Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.60353

Palavras-chave:

Saúde dos educadores, ensino-aprendizagem, educação, COVID-19

Resumo

A Plataforma virtual CHA para educadores é uma tecnologia social de apoio aos educadores na ampliação de Conhecimentos e desenvolvimento de Habilidades e Atitudes em saúde para o enfrentamento das mudanças sociais e educacionais devido a COVID-19. O presente artigo apresenta análises quali-quantitativas de uma amostra da população de educadores da educação básica do Brasil, consultados pelo projeto para validação do mesmo. O estudo piloto foi realizado por meio de um questionário eletrônico distribuído nas mídias sociais por um mês para professores ativos da educação básica. Desses, 83 responderam a todo questionário, 75% são mulheres com média de idade de 41,3 anos com mais de 15 anos de magistério; 59% pertencem ao grupo de risco e atuam no ensino público; 52,6% estavam em luto e 43% têm dificuldade com as mídias digitais. Educadores (85%) relataram estar estressados e com medo. A maioria indicou trabalhar mais de 12 horas/dia (75%), mas identificaram que a presença dos alunos nas aulas remotas foi baixa. A análise de conteúdo dos discursos escritos no questionário diagnóstico revelou duas categorias, Saúde do Docente e Ensino-aprendizagem e 14 subcategorias (07 para cada) relacionadas aos impactos da pandemia na saúde do educador influenciando diretamente a sua práxis e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram a necessidade de um espaço de cuidado com a saúde do professor e de qualificação e troca profissional entre eles para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia COVID-19

Biografia do Autor

Clélia Christina Mello-Silva, Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental/ Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz

 Pós doutorado em Educação e Doutora em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; líder do grupo de pesquisa em saúde e Educação Ambiental; Docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IOC); Chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental/ Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz e Coordenadora geral da Plataforma CHA para Educadores;

 

Mariana Soares da Silva Peixoto Belo, Departamento de Saúde Coletiva/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/RJ

Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ), Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante da Plataforma CHA para Educadores

Iza Patricio, Programa de Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/Fiocruz

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/ Fiocruz e integrante da equipe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental (LAPSA/IOC/Fiocruz), do grupo de pesquisa em Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias (Saúde EAC IOC/Fiocruz) e da Plataforma CHA para Educadores.

Rayne Helen Oliveira, biomedicina/UNIRIO

Graduanda do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Vinicius Bauer, Biomedicina/ UNIRIO

Graduando do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Marcelo Camacho, Núcleo de extensão/ IOC/Fiocruz

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana. Responsável pelo Núcleo de extensão/ IOC /FIOCRUZ. Vice-coordenador do Projeto Plataforma CHA para Educadores.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Mello-Silva, C. C., Belo, M. S. da S. P., Patricio, I., Oliveira, R. H., Bauer, V., & Camacho, M. (2022). Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19. Revista Sustinere, 10(2), 773–795. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.60353