o agir docente sob uma perspectiva cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76456

Palavras-chave:

Escola, Professores, Estudantes, Cuidado, COVID-19, Cultura.

Resumo

Resumo: A escola é considerada o principal canal de socialização de conhecimentos e um espaço propício para debates voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Com o advento da COVID-19, questões inerentes aos efeitos da pandemia na vida do público escolar e possíveis novas doenças necessitarão ser abordadas nesse contexto, compreendendo como as questões culturais podem influenciar práticas de cuidado. Objetivou-se analisar a produção de cuidado desenvolvida na escola durante a pandemia COVID-19 a partir da percepção e do fazer docente sob uma perspectiva cultural. Estudo qualitativo, realizado em duas escolas públicas na cidade de Crato – CE, entre abril a maio de 2022 com 12 professores. Realizou-se entrevista semiestruturada para a coleta de dados, organizados por meio do software NVivo e análise de conteúdo, ancorada na antropologia cultural e demais aspectos concernentes à temática. Os professores ressaltaram a condução de temas diversos de maneira a proporcionar aos estudantes uma visão ampliada do problema. Destacou-se a importância dos estudantes conhecerem a veracidade das informações, buscando um conhecimento científico. No que tange à influência da cultura nos cuidados acerca da COVID-19, apontaram o paradoxo entre a publicação de estudos científicos e fake news, e que a representação dos familiares, da religião e da política foram determinantes nesse processo. Percebeu-se que não ocorreu uma aproximação mais concreta por parte do setor saúde para esse momento, inclusive, conhecendo as crenças dos estudantes e os seus saberes com relação a doença para uma atuação concreta, problematizada e, sobretudo, com aplicabilidade da competência cultural

Biografia do Autor

Mirna Neyara Marinho, Universidade Regional do Cariri (URCA) - Campus de Iguatu

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestra em Ensino na Saúde, também pela UECE. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Aperfeiçoamento em Atenção Primária à Saúde (Associação entre Universidade Federal do Ceará - Escola de Saúde Pública e Universidade Regional do Cariri) e Enfermagem em Cardiologia pela Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED). Graduação e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Petrolina e Técnica na Coordenadoria da Gestão do Cuidado Integral à Saúde na Superintendência Regional de Saúde Sul (SRSul) - Cariri / Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA - CE). Atuou como enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios de Caririaçu, Assaré, Mauriti e Crato, todos do estado do Ceará. Foi professora do curso técnico em enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) - Unidade Juazeiro, da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) - Atualmente Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e ainda professora substituta da URCA. Foi fundadora e coordenadora do grupo de extensão Adolescer com Saúde (URCA). Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC) e membro técnico do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN), ambos pertencentes à URCA. Atuou como docente de disciplinas em especializações na FJN, FIP e na Faculdade IDE. Foi enfermeira no Hemocentro Regional de Crato, tendo atuado na triagem de doadores, coordenação de enfermagem e no setor de treinamentos e estágios e ainda como bolsista pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) integrando a Rede Estadual Saúde Escola, estratégia de educação na saúde regionalizada do estado. É membro do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) - UECE e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC-UPE), na categoria de pesquisadora.

Rafael Duarte, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeiro. Graduado pela Faculdade Vale do Salgado (FVS) - Atualmente Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Especialista em Metodologia da Docência do Ensino Superior pela FVS. Especialista em Urgência e Emergência pela FVS. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FVS. Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando em Saúde Coletiva PPSAC/UECE. Atuou com docente dos Curso de Bacharelado em Enfermagem e Fisioterapia da UniVS (2017-2022). Foi Preceptor de Estágios do Curso de Enfermagem da UniVS nas disciplinas: Enfermagem em Saúde do Idoso; Saúde da Criança e do Adolescente (Enfoque - Programa Saúde na Escola - PSE; Supervisionado I (Enfoque - Atenção básica) (2015-2022). Já atuou na Estratégia Saúde da Família - ESF - São Geraldo no Município de Icó, Ceará (2017-2019). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Membro do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) - UECE; Professor colaborador da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde Coletiva (LAMCS) - UECE; e Coordenador voluntário do Programa Universidade Para Melhor Idade - UniVS.

Olga Maria Alencar, Escola de Saúde Pública de Tocantins (Palmas)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1993), doutora em saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará-UFC, especialista em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará(ESP-CE). Residência em Saúde da Família pela ESP-CE,Especialista em ensino na saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sirio Libanes , trabalhou como gestora do SUS no município de Capistrano-CE, onde gerenciou, coordenou e administrou os programas de saúde pública. Atuou como enfermeira do Programa Saúde da Família no município de Trairi-CE. Coordenou o Programa Saúde da Família no município de Itabira-MG, coordenou o núcleo de vigilância epidemiológica do município de Luziânia-GO, exerceu a função de diretora do Departamento de Atenção Básica em Luziânia. Ingressou como professora do Departamento de Enfermagem da Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais. Foi Facilitadora/Instrutora do curso de Formaçao de Agentes Comunitários de Saude (400h) na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Trabalhou como assessora técnica do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, onde foi responsável pelo monitoramento e avaliação. Atuou como facilitadora de oficinas de pesquisa operacionais pela UFC. Atuou como supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância à Saúde- CEVIG da Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP-CE, exerceu a função de diretora de Pós Graduação em Saúde da ESP-CE. Atualmente atua como docente da Escola de Saude Publica de Palmas Tocantins.

Neíres Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Possui graduação em Educação Física, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014). Com Especialização em Saúde da Família pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Integra a linha de Política, Planejamento e Administração em Saúde e o Grupo de Pesquisa do CNPq, e integrante do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS). Membro do Grupo de Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA). Atualmente desenvolve estudos sobre Integralidade do cuidado no cotidiano de populações camponesas; Formação em Educação Física e em Saúde; e Práticas de ensino e de avaliação no contexto da Educação Superior e da Pós-graduação. Atuou como professora substituta na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Tutora EAD da (UAB/UECE). Docente da Escola de Saúde Pública de Sobral.

Maria Rocineide Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira graduada pela UECE. Especialista em saúde da Família -ESP/Ce. Mestre em Saúde Pública pela UECE. Doutora em Saúde Coletiva UFC. Pós doutora em saúde coletiva Unicamp. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da UECE e da pós graduação nos Programas de Saúde Coletiva, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde e Mestrado Profissional em Saúde da Família. Participou do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), junto a(o) FACULDADE DE CIENCIAS MEDICAS desta Universidade Estadual de Campinas, no período de 02/08/2021 a 31/07/2022.Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-nível 2. Coordenadora do grupo de Pesquisa Fluidos, Redes e Cuidado (GPFRIDA) da Universidade Estadual do Ceará. Já Atuou como coordenadora de projetos do Grupo de Apoio a Prevenção a AIDS, e do Núcleo de integração pela Vida. Coordenou a elaboração do 1o. Projeto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Fortaleza (2008-2009). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família Icapui (1995-01/1998) e do Município de Fortaleza (02/1998 07/2002). Consultora do Ministério da Saúde no Projeto Profae (2002-2003) e no Projeto Aperfeiçoamento Gestão em Atenção Primária/CONASS (2010). Coordenou o Curso de Atualização Profissional em Educação Popular em Saúde( -Ministério da Saúde Fiocruz- (2013-2014). Membro do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco. Cedida pela UECE ao Ministério da Saúde para atuar como Coordenadora da Articulação Interfederativa e Participativa no Departamento da Gestão Interfederativa e Participativa.

Referências

AGUIAR, M. A.; AGUIAR, L. A. A pandemia da Covid-19 e seus impactos no setor cultural brasileiro. Rev. Soc. Cult., v. 24, e66308, p.1-31, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/66308/36837. Acesso em 29 abr. 2023.

ANDRADE, D. M.; SHMIDT, E. B.; MONTIEL, F. C. Uso do software Nvivo como ferramenta auxiliar da organização de informações na análise textual discursiva. Rev. Pesqui. Qual., v.8, n.19, p. 948-970, p. 948-970, 2020. Disponível em: f369ddbc12a6173e235b936b677cc04871e5.pdf (semanticscholar.org). Acesso em 05 abr. 2023.

ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Lives, educação e COVID-19: Estratégias de interação na pandemia. Interfaces Cient., v. 10, n. 1, p.149-153, 2020. Disponível em: LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA | Interfaces Científicas - Educação (set.edu.br). Acesso em 26 fev. 2023.

ARRUDA, E. P.; GOMES, S. S.; ARRUDA, D. E. P. Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da COVID-19. Rev. Iberoam. Educ., v. 16, n. 3, p.1730-1753, 2021. Disponível em: Vista do Mediação tecnológica e processo educacional em tempos de pandemia da Covid-19 (unesp.br). Acesso em 02 abr. 2023.

BISPO JÚNIOR, J. P. Viés de desejabilidade social na pesquisa qualitativa em saúde. Rev Saude Publica. v. 56, n.101, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/Pd97TJ8dw6kHpwhz3B4DnQC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 abr. 2023.

BOAS, F. Antropologia cultural. 1ª ed., Rio de Janeiro: Zahar; 2021a. 109p.

BOAS, F. Antropologia e vida moderna. 1ª ed., Coimbra: Edições 70; 2021b. 226p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria executiva. Secretaria da educação básica. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. 467p. Disponível em: index.php (mec.gov.br). Acesso em 20 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasil, 2012.

CAPONI, S; BRZOZOWSKI, F. S.; HELMANN, F. B.; CARDOSO, S. O uso político da cloroquina: COVID-19, negacionismo e neoliberalismo. Rev. Bras. Sociol., v. 9, n. 21, p.78-102, 2021. Disponível em: Vista do O uso político da cloroquina: COVID-19, negacionismo e neoliberalismo / The political use of chloroquine: COVID-19, denialism and neoliberalism (sbsociologia.com.br). Acesso em 06 mai. 2023.

COSTA, L. C. R.; GONÇALVES, M.; SABINO, F. H. O.; OLIVEIRA, W. A.; CARLOS, D. M. Adolescer em meio à pandemia de Covid-19: Um olhar da teoria do amadurecimento de Winnicott. Interface (Botucatu). v. 25, supl. 1, e200801, p.1-12, 2021. Disponível em: pt (scielosp.org). Acesso em 05 mai. 2023.

EIGENSTUHLER, D. P. Cultura brasileira e a disseminação da COVID-19. Desafio Online, v. 10, n. 2, p.243-263, 2022. Disponível em: Vista do CULTURA BRASILEIRA E A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 (ufms.br). Acesso em 06 mai 2023.

SÁNCHEZ-XICOTENCATI, C. O.; CAMPILLO-LABRANDERO, M.; ESPARZA-MEZA, E. M.; STINCER-GOMES, D.; ROJO-SOLIS, A. L. T.; AVELEYRA-OJEDA, E. Experiencias de los adolescentes frente al confinamiento y la pandemia de la COVID-19. Psychopathol. Clin. Psychol. v. 27, n. 3, p.169-178, 2022. Disponível em: Experiencias-de-los-adolescentes-frente-al-confinamiento-y-la-pandemia-de-la-COVID-19-Experiences-of-adolescents-in-the-face-of-lockdown-and-the-COVID-19-pandemic.pdf (researchgate.net). Acesso em 05 mai. 2023.

FREITAS, L. A.; MENEZES, S. A. B. A importância dos professores reforçada pela COVID-19. Pedagogia em ação. v. 16, n. 2, p.33-42, 2021. Disponível em: A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES REFORÇADA PELA COVID-19 | Pedagogia em Ação (pucminas.br). Acesso em 19 mar. 2023.

GONÇALVES, P. D. S.; FERREIRA, S. C.; ROSSI, T. R. A. Uma análise do processo de trabalho dos profissionais da saúde e educação no PSE. Saúde debate, v. 46, n. especial 3, p. 87-102, 2022. Disponível em: pt (scielosp.org). Acesso em 20 abr. 2023.

GOUVEIA, E. A. H.; SILVA, R. O.; PESSOA, B. H. Competência cultural: Uma resposta necessária para superar as barreiras de acesso à saúde para populações minorizadas. Rev. Bras. Educ. Med. v. 43, n. 1, sup. 1, p.82-90, 2019. SciELO - Brasil - Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas. Acesso em 01 mai. 2023.

HANIF, W.; ALI, S. N.; PATEL, K. KHUNTI, K. Cultural competence in covid-19 vaccine rollout. BMJ, v. 371, n. 485, p.1-2, 2020. Disponível em: Cultural competence in covid-19 vaccine rollout | The BMJ. Acesso em 09 mai. 2023.

HIRATA, H. Comparando relações de cuidado: Brasil, França e Japão. Estud. av. v. 34, n. 98, p.25-40, 2020. Disponível em: Vista do Comparando relações de cuidado: Brasil, França, Japão (usp.br). Acesso em 21 abr. 2023.

LIMA, M. G.; SOUSA, F. N. T. O uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: Uma análise do contexto da COVID-19.I RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 8, n. 2 p. 90-108, 2023. Disponível em: O USO EXCESSIVO DE TELAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DA COVID-19 | de Lima | Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo (relise.eco.br). Acesso em 05 mai. 2023.LS

LISE, F.; SCHWARTZ, E.; NEVES, J. L.; SENA, L. R. Características culturais intervenientes na saúde das famílias brasileiras. Rev. Bras. Pesq. Saúde, v. 21, n. 4, p.127-135, 2019. Disponível em: Vista do Características culturais intervenientes na saúde das famílias brasileiras (ufes.br). Acesso em 29 abr. 2023.

MELLO-SILVA, C. C.; BELO, M. S. S. P.; PATRÍCIO, I.; OLIVEIRA, R. H. L.; BAUER, V. M.; SILVA, M. C. Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19. Rev. Sustinere, v. 10, n. 2, p. 773-795, 2022. Disponível em: Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19 | Mello-Silva | Revista Sustinere (uerj.br). Acesso em 20 abr. 2023.

MENESES, P. Etnocentrismo e relativismo cultural: algumas reflexões. Revista Gestão & Políticas Públicas, v. 10, n. 1, p.1-10, 2020. Disponível em: Etnocentrismo e Relativismo Cultural: algumas reflexões | Revista Gestão & Políticas Públicas (usp.br). Acesso em 21 abr. 2023.

MOREL, A. P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trab. Educ. Saúde, v. 19, p.1-14, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Acesso em 06 mai. 2023.

MOUTINHO, F. F. B. Conflitos da sociedade brasileira com as normas sanitárias: Um paralelo entre a Revolta da vacina e a pandemia COVID-19. Hygeia. Edição Especial: Covid-19, p.60 - 71, 2020. Disponível em: CONFLITOS-DA-SOCIEDADE-BRASILEIRA-COM-AS-NORMAS-SANITARIAS-UM-PARALELO-ENTRE-A-REVOLTA-DA-VACINA-E-A-PANDEMIA-DE-COVID-19.pdf (researchgate.net). Acesso em 09 mai. 2023.

NASCIMENTO, A. S. Fernando de Azevedo e a cultura brasileira: relações possíveis. Argumentos. v. 17, n. 2, p.1-25, 2020. Disponível em: Visor Redalyc - Fernando de Azevedo e a cultura brasileira: relações possíveis[1] (amelica.org). Acesso em 21 abr. 2023.

NG, J-H.; TAN, E-K. COVID-19 vaccination and cultural tightness. Psychological Medicine, v. 53, p.1124–1125, 2023. Disponível em: COVID-19 vaccination and cultural tightness | Psychological Medicine | Cambridge Core. Acesso em 29 abr. 2023.

NUNES, M. A. C.; SANTOS, V. R.; MOREIRA, D. J. S.; ROSA, K. F.; SEDANO, L. S. A.; COSTA, V. N. S. A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Rev. Elet. Acervo Saúde, v. 13, n. 8, p.1-7, 2021. Disponível em: Vista do A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica (acervomais.com.br). Acesso em 20 abr. 2023.

PEREIRA, F. M.; CONCEIÇÃO, L. C.; PAIXÃO, C. J.; NASCIMENTO, L. S. Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade. Rev. Sustinere, v.10, n.1, p.294-307, 2022. Disponível em: Programa Saúde na Escola: aspectos históricos da saúde do escolar e reflexões sobre a intersetorialidade | Pereira | Revista Sustinere (uerj.br). Acesso em 02 abr. 2023.

PINTO, S. G. Relativismo cultural, religião, xenofobia e crenças políticas e sociais oriundas da pandemia de COVID-19. Equid. Rev. Eletrônica Dir. Univ. Estadual Am., v. 5, n. 3, p.1-19, 2022. Disponível em: periodicos.uea.edu.br. Acesso em 10 mai 2023.

PRATA, R. A.; BICUDO, T. B.; SILVA, J. B.; AVILA, M. A. G. Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review. Rev Bras Enferm. v. 75, sup. 1, e20210956, p.1-9, 2022. Disponível em: SciELO - Brasil - Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review Health literacy of adolescents in the COVID-19 pandemic: an integrative review. Acesso em 05 mai 2023.

RAMALHO, I. S.; ARAÚJO, C. L.; RESENDE, V. M. Contribuições do Software NVivo em pesquisa discursiva crítica. Cad. Ling. Soc., v. 22, n. 1, 2021, p.173-188. Disponível em: Acesso em 17 abr. 2023.

SANTOS, H. L. P. C.; MACIEL, B. M. M.; FLORES, R. E. L.; FERREIRA, P. R. S. Antropologia na educação médica: Caminhos possíveis para (re)pensar a formação médica. REVASF, v. 9, n. 20, p.50-64, 2019. Disponível em: ANTROPOLOGIA E SAÚDE CAMINHOS POSSÍVEIS PARA (RE)PENSAR A PRÁTICA MÉDICA: ANTROPOLOGIA E SAÚDE NA FORMAÇÃO MÉDICA | Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (univasf.edu.br)

SOUZA, V. R.; MARZIALE, M. H.; SILVA, G. T.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. v. 34, eAPE02631, p.1-9, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ

SOUTO, E. P.; KABAD, J. Hesitação vacinal e os desafios para enfrentamento da pandemia de COVID-19 em idosos no Brasil. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v. 23, n. 5, e210032, p.1-3, 2020.

VELAMOOR, V.; PERSAD, E. Covid-19: Cultural perspectives. Asian Journal of Psychiatry v. 53, p.1-2, 2020. Disponível em: Covid-19: Cultural perspectives - PMC (nih.gov). Acesso em 29 abr. 2023.

VESCHI, B. Etimologia – Origem do conceito. Etimologia de cultura. 2020. Disponível em: Etimologia de Cultura – Origem do Conceito. Acesso em 20.04.2023.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

Marinho, M. N., Duarte, R., Alencar, O. M., Freitas, N., & Silva, M. R. (2024). Produção de cuidado na escola no contexto da COVID-19 - O olhar e o agir docente sob uma perspectiva cultural. Revista Sustinere, 12(2), 1090–1112. https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.76456