Educação Profissional Técnica em Enfermagem no Estado de São Paulo: o cenário das escolas técnicas estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57969

Palavras-chave:

Educação profissional, Técnico em Enfermagem, Ambientes hospitalares, Políticas públicas, CEETEPS.

Resumo

No presente estudo, refletimos sobre a educação profissional tendo como cenário as escolas técnicas estaduais [Etecs] que ofertam cursos técnicos em Enfermagem no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa documental, realizou-se um mapeamento dos cursos técnicos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] entre os anos de 1998 e 2020, em paralelo às reflexões sobre a ação e formação dos professores que atuam em ambientes hospitalares. As matrículas no período tiveram um aumento de 106% e foram identificados aspectos como a relação candidato-vaga na série histórica, proporcionalidade das matrículas por gênero, distribuição deste atendimento nas diferentes regiões administrativas do estado, bem como destaques relacionados à organização curricular prescrita às unidades escolares. Reconhecemos que estes cursos técnicos em Enfermagem vêm atendendo uma demanda que permaneceu aquecida em São Paulo, mesmo em anos de recessão e situação de desemprego. Ao debater os limites e possibilidades aferidos, suscitamos a possibilidade de ampliação das políticas públicas para a educação profissional na área, a necessidade de adaptação da formação docente aos ambientes educacionais peculiares, além do destaque à capilaridade e presença dos cursos técnicos no interior do estado. Também foi ressaltada a carga horária robusta das práticas curriculares, que visava favorecer as experiências dos alunos nos campos de estágio

Biografia do Autor

Paulo Roberto Prado Constantino, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa

Professor e pesquisador na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS

Helena Gemignani Peterossi, Unidade de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS]

Coordenadora da Unidade de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS]

Márcia Regina de Oliveira Poletine, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] – Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica – Assis/SP, Brasil.

Atua como supervisora educacional regional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS] – Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica – Assis/SP, Brasil.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Constantino, P. R. P., Peterossi, H. G., & Poletine, M. R. de O. (2022). Educação Profissional Técnica em Enfermagem no Estado de São Paulo: o cenário das escolas técnicas estaduais. Revista Sustinere, 10(2), 402–420. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57969