Distanciamento social durante a pandemia de COVID-19: Impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de estudantes de terapia ocupacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57991

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Saúde Mental, Universitários, Terapia Ocupacional

Resumo

Diante a pandemia da COVID-19, estudantes universitários foram sujeitos à suspensão das aulas presenciais, impedindo o convívio acadêmico, trazendo preocupações quanto às atividades práticas e ao tempo de formação, podendo conduzir a uma vulnerabilidade da saúde mental destas pessoas.  Estudos anteriores ao período pandêmico trazem o grupo de estudantes de terapia ocupacional afetado em prejuízos a sua saúde mental. Este estudo objetivou conhecer os impactos do período de pandemia COVID-19 e distanciamento social no percurso acadêmico e no cotidiano de estudantes de terapia ocupacional, assim como os níveis de depressão, ansiedade e estresse entre este grupo de jovens. Participaram 235 estudantes de terapia ocupacional de universidades de todo o país, que responderam formulário on-line, composto de Questionário de Vivências Acadêmicas em Terapia Ocupacional (QUESVATO) e de Depression, Anxiety and Stress Scale, (DASS-21). Os dados foram analisados estatisticamente e por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados indicam como fatores desencadeantes de sofrimento emocional/psíquico a falta do cotidiano acadêmico pré pandemia, preocupação com as atividades acadêmicas, dificuldade de acompanhamento do ensino remoto, preocupação financeira e com familiares. Os índices de depressão, ansiedade e stress apresentados por estes/estas estudantes são relacionados ao momento de isolamento social e suas repercussões. Foi apontada a importância do rastreamento de estados emocionais, assim como limites e possibilidades no acompanhamento de aulas nas modalidades síncronas e assíncronas utilizadas no ensino remoto emergencial, para o planejamento e elaboração de plano de cuidado, e prestação de assistência psicossocial, aos/ às estudantes.

Biografia do Autor

Teresinha Cid Constantinidis, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1987), mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IP-USP (2000), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional pela UFSCar. É professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, professora permanente do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO-UFSCar) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia - PPGP-UFES. Tem experiência na área de saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de cuidado em saúde mental; sofrimento psíquico e familiares; atividade humana e saúde mental; cotidiano e saúde mental.

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Saúde Mental (CNPq). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela UFSCar (1984), especialização em Terapia Ocupacional CETO/UNIFESP (1989), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Programa de Pós Graduação em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Realizou Pós-doutorado em Saúde Pública junto a Universidade de São Paulo (2012) e Estágio Sênior, apoiada pela CAPES, junto a Università Degli Studi di Perugia - Dipartimento di Filosofia, Scienze Sociali, Umane e della Formazione, Itália (2017). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional e Saúde Mental Infanto-juvenil, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento sócio-emocional e, famílias de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. No campo da Educação, em atenção primária e secundária em educação especial, prevenção e desenvolvimento de intervenções. 

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

Constantinidis, T. C., & Matsukura, T. S. (2022). Distanciamento social durante a pandemia de COVID-19: Impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de estudantes de terapia ocupacional. Revista Sustinere, 9(2), 603–628. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57991