Infográfico sobre doenças parasitárias neglicenciadas para séries iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57792

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar, doenças parasitárias, informática médica, promoção da saúde

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de descrever o caminho metodológico utilizado na construção de um infográfico animado, que retrata o tema Doenças Parasitárias Negligenciadas para as séries iniciais de uma escola do município de Foz do Iguaçu-PR, participante do Programa Saúde na Escola.  O infográfico foi construído no site Powtoon®, um desenvolvedor online gratuito, que disponibiliza recursos de imagem, animação e vídeo. Utilizou-se o Design Instrucional, partindo de uma necessidade de aprendizagem para elaboração de uma solução de aprendizagem, através do Sistema ADDIE, cujas etapas são: Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. A produção do infográfico animado  versou sobre doenças parasitárias negligenciadas pois os professores indicaram ser uma demanda de saúde da escola naquele momento e está disponível na plataforma de vídeos online de forma gratuita no link https://www.youtube.com/watch?v=vJrgjlUdnlA.

Biografia do Autor

Ana Jessily Camargo Barbosa, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pós-Graduanda em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Unioeste. Participante do Grupo de Pesquisa Práticas, Saberes e Vulnerabilidades de Saúde e Educação (Unioeste). Preceptora da Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UnilA). Enfermeira na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, atuando na Gerência da Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária.

Thais Tania Avila, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira Bacharel e Licenciada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu/PR. Especialista em Atenção ao Paciente Crítico: Urgência, Emergência e UTI (Lacto Sensu) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Especialista em Enfermagem do Trabalho (Lacto Sensu) pela Faculdade UniBF. Fluência em Língua Estrangeira Espanhol certificada pela UNIOESTE/Cascavel (2018). Habilitação em Inserção de Cateter central de inserção periférica - PICC pela Qualy Treinamento e Capacitação (2018). Em andamento: Mestrado em Ensino (Stricto Sensu) pela UNIOESTE/ Foz do Iguaçu. Participante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epidemiologia e estudos operacionais em saúde (LEO). Enfermeira atuante no Hospital Ministro Costa Cavalcanti - HMCC/ Foz do Iguaçu desde 2017.

Rosane Meire Munhak da Silva, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2019). Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela FAMERP-São José do Rio Preto e Enfermagem Obstétrica pela UNIFIL-Londrina. Atua como docente no Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área da Saúde da Mulher e da criança, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Neonatologia e Saúde da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido, prematuridade, atenção à saúde da criança em serviços de atenção primária e assistência de enfermagem no trabalho de parto e parto, e, emergências obstétricas.

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Ciências - Área de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2012) e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Saúde Pública em Região de Fronteira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2015-2019). Atua como pesquisador na Universidade de São Paulo-USP e, é professor - pesquisador (Associado - A) na Graduação e Pós-graduação (Stricto Sensu) na Unioeste, nas disciplinas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (graduação) e Estudos Epidemiológicos (Pós-graduação). Professor Visitante na Universidad Nacional de Misiones - Argentina (Maestría en Salud Pública y Enfermedades Transmisibles). Foi Bolsista pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI). Desenvolve suas atividades no campo da Saúde Pública, com foco em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas a seguir: Métodos Epidemiológicos, Pesquisa Operacional em Saúde e Epidemiologia de Doenças Transmissíveis Emergentes e Reemergentes em região de fronteira internacional. Tem experiência de campo, pesquisa e ensino em tuberculose, hanseníase, Atenção Primária em Saúde e vigilância epidemiológica.

Adriana Zilly, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Cascavel) e Farmácia pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz). Docente do curso de Enfermagem, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste/Foz. Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório de Epidemiologia e Pesquisas Operacionais em Saúde (LEO) e é líder do grupo de pesquisa Práticas, saberes e vulnerabilidades de saúde e educação, com pesquisas na área de saúde materno-infantil e tecnologias leves, com foco em crianças com necessidades especiais de saúde e educação.

Referências

ABREU, A.P.; TESTON, A.P.M.; PAULA, C.A.; RIBAS, A.D. Aspecto epidemiológico das enteroparasitoses em criancas de duas creches em Marialva-PR. Brazilian Journal of Surgery and clinical Research-BJSCR, Cianorte, v. 12, n. 1, p 22-26, 2015.

ALVES, G.G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p 319-325, 2011.

BAPTISTA, A.B.; RAMOS, L.S.; SANTOS, H.A.G. Prevalência de enteroparasitoses e aspectos epidemiológicos de crianças e jovens no município de Altamira-PA. Revista Brasileira Pesquisa em Saúde. Osasco, v. 14, p 77-80, 2013.

BARREIRO, R.M.C. Um breve panorama sobre o Design Instrucional. Revista Científica em Educação à Distância, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 61-75 , 2016.

BRAGA, Juliana Cristina (org.). Objetos de aprendizagem volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Passo a Passo PSE: Programa Saúde na Escola. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/orientacoes_pse.pdf Acesso em: 10 de ago de 2018

CARVALHO, F. F. Prevalência de parasitos intestinais em crianças de idade pré-escolar em Centros Municipais de Educação Infantil em Região de Fronteira - Foz do Iguaçu. Nº de folhas (65. F.). Dissertação (Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu, 2017.

COSTA, V. M. D.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: Características, autoria e uso educacional. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p 1-14, Dezembro, 2010.

DORNELES, L. L. et al. Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 28, e3311, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100368&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 01 de Ago 2020.

FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

KIBAR, P. N., AKKIYUNLU, B. A. New Approach to Equip Students with Visual Literacy Skills: Use of Infographics in Education. Conference: Second European Conference, ECIL 2014, Dubrovnik, Croatia, 2014.

LOPES, I. E., NOGUEIRA, J. A. D., ROCHA, D. G. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 118, p 773-789, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n118/0103-1104-sdeb-42-118-0773.pdf Acesso em: 30 de Jul de 2020.

MAYER, R. et al. The Cambridge handbook of multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2005. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/cambridge-handbook-of-multimedia-learning/cognitive-theory-of-multimedia-learning/A49922ACB5BC6A37DDCCE4131AC217E5 Acesso em: 14 de Mai de 2018.

SANTOS, J.; DUARTE, A.R.M.; GADOTTI, G.; LIMA, L.M. Parasitoses intestinais em crianças de creche comunitária em Florianópolis, SC, Brasil. Revista Patologia Tropical. v. 43, n.3, p 332-340. Setembro, 2014.

SILVA-SOBRINHO, R. A. et al. Percepção dos Profissionais da educação e saúde sobre Programa Saúde na Escola. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p 93-108, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/77-Article%20Text-257-1-10-20170401.pdf Acesso em: 30 de Jul de 2020.

WILSON, J., MANDICH, A., MAGALHÃES, L. Concept mapping: a dynamic, individualized and qualitative method for eliciting meaning. Qual Health Res. [Internet]. v. 26, n. 8, p 1151-61, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26631678. Acesso em: 25 de Jul de 2020.

Downloads

Publicado

27-01-2022

Como Citar

Barbosa, A. J. C., Avila, T. T., da Silva, R. M. M., Silva-Sobrinho, R. A., & Zilly, A. (2022). Infográfico sobre doenças parasitárias neglicenciadas para séries iniciais. Revista Sustinere, 9(2), 746 – 756. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.57792

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO