Características do transtorno do espectro autista e sua influência na aprendizagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.63902Parole chiave:
Transtorno do espectro autista, aprendizagem, linguagem, habilidades sociais, educaçãoAbstract
Considerando que o processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se às características do estudante, conjectura-se que estratégias pedagógicas de intervenção educacional direcionadas à escolarização de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) implicam que docentes devem conhecer as características do TEA para o adequado manejo da aprendizagem desses estudantes. Este estudo de revisão buscou compilar pesquisas de intervenção que abordam a relação entre as características clínicas do TEA e dificuldades na aprendizagem. Para tanto, realizou-se revisão integrativa da literatura, com abrangência temporal entre 2014-2020 e uso dos descritores autism spectrum disorder, language, learning, stereotyped behavior. Incluiu-se artigos completos em inglês, disponíveis nas bases de dados PubMed e SciELO; referentes a pesquisas de intervenção com crianças com TEA em idade escolar. Excluiu-se estudos de revisão, relatos e série de casos; duplicados ou fora da temática. Foram selecionados 8 artigos. Em relação às características do TEA, 5 estudos abordaram déficit de linguagem; 2 estudos, dificuldades nas habilidades sociais e 1 estudo, déficit na comunicação social. Verificou-se que as características clínicas do TEA mais abordadas são os déficits na comunicação social, na linguagem e na interação social. Os padrões restritos e repetitivos de comportamento não configuram como objeto de estudo, constituindo uma lacuna de conhecimento quanto ao impacto dessas características no ensino-aprendizagem. Salienta-se a ressignificação da prática docente diante da neurodiversidade em sala de aula, especialmente quanto às características inerentes ao TEA e seus respectivos estilos de aprendizagem. Este conhecimento deve subsidiar a prática docente em benefício da inclusão escolar.
Riferimenti bibliografici
ALVARES, Gail A.;CHEN, Nigel TM.; NOTEBAERT, Mentiras,; GRANICH, Joana; MITCHELL, Ciara; WHITEHOUSE, Andrew JO . Brief social attention bias modification for children with autism spectrum disorder. Autism Research, v. 12, n. 3, p. 527-535, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/aur.2067>. Acesso: 27 ago. 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
ARAUJO, Aloisio. Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011.
AZAD, Gazi; MANDELL, David. S. Concerns of parents and teachers of children with autism in elementary school. Autism, v.20, n. 4, p.435–441, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361315588199>. Acesso em: 27 jun 2021.
BAIXAULI, Inmaculada; ROSELLÓ, Belén; BERENGUER, Carmen; MIRANDA, Ana. Perfiles en comprensión lectora y en composición escrita de niños con autismo de alto funcionamiento. MEDICINA (Buenos Aires), v. 80, n. Supl II, p. 37-40, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802020000200009>. Acesso em: 13 mar.2021.
BEFI-LOPES, Debora Maria; PEREIRA, Ana Carulina Spinardi; BENTO, Ana Carolina Paiva. Representação fonológica em crianças com distúrbio específico da linguagem (DEL). Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v.3, n.22, p.305-310, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-56872010000300025>. Acesso: 17 nov. 2021.
BRADY, Nancy; STOKE, Holly L.; BUSHNEL, Paige; BARKER, Michael R.; SAUNDERS, Kate; DANIELS Debby; FLEMING, Kandace Investigating a multimodal intervention for children with limited expressive vocabularies associated with autism. American journal of speech-language pathology, v.24, p. 438-459, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-0093>. Acesso em: 26 jul. 2021.
BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva; FLORES, Eileen Pfeiffer; BARROS, Romariz da Silva; SOUZA, Barbosa Alves de. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102.3772e3424>. Acesso em: 03 mar. 2021.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Caller Rangel de; MAGALHÃES, Suellen Lessa. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em revista, v. 36, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698214220>. Acesso em: 22 nov 2021.
CAPOVILLA, Fernando C.; PRUDÊNCIO, Érica R. Teste de vocabulário auditivo por figuras: normatização e validação preliminares. Avaliação Psicológica, v.5, n.2, p.189-203, 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 22 nov.2021.
CAVACO, Nora. Autismo: desafio do novo século In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
CHANG, Ya-Chih; SHIH, Wendy; LANDA, Rebecca; KAISER, Ann; KASARI, Connie. Symbolic play in school- aged minimally verbal children with autism spectrum disorder. Journal of autism and developmental disorders, v.48, n. 5, p. 1436-1445, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10803-017-3388-6>. Acesso em: 26 jul.2021.
CUNNINGHAM, Alisson. B.; SCHREIBMAN, Laura. Stereotypy in autism: The importance of function. Research in Autism Spectrum Disorders, v.2, n.3, p. 469–479, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rasd.2007.09.006>. Acesso em: 17 set 2021.
DANIELS, Jena; HABER, Nick; VOSS, Catalin; SCWARTZ, Jessey; TAMURA, Serena; FAZEL, Azar; KLINE Aaron; WASHIGTON, Peter; PHILLIPS, Jennifer; WINOGRAD, Terrey; FEISTEIN, Carl; WALL, Dennis P. Feasibility testing of a wearable behavioral aid for social learning in children with autism. Applied clinical informatics, v. 9, n. 1, p. 129, 2018. Disponível em: https://doi.org/ 10.1055 / s-0038-1626727. Acesso em: 27 ago 2021.
DI REZZE, Briano; ROSENBAUN, Peter; ZWAIGENBAUM, Lonnie; HIDECKER, Mary Jo Cooley; STRATFORD, Paul; MARTA, Primos; CAMDEN, Chantal; MARIA, Lei. Developing a classification system of social communication functioning of preschool children with autism spectrum disorder. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 58, n. 9, p. 942-948, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/dmcn.13152>. Acesso em: 10 out 2021.
DIAS, Natália Martins; GOMES. Cristiano Mauro Assis; REPPOLD, Caroline Tozzi; FIORAVANTI- BASTOS, Ana Carolina Monnerat; PIRES, Emmy Uehara; CARREIRO, Luiz Renato Rodrigues; GOTUZO, Alessandra. Investigação da estrutura e composição das funções executivas: análise de modelos teóricos. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 17, n. 2, p. 140-152, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2021.
FRIEDMAN, Laura; STERLING, Audra. A review of language, executive function, and intervention in autism spectrum disorder. Seminars in speech and language, v.40, n.4, p. 291-304, 2019. Disponível em: <https://doi.org/ 10.1055/s-0039-1692964>. Acesso em: 27 nov.2021.
GOODWIN, Matthew S.; ÖZDENIZCI, Ozan; CUMPANASOIU, Catalina; TIAN, Peng; GUO, Yuan; STEDMAN, Amy; PEURA, Cristina; MAZEFSKY, Carla; SIEGEL, MATTHEW; ERDOĞMUŞ, Deniz; IOANNDIS, Stratis Predicting Imminent Aggression Onset in Minimally Verbal Youth with Autism Spectrum Disorder Using Preceding Physiological Signals. Proceedings Of The 12Th Eai International Conference on Pervasive Computing Technologies For Healthcare, [S.L.], p. 201-207, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/3240925.3240980>. Acesso: 02 out.2021.
GRAHAME, Victoria; BRETT, Denise; DIXON, Linda; MCCONACHIE, Helen; LOWRY, Jessica; RODGERS, Jacqui; STEEN, Nick; COUTEUR. Managing repetitive behaviours in young children with autism spectrum disorder (ASD): pilot randomised controlled trial of a new parent group intervention. Journal of autism and developmental disorders, v. 45, n. 10, p. 3168-3182, 2015. Disponível em:< https://doi.org/10.1007/s10803-015-2474-x>. Acesso em: 26 jul.2021.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; GROSSI, Vitor Gabriel Ribeiro; GROSSI, Breno Henrique Ribeiro. O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA nas escolas regulares: uma revisão de teses e dissertações. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 12-40, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v20n1p12-40>. Acesso: 28 fev 2021.
GUERRA, Barbara Trevizan; ALMEIDA- VERDU, Ana Claudia Moreira; PESSENDA, B.; ALVAREZ, Maria Fernanda Cazo. Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Psicologia Revista, v. 27, n. 2, p. 377-400, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p377-400>. Acesso em: 27 ago.2021.
JONES, Elizabeth K.; HANLEY, Mary; RIBY, Deborah M. Distraction, distress and diversity: Exploring the impact of sensory processing differences on learning and school life for pupils with autism spectrum disorders. Research in autism spectrum disorders, v. 72, p. 101515, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.rasd.2020.101515>. Acesso em: 15 set. 2021.
KAMPS, Debra; THIEMANN-BOURQUE, Kathy; HEITZMAN- POWELL, Linda; SHWARTZ, Ilene; ROSENBERG, Nancy; MASON, Rose; COX, Suzanne. A comprehensive peer network intervention to improve social communication of children with autism spectrum disorders: a randomized trial in kindergarten and first grade. J Autism Dev Disord, v. 45, n. 6, p.1809-24, 2015. Disponível em:< <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25510450 >. Acesso em: 26 jul.2021.
KASARI, Connie; SMITH, Tristam. Interventions in schools for children with autism spectrum disorder: Methods and recommendations. Autism, v. 17, n. 3, p. 254–267, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361312470496>. Acesso em: 31 out.2021.
KASARI, Connie; DEAN, Michelle; KRETZMANN, Mark; SHIH, Wendy; ORLICH, Felice; WHITNEY, Rondalyn; LANDA, Rebecca; LORD, Catherine; KING, Bryan. Children with autism spectrum disorder and social skills groups at school: a randomized trial comparing intervention approach and peer composition. J Child Psychol Psychiatry, v. 57, n. 2, p. 171-179, 2016. Disponível em: . Acesso: 31 out. 2021.
LAMPREIA, Carolina. Os enfoques cognitivista e desenvolvimentista no autismo: uma análise preliminar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 111-120, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prc/a/ZSzZ3LMzyndLWhBHh9hJjJJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso: 01 nov.2021.
LANDA, Rebecca. Early communication development and intervention for children with autism. Mental retardation and developmental disabilities research reviews, v. 13, n. 1, p. 16-25, 2007. Disponível:
<https://doi.org/10.1002/mrdd.20134>. Acesso em: 31 out. 2021.
LOPATA, Christopher; THOMEER, Marcus L.; RODGERS, Jonathan D.; DONNELLY, James; MCCDONALD, Christin A.; VOLKER, Martin A.; SMITH, Tristram H.; WANG, Hongyue. Cluster randomized trial of a school intervention for children with autism spectrum disorder. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, v. 48, n.3 p. 1-12, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/15374416.2018.1520121>. Acesso em: 12 jul.2021.
LU, Haoyang; PENGLI, Li; FANG, Jing; YI, Li. The Perceived Social Context Modulates Rule Learning in Autism. Journal of autism and developmental disorders, v. 49, n. 11, p. 4698-4706, 2019.
Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31446524/>. Acesso em: 12 ago. 2021.
LUCAS, Rebeca; NORBURY,Courtenay Frazier. Making inferences from text: it’s vocabulary that matters. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v.58, p. 1224–1232, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1044/2015_JSLHR-L-14-0330>. Acesso em: 06 jul.2021.
LUCAS, Rebeca; THOMAS, Louisa; NORBURY, Courtenay Frazier. Can children with autism spectrum disorders learn new vocabulary from linguistic context? Journal of autism and advelopmental disorders, v. 47, n.7, p. 2205-2216, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10803-017-3151-z>. Acesso em: 06 jul.2021.
MÁLAGA, Ignacio; LAGO, Raquel Blanco; FERNÀNDEZ, Antonio Hedrera; ÁLVAREZ- ALVAREZ, Nelly; OREÑA-ANSONERA, Virginia Ainhoa; BAESA-VELASCO, Monica. Prevalence of autism spectrum disorders in USA, Europe and Spain: Coincidences and discrepancies. Medicina, v. 79, n. Suppl 1, p. 4-9, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30776272/>. Acesso em: 04 mai. 2021.
MANDELL, David; STAHMER, Aubyn; SHIN, Sujie; XIE, Ming; REISINGER, Erica; MARCUS, Steven, C. The role of treatment fidelity on outcomes during a randomized field trial of an autism intervention. Autism: the international journal of research and practice, v. 17, n. 3, p. 281-295, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361312473666>. Acesso: 2 nov. 2021.
MORGAN, Paul L.; FARKAS, George; HILLEMEIER, Marianne M.; HAMMER, Carol S.; MACZUGA, Steve. 24-month-old children with larger oral vocabularies display greater academic and behavioral functioning at kindergarten entry. Child Development, v.86, n.5, p.1351-1370. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/24698163>. Acesso em: 20 ago 2021.
OSWALD, Tasha M.; BECK, Jonathan S.; IOSIF, Ana- Maria; MCCAULEY, James B.; GILHOOLY, Leslie J; MATTER, John C.; SOLOMON, Marjorie. Clinical and cognitive characteristics associated with mathematics problem solving in adolescents with autism spectrum disorder. Autism Research, v. 9, n. 4, p. 480-490, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/aur.1524>. Acesso em: 27 ago. 2021.
PARSONS, Lauren; CORDIER, Reinie; MUNRO, Natalie; JOOSTEN, Annette. The feasibility and appropriateness of a peer- to- peer, play-based intervention for improving pragmatic language in children with autism spectrum disorder. Int J Speech Lang Pathol, v. 21, n. 4, p. 412-424, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/17549507.2018.1492630>. Acesso em: 16 set. 2021.
PEDRUZZI, Cristiane Monteiro; ALMEIDA, Cássia Heloíse Alcino. O jogo simbólico na intervenção fonoaudiológica de crianças com transtorno do espectro autístico. Distúrbio da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 242-251, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-242-251>. Acesso em: 16 set. 2021.
PELLECCHIA, Melaine; CONNELL, James E.; KERNS. Connor M.; XIE, Ming; MARCUS, Steven, C.; MANDELL, David S. Child characteristics associated with outcome for children with autism in a ischool-based behavioral intervention. Autism, v.20, n.3, p.321-329, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1362361315577518>. Acesso: 16 set. 2021.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PEREIRA, Lorena David; CANAL, Claudia Patrocinio Pedroza; CORREA, Monica Cola Carielo Brotas; RICARDO, Lorena Santos. Perspectiva e Estratégia Materna ante a Comunicação da Criança com Transtorno do Espectro Autista. Pensando Famílias, [s. l], v. 23, n. 2, p. 208-222, dez. 2019. Disponível: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000200016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 nov. 2021.
PONCE, Joice Otávio; ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo. Estilos da Clínica, v. 24, n. 2, p. 342-357, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p342-357>. Acesso: 18 fev. 2021.
REBELLO, Michelle Gitahy. Construção aprendizagem: uma abordagem neurobiológica. In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
REIS, Helena Isabel Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva; ALMEIDA, Leandro S. Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 22, n. 3, p. 325-336, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002>. Acesso em: 06 set. 2020.
RODRIGUES, Isabel de Barros; ANGELUCCI, Carla Biancha. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 545-555, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-35392018033904>. Acesso em: 31 jan. 2021.
ROSELLO, Belen; BERENGUER, Carmen; BAIXAULI, Inmaculada; COLOMER, Carla; MIRANDA, Ana. ADHD symptoms and learning behaviors in children with ASD without intellectual disability. A mediation analysis of executive functions. Plos one, v. 13, n. 11, p. e0207286, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1371/journal.pone.0207286>. Acesso em: 13 abr. 2021.
SANINI, Claudia; SIFUENTES, Maúcha; BOSA, Cleonice Alves. Competência social e autismo: o papel do contexto da brincadeira com pares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.29, n.1, p.99-105. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100012>. Acesso em: 31 jan.2021.
SANTOS, Vivian; ELIAS, Nassim Chamel. Caracterização das Matrículas dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo por Regiões Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 4, p. 465-482, 2018. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000500001>. Acesso em: 31 mai.2021.
SENGUPTA, Koyeli, LOBO, Leera, KRISHNAMURTHY, Vibha. Educational and Behavioral Interventions in Management of Autism Spectrum Disorder. Indian Journal Pediatric, v.84, n.1, p.61-67, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s12098-015-1967-0>. Acesso em: 31 mai.2021.
SILVA, Mirella Cassia da; ARANTES, Ana; ELIAS, Nassim Chamel. Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo. Psicologia em estudo, v.25, p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.43094>. Acesso em: 20 jul. 2021.
SUN, Ingrid Ya I.; VARANDA, Cristina Andrade; FERNANDES, Fernada Dreux. Stimulation of executive functions as part of the language intervention process ins children with autism spectrum disorder. Folia phoniatrica et logopaedica, v.69, p. 78-83, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1159/000479586>. Acesso em:12 jul. 2021.
TAMANAHA, Ana Carina et al. Atividade lúdica no autismo infantil. Distúrbios da Comunicação, v.18, n.3, p. 307-312, 2006. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/issue/view/817>. Acesso em: 15 set. 2021.
TEIXEIRA, Sirlândia. Estimulação cognitiva por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. In: DELDUQUE, Marilza et al (org.). A neurociência na sala de aula: uma abordagem neurobiológia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.
TIRADO, Maria J.; SALDAÑA, David. Readers with autism can produce inferences, but they cannot answer inferential questions. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 3, p. 1025-1037, 2016. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26547920/>. Acesso em: 12 jul. 2021.
UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf >. Acesso em: 31 jan. 2021.
UZUN DE FREITAS, Maria Luisa de Lara. A evolução do jogo simbólico na criança. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 145-163, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n3/v15n3a13.pdf. Acesso em: 02 nov. 2021.
VENKER, Courtney E.; BEAN, Allison; KOVER, Sara T. Auditory–Visual Misalignment: A Theoretical Perspective on Vocabulary Delays in Children With ASD. Autism Res, v. 11, n. 12, p. 1621-1628, 2018. Disponível em:< https://doi.org/10.1002/aur.2038>. Acesso em: 02 nov.2021.
WELSH, Patrick; RODGERS, Jacqui; HONEY, Emma. Teachers' perceptions of Restricted and Repetitive Behaviours (RRBs) in children with ASD: Attributions, confidence and emotional response. Research in developmental disabilities, v. 89, p. 29-40, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.ridd.2019.01.009.>. Acesso em:10 mar. 2021.
WESTERVELD, Marleen F.; TREMBATH, David; SHELLSHEAR, Leanne; PAYNER, Jessica. A systematic review of the literature on emergent literacy skills of preschool children with autism spectrum disorder. The Journal of Special Education, v. 50, n. 1, p. 37-48, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0022466915613593>. Acesso em: 10 mar 2021.
WUO, Andrea Soares. Educação de pessoas com transtorno do espectro do autismo: estado do conhecimento em teses e dissertações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil (2008-2016). Saúde e Sociedade, v. 28, p. 210-223, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170783>. Acesso em: 25 fev. 2021.
ZUANETTI, Patrícia Aparecida; SILVA, Katia da; PONTES- FERNANDES, Angela Cristina; DORNELAS, Rodrigo; FUKUDA, Marisa Tomoe Hebihara Características da prosódia emissiva de crianças com transtorno do espectro autista. Revista CEFAC, v. 20, n. 5, p. 565-572, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-021620182051718>. Acesso em: 27 ago. 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Il copyright degli articoli pubblicati nel Rivista SUSTINERE appartengono alla (s) è autore (s) in questione (s) (s), con i primi diritti di pubblicazione concessi al SUSTINERE ufficiale.
Gli articoli pubblicati sono accessibili al pubblico, libero di utilizzare, con l'assegnazione obbligatoria di autore originale, in base ai modelli di licenza 4.0 adottata dalla rivista Creative Commons.

Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.