Avaliação da aprendizagem nos cursos de formação em saúde pautados em metodologias ativas: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.58064

Palavras-chave:

Ciências da Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem

Resumo

Introdução: No campo do ensino em saúde, o debate sobre a avaliação da aprendizagem em metodologias ativas é constante, visto que essa questão ainda encontra impasses em sua prática. Objetivo: Unir e consolidar informações que potencializam a tomada de decisão frente à promoção de melhorias do processo avaliativo no contexto de formação em saúde. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a busca foi realizada através das seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCOPUS, BDENF e o repositório de artigos SciELO. Foram incluídos 13 estudos no presente estudo. Resultados: Os resultados abordam questões acerca do enquadramento da metodologia ativa às instituições de ensino, da avaliação da aprendizagem no ensino superior e das dificuldades e impasses na implementação. Além disso, as evidências demonstraram múltiplas modalidades e estratégias de operacionalização das avaliações nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a avaliação formativa, e o impacto da avaliação de aprendizagem como um movimento que engloba os conhecimentos cognitivos, psicomotores e afetivos. Conclusão: A avaliação aplicada está diretamente relacionada com a metodologia de ensino utilizada pela instituição, dessa forma, compreender os fatores objetivos e subjetivos que estão associados à essa prática, bem como as fragilidades e potencialidades dos envolvidos nesse processo, é fundamental.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Santos, J. C. de O., Santos, D. K. da C., Fonseca, L. dos S., Kameo, S. Y., & Silva, G. M. (2022). Avaliação da aprendizagem nos cursos de formação em saúde pautados em metodologias ativas: revisão integrativa. Revista Sustinere, 10(2), 692–716. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.58064