Uma proposta pedagógica para prevenção da esquistossomose: o jogo "Barriga D’água"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.65696

Palavras-chave:

Esquistossomose, prevenção, saúde pública, jogo educativo

Resumo

Esta pesquisa propõe um jogo educativo para o fornecimento de informações preventivas sobre a Esquistossomose. Esta doença é uma endemia parasitária de veiculação hídrica causada pelo Schistosoma mansoni e que ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil. A ferramenta foi criada em um projeto de pesquisa e testada com 19 jogadores, com idades variando de 7 a 15 anos, durante uma ação social realizada em uma unidade escolar no município de Salvador, Bahia. Foram aplicados questionários, antes e depois do jogo, para a verificação de seus atributos. Os resultados indicaram unanimidade de aceitação do jogo por parte dos jogadores, validando a sua propriedade de entretenimento. Quanto ao efeito educativo, a análise dos dados também mostrou eficácia da ferramenta na transmissão de saberes sobre a doença, em todas as respostas obtidas, após o uso do jogo. Atribuímos o êxito à construção de cenários condizentes com a vida real, informações de fácil compreensão, objetividade, dinamismo e a proposta de uma integração baseada na tríade educação – comunicação - diversão. Experiências educativas extramuros que permitam interações entre as Universidades e Escolas de Ensino Fundamental e Médio tem fundamental importância no fortalecimento da educação e da preocupação com o social pois permite o envolvimento de comunidades locais e o desenvolvimento de competências e habilidades em todos os docentes e discentes envolvidos nas ações. Sugere-se a aplicação do jogo em uma ação mais ampla e duradoura em escolas com acompanhamento de outras práticas pedagógicas, para se garantir mudanças comportamentais e formar agentes multiplicadores.

Biografia do Autor

Anderson Sampaio Carapiá, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Jorge Amado (2021). Atualmente é CTO na AOCA Game Lab. Atuou como Arquiteto de Software no SENAI Cimatec. Experiência na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais com ênfase em Unity e Sistemas Web com ASP.NET Core.

Larissa Ribeiro Bastos, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2019). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Antonio Santos Conceição, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia(2008), graduação em Engenharia Ambiental pelo Instituto Área 1(2012) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici(2004).

João Gabriel Moreira Monteiro, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Graduando em Ciência da Computação

Rafael dos Santos Luna da Silva, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Graduando do curso de Ciência da Computação, tendo experiência na concepção de projetos, monitoria do curso de matemática e na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento web, modelagem computacional, banco de dados, linguagens de programação, gestão de projetos acadêmicos voltados para a criação de novas tecnologias. Já participou do núcleo de iniciação cientifica e de empreendedorismo do Centro universitário Jorge Amado. Atualmente atua como Desenvolvedor Java Pleno Back-End pela Capgemini no contrato da Embasa, trabalhando com tecnologias como maven, git, gitlab, svn, programas cobol, squirrel, jboss, springboot.

Márcio Renê Brandão Soussa, Centro Universitário Jorge Amado Centro Universitário Senai CIMATEC

Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro universitário SENAI CIMATEC (2015); Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (2007); Especialista em sistemas de Informação com ênfase em Componentes Distribuídos e Web pela Faculdade Ruy Barbosa (2001), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1996) e Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1992). Atualmente professor / pesquisador do Centro Universitário SENAI-CIMATEC e da Jorge Amado. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Modelagem Computacional, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, mineração de dados, banco de dados, data warehouse e programação.

Lidia Cristina Villela Ribeiro, Departamento de Ciências Biológicas – Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS) e Departamento de Ciências da Vida – Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula , Mestrado e Doutorado em Patologia (Experimental) pela Universidade Federal Fluminense . Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência nas áreas de Morfologia ( Histologia e Embriologia ) e Histopatologia.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Carapiá, A. S., Bastos, L. R., Conceição, A. S., Monteiro, J. G. M., da Silva, R. dos S. L., Soussa, M. R. B., & Ribeiro, L. C. V. (2022). Uma proposta pedagógica para prevenção da esquistossomose: o jogo "Barriga D’água". Revista Sustinere, 10(2), 664–678. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.65696