Análise das publicações científicas de docentes de saúde coletiva fonoaudiólogos e suas implicações para a formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2024.70272Palavras-chave:
Saúde Pública, Fonoaudiologia, Avaliação Educacional, Publicações Científicas e Técnicas, DocentesResumo
A docência no ensino superior possui atribuições diversas, como a participação na construção dos projetos pedagógicos de curso e na divulgação do conhecimento. A atuação e produção científica podem apresentar alguns indícios de quais trajetórias e inflexões que os docentes imprimem sobre a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia. Por isso, esse artigo objetiva analisar as publicações dos docentes fonoaudiólogos de saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia das Instituições de Educação Superior públicas brasileiras. Para tanto, foi realizada análise documental dos currículos lattes dos cinquenta docentes que foram identificados por meio da técnica “bola de neve”. Foram extraídas as publicações do ano de 2015 a maio de 2020, as quais foram ordenadas em variáveis e categorizadas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e análise de correspondência múltipla. Observou-se que, apesar da maioria das produções científicas pertencerem a área de saúde coletiva, muitos docentes publicam na área da clínica fonoaudiológica ou outras áreas. Adicionalmente, foi identificada uma associação da região Nordeste com as publicações em saúde coletiva. O cenário identificado pode sugerir uma fragilidade no desenvolvimento da saúde coletiva na fonoaudiologia, visto que boa parte dos artigos publicados pelos docentes não são desse campo.
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