Programa Horta Educativa: reflexões sobre a experiência de implementação em Limeira, SP

Autores

  • Luana Cristina Zambelli Mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. http://orcid.org/0000-0003-0728-6024
  • Natália Pereira Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, PPG-CNEM, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. http://orcid.org/0000-0002-3892-4562
  • Julicristie Machado de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, PPG-CNEM, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. http://orcid.org/0000-0001-5823-238X

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.59675

Palavras-chave:

Alimentação, Educação, Política Pública

Resumo

Educar no campo da alimentação requer abordagens que incorporem sua complexidade e promova a compreensão das suas diversas dimensões. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar o Programa Horta Educativa, enquanto experiência nesse campo, considerando sua implementação no município de Limeira, SP. Foi realizado um estudo de caso embasado metodologicamente pela pesquisa documental e análise de conteúdo dos relatórios elaborados por seis escolas nos anos de 2016 e 2017, e por 23 escolas no ano de 2018, bem como pelas referências de Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional. A partir da análise, verifica-se que as atividades relatadas abordam a alimentação e o meio ambiente enquanto dimensão biológica, a partir de ações de transmissão de informações e a horta é considerada um instrumento de produção de alimentos. Sendo assim, infere-se que há o predomínio de uma abordagem reducionista e fragmentada de alimentação, a qual não compreende a complexidade e multidimensionalidade pertinentes. Portanto, os resultados obtidos suscitam que as atividades realizadas contradizem os princípios para ações de Educação Ambiental, Educação Alimentar e Nutricional e as perspectivas necessárias para abordar a alimentação e a nutrição.

Biografia do Autor

Luana Cristina Zambelli, Mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, área de concentração Modernidade e Políticas Públicas, pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Bacharel em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Profissional da área de Ciências Ambientais - enfoque em Gestão Ambiental; Sociedade e Meio Ambiente; Sustentabilidade; Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Atuação com mediação de ensino na Educação à Distância.

Natália Pereira Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, PPG-CNEM, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Foi aluna de Iniciação Científica sob a orientação do Professora Dra. Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira Fusaro, tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase na Neurofisiologia da Dor e Inflamação e sua relação com a obesidade. Também já foi aluna de Iniciação Científica sob a orientação da Professora Dra. Julicristie Machado de Oliveira, tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase nos estudos de gestão e implementação do Programa NutriSUS. Realizou por 8 semanas um Intercâmbio Social no Egito com objetivo de criar e desenvolver projetos voluntários para reduzir os impactos relacionados com a fome e a pobreza que acometiam uma comunidade na cidade de Suez. É mestra pelo Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) na FCA-UNICAMP, sob orientação da Professora Dra. Julicristie Machado de Oliveira e doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo (CNEM) na FCA-UNICAMP.

Julicristie Machado de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, PPG-CNEM, Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.

Graduada em Nutrição (2002), Mestre em Saúde Pública (2006) e Doutora em Nutrição em Saúde Pública (2011) pela FSP/USP. Desde 2012, é professora da FCA/Unicamp. Entre 2014 e 2016, foi presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Limeira, SP. Entre 2015 e 2019, participou de reuniões de especialistas para discutir políticas de Alimentação e Nutrição no Ministério da Saúde. Entre 2018 e 2021, foi coordenadora associada de Extensão e, desde 2021, é coordenadora do Conselho Multidisciplinar de Extensão e Cultura da FCA/Unicamp. Em 2022, iniciou a representação no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Limeira, SP. Faz parte do Programa Terra que articula ações de extensão em Agroecologia. É professora do Curso de Nutrição, onde ministra as disciplinas Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição em Saúde Coletiva, Estágio em Nutrição em Saúde Coletiva e Alimentação e Cultura. É colaboradora no programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo - CNEM/FCA, onde ministra a disciplina Revisões da Literatura Científica em Alimentação e Nutrição, é colaboradora no Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN/FEA, e permanente no Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva - MP/FOP, onde ministra a disciplina Revisões da Literatura Científica. É coordenadora do Laboratório de Promoção e Educação em Saúde (LAPES) e orienta estudantes de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado nas linhas de pesquisa Segurança Alimentar e Nutricional, Aspectos socioculturais da alimentação, Políticas de Alimentação e Nutrição, de Saúde e Práticas Integrativas.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEZERRA, J. A. B. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC, 2018. 120p. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br>. Acesso em 05 de maio de 2021.

BOOG, M. C. F. Histórico da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil. In: DIEZ-GARCIA, R. W.; CERVATO-MANCUSO, A. M. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017a. p. (56-62).

BOOG, M. C. F. Educação Alimentar e Nutricional | Para Além de uma Disciplina. In: DIEZ-GARCIA, R. W.; CERVATO-MANCUSO, A. M. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017b. p. (63-70).

BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em 05 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/1_marcoEAN.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Básica. 1. ed., 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: ministério da saúde, 2014. 156 p.: il. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTRO I.R.R. et al. A Questão Alimentar nas Políticas Públicas: Cenário Atual, Desafios e Perspectivas. In: DIEZ-GARCIA, R. W.; CERVATO-MANCUSO, A. M. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. p. (99-111).

CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental: diferentes abordagens. 9ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

DEUBEL, A.N.R. Políticas públicas. Formulación, implementación y evaluación. Colombia: Aurora, 2006.

DIEZ-GARCIA, R. W. Mudanças Alimentares e a Educação Alimentar e Nutricional. In: DIEZ-GARCIA, R. W.; CERVATO-MANCUSO, A. M. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. p. (3-16).

COELHO, D.E.P.; BÓGUS, C.M. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde Sociedade, São Paulo, v.25, n.3, p.761-771, jul./set. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902016000300761&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 05 de maio de 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GENTIL, P. C.; BANDEIRA, L. M.; COUTINHO, J. G. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas | Conceito, Princípios e Agenda Pública. In: DIEZ-GARCIA, R. W.; CERVATO-MANCUSO, A. M. (Org.). Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. p. (73-78).

IARED V.G. et al. Hortas escolares: desafios e potencialidades de uma atividade de educação ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, RS, v.X, n.36, p. 1-6, Junho/Agosto, 2011. Disponível em: <https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1014>. Acesso em 05 de maio de 2021.

LOUREIRO, C.F.B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. IN: Mello, S.S.; Trajber, R. (orgs.) Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. MEC/CGEA, MMA/DEA: UNESCO, 2007. p. 65-71. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

NOVICKI, V.; SOUZA, D. B. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos Conselhos de Meio Ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: avaliação de políticas públicas. Educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 711-736, out./dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a04.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

SANTOS, L.A.S. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 17(2): 453-462, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n2/a18v17n2.pdf>. Acesso em 05 de maio de 2021.

SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto Nº 57.910, de 27 de março de 2012. Institui, sob a coordenação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo FUSSESP, o Programa "Horta Educativa" e dá providências correlatas. Diário Oficial [do] Estado de São Paulo. São Paulo, SP, v.122, n.59, p.1, março, 2012. Seção 1. pt.1. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2012/decreto-57910-27.03.2012.html>. Acesso em 05 de maio de 2021.

SÃO PAULO. Manual de Convênios. Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Zambelli, L. C., Silva, N. P., & Oliveira, J. M. de. (2022). Programa Horta Educativa: reflexões sobre a experiência de implementação em Limeira, SP. Revista Sustinere, 10(2), 757–772. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.59675