Percepções de pós-graduandos sobre uma disciplina Interprofissional de Saúde Coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57215

Palavras-chave:

Odontologia, Aprendizado Baseado em Problemas, Educação Superior.

Resumo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) propôs a disciplina de Atenção em Saúde, com objetivo de preparar o discente para prática colaborativa por meio da aprendizagem ativa e interprofissionalidade, inserido no serviço público de saúde, já no primeiro ano de graduação. Alunos de pós-graduação acompanharam de forma ativa os alunos da graduação, sob supervisão de um tutor (docente), no decorrer de toda a disciplina. Assim, este estudo objetivou analisar a vivência de um grupo da pós-graduação sobre sua participação nesta disciplina. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa com dados coletados por meio de grupo focal com alunos do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família do Departamento de Odontologia da UEM. Os dados foram interpretados pelo método da análise de conteúdo e categorizados. As falas dos participantes foram analisadas, e apurou-se que nenhuma das residentes teve experiência com metodologia ativa e aprendizado interprofissional anteriormente, e ainda relataram que a disciplina apresenta potencialidades e fragilidades. Como potencialidades, apresentaram a maior facilidade de aprendizado, o contato e inserção do aluno no sistema público de saúde, a interdisciplinaridade, bem como a organização em pequenos grupos. Como fragilidades, a imaturidade dos alunos diante da metodologia, a falta de comprometimento de alguns, e a dificuldade de adaptação a um modelo de ensino ativo. E como sugestões, a permanência dos grupos de estudantes em uma mesma unidade básica de saúde durante a disciplina. Os resultados mostraram que os pós-graduandos avaliaram positivamente a participação em uma disciplina interprofissional da graduação, sendo esta experiência muito enriquecedora tanto nos aspectos pessoais, quanto para a carreira profissional.

Biografia do Autor

Rayama Augusto de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Aluna de graduação do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Amanda Meira Saraiva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mitsue Fujimaki, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Luiz Fernando Lolli, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Marcos Sérgio Endo, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Najara Barbosa da Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referências

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

Augusto de Lima, R., Saraiva, A. M., Fujimaki, M., Lolli, L. F., Endo, M. S., & Rocha, N. B. da. (2022). Percepções de pós-graduandos sobre uma disciplina Interprofissional de Saúde Coletiva. Revista Sustinere, 10(1), 184–195. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57215