Produções acadêmicas sobre escolhas alimentares e suas possíveis influências: uma análise na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L.. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BILA, C. R. F. C.; SILVA, P. H. F.; GUSMÃO, M. A. N.. Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola. Revista Educação Pública, v. 19, nº 22, 24 de novembro de 2019. Disponível em: . Acesso em:15 de abril de 2021.
BITTAR, C.; SOARES, A.. Mídia e comportamento alimentar na
Adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 291-308, 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 de abril de. 2021.
BORGES, A. R.; SALDANHA, M. D.; COUTO, G. R.; FARIAS, D. D.; SILVA, B. R.; GABATZ, R. I. B.. Educar em saúde com o uso de jogos e brinquedos. Expressa Extensão. Pelotas, v.21, n.2, p. 85-96, 2016.
BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade. LOBO, Flavio. Investimento federal em C&T retrocede mais de uma década, aponta estudo do CTS. Disponível em: . Acesso em: 03 de agosto de 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.. Disponível em: . Acesso em: 31 de julho de 2022.
BRASIL. Saúde Brasil, 2017. Alimentação saudável passa da infância para a adolescência. Disponível em: . Acesso em: 22 de março de 2021.
CAMOZZI, A. B. Q.; MONEGO, E. T.; MENEZES, I. H. C. F.; SILVA, P. O. Promoção da Alimentação
Saudável na Escola: realidade ou utopia?. Cad. Saúde Colet. 2015, Rio de Janeiro, 23 (1): 32-7. Disponível em: . Acesso em: 03 de agosto de 2022.
CARVALHO, F. F. B.. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 25 [4]: 1207-1227, 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 de março de 2021.
COPETTI, J., FOLMER, V.. Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Santa Maria, 2013.
COSTA, C. S.; FLORES, T. R.; WENDT, A; NEVES, R. G.; ASSUNÇÃO, M. C. F; SANTOS, I S.. Comportamento sedentário e consumo de alimentos ultraprocessados entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015. Cad. Saúde Pública 2018; 34(3):e00021017. Disponível em: . Acesso em: 22 de março de 2021.
FIOCRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Hábitos alimentares na infância. Disponível em: . Acesso em: 22 de março de 2021.
GUETERRES, É. C.; ROSA, E. O.; SILVEIRA, A.; SANTOS, W. M.. Educação em saúde no contexto escolar: estudo de revisão integrativa. Revista electrónica trimestral de Enfermería, Nº 46 Abril 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de agosto de 2021.
HALAL, C. S. E.; NUNES, M. L.. Distúrbios do sono na infância. Residência Pediátrica, 2018;8(supl 1):86-92. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2021.
KLOTZ-SILVA, J.; PRADO, S. D.; SEIXAS, C. M.. Comportamento alimentar no campo da Alimentação e Nutrição: do que estamos falando?. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 26 [ 4 ]: 1103-1123, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2021.
LOPES, I. E.; NOGUEIRA, J. A. D.; ROCHA, D. G.. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, Rio de Janeiro, V. 42, N. 118, P. 773-789, JUL-SET 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2021.
MELO, K. M.; CRUZ, A. C. P.; BRITO, M. F. S. F.; PINHO, L.. Influência do comportamento dos pais durante a refeição e no excesso de peso na infância. Escola Anna Nery, 2017;21(4):e20170102. Disponível em: . Acesso em: 29 de agosto de 2021.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R.. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. — Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINUZZI, E. D.; COUTINHO, R. X.. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, e228443, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2021.
MINUZZI, M. D.; LARA, S.; COUTINHO, R. X.. Food habits of adolescent students of a federal institute in Rio Grande do Sul State, Brazil. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e45997054, 2020.
OLIVEIRA, A. M.; OLIVEIRA, D. S. S.. Influência parental na formação de hábitos alimentares na primeira infância – Revisão da Literatura. Revista eletrônica Estácio Recife, Vol. 5 – N° 2 - Dezembro, 2019.
PANOSSO, M. G.; GRIS, G.; SOUZA, S. R.. Efeitos de um jogo de tabuleiro sobre a seleção e consumo de alimentos por crianças. Revista Psicologia e Saúde, v. 10, n. 2, maio/ago. 2018, p. 103-123. Disponível em: . Acesso em: 02 de abril de 2021.
PEREIRA, T. R.; MOREIRA, B.; NUNES, R. M.. (2020). A importância da educação alimentar e nutricional para alunos de séries iniciais. Lynx, 1(1), 2020. Disponível em: . Acesso em: 02 de abril de 2021.
PIASETZKI, C. T. R.; BOFF, E. T. O.. Educação alimentar e nutricional e a formação de hábitos alimentares na infância. Contexto & Educação, Editora Unijuí, ISSN 2179-1309, Ano 33, nº 106, Set./Dez. 2018.
SILVA, E. O.; AMOARO-SANTOS, L.; SOARES, M. D.. Alimentação escolar e constituição de identidades dos escolares: da merenda para pobres ao direito à alimentação. Cad. Saúde Pública 2018; 34(4):e00142617. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2021.
SILVA, G. A. P.; COSTA, K. A. O.; GIUGLIANI, E. R. J.. Alimentação infantil: além dos aspectos nutricionais. Jornal de Pediatria, (Rio J). 2016; 92 (3 Suppl 1): 52-27. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2021.
SILVA, J. G.; TEIXEIRA, M. L. O.; FERREIRA, M. A.. Alimentação na Adolescência e as Relações com a Saúde do Adolescente. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2014 Out-Dez; 23(4): 1095-103. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2021.
SILVA, S. U.; MONEGO, E. T.; SOUSA, L. M.; ALMEIDA, G. M.. As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, 23(8):2671-2681, 2018. Disponível em: . Acesso em: 03 de junho de 2021.
TAQUETTE, S. R.; MINAYO, M. C. S.; RODRIGUES, A. O.. Percepção de pesquisadores médicos sobre metodologias qualitativas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 31(4):1-11, abr, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 de junho de 2021.
TRICHES, R. M.. Promoção do consumo alimentar sustentável no contexto da alimentação escolar. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 13 n. 3, p. 757-771,set./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2021.
VANTI, N. A. P.. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 19 de junho de 2021.
DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.63060
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN 2359-0424
A Revista SUSTINERE está indexada/cadastrada em: