Efetividade de tecnologias educativas utilizadas na educação permanente em Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.72200Palavras-chave:
Educação Permanente, Tecnologia Educacional, Instituições de Ensino Superior, Formação profissional, Aplicativos Móveis.Resumo
A Educação Permanente é considerada uma alternativa que pode transformar a prática educacional nas áreas de formação profissional de uma instituição em diversos setores. Logo, a intensa dinâmica do processo de ensino-aprendizagem, agrega conceitos e ferramentas metodológicas, em especial as tecnologias, que possibilitam didáticas inovadoras e acessíveis, estabelecendo o surgimento de um gigantesco potencial para a disseminação do conhecimento. Objetivou-se a realização de uma investigação bibliográfica sobre a efetividade das principais tecnologias educacionais utilizadas no campo da educação permanente em instituições de ensino superior. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, com abordagem qualitativa, realizada através de busca nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed, elegendo os artigos baseado em critérios de elegibilidade previamente definidos. Foram selecionados 18 artigos, agrupados em quatro dimensões temáticas: contexto histórico das tecnologias educacionais; conceitos e classificações das tecnologias educacionais; tecnologias educacionais utilizadas na educação permanente e efetividade das tecnologias educacionais na educação permanente. No que concerne às tecnologias educacionais na educação superior, a sua diversidade representa como possibilidades alternativas primordiais para a efetividade da educação permanente, principalmente nos dias atuais que se vive uma era digital, com uma gama de recursos tecnológicos que podem oportunizar a redução da insegurança profissional e dar continuidade da formação profissional, beneficiando a sociedade como um todo e em especial e área da educação em todos os setores e níveis.
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