Plataforma CHA para educadores: Perfil de uma amostra de docentes da educação básica frente às mudanças sociais e educativas decorrentes da pandemia do COVID-19

Clélia Christina Mello-Silva, Mariana Soares da Silva Peixoto Belo, Iza Patricio, Rayne Helen Oliveira, Vinicius Bauer, Marcelo Camacho

Resumo


A Plataforma virtual CHA para educadores é uma tecnologia social de apoio aos educadores na ampliação de Conhecimentos e desenvolvimento de Habilidades e Atitudes em saúde para o enfrentamento das mudanças sociais e educacionais devido a COVID-19. O presente artigo apresenta análises quali-quantitativas de uma amostra da população de educadores da educação básica do Brasil, consultados pelo projeto para validação do mesmo. O estudo piloto foi realizado por meio de um questionário eletrônico distribuído nas mídias sociais por um mês para professores ativos da educação básica. Desses, 83 responderam a todo questionário, 75% são mulheres com média de idade de 41,3 anos com mais de 15 anos de magistério; 59% pertencem ao grupo de risco e atuam no ensino público; 52,6% estavam em luto e 43% têm dificuldade com as mídias digitais. Educadores (85%) relataram estar estressados e com medo. A maioria indicou trabalhar mais de 12 horas/dia (75%), mas identificaram que a presença dos alunos nas aulas remotas foi baixa. A análise de conteúdo dos discursos escritos no questionário diagnóstico revelou duas categorias, Saúde do Docente e Ensino-aprendizagem e 14 subcategorias (07 para cada) relacionadas aos impactos da pandemia na saúde do educador influenciando diretamente a sua práxis e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram a necessidade de um espaço de cuidado com a saúde do professor e de qualificação e troca profissional entre eles para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia COVID-19

Palavras-chave


Saúde dos educadores, ensino-aprendizagem, educação, COVID-19

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.60353

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