Proposta didática de modelo de admissão, evolução de rotina e de curativo para acadêmicos de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57208

Palavras-chave:

Registros de enfermagem. Estágio clínico. Ensino.

Resumo

O presente relato é resultado de uma proposta de um modelo didático e padrão para a realização da evolução de enfermagem com relação à admissão do paciente, bem como o seu acompanhamento diário e evolução de curativo em caso de portador de lesão cutânea. Foi elaborado, essencialmente, a partir da experiência prática do autor como supervisor de ensino clínico e usado como piloto por um grupo de acadêmicos de um curso técnico em enfermagem de uma universidade pública do norte de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2019. Objetiva ser uma ferramenta padrão para o ensino didático do discente em enfermagem e para o acompanhamento profissional, bem como para facilitar o diagnóstico e o prognóstico clínico e ofertar uma atenção integral, humanizada e qualificada resultando na recuperação clínica do paciente. Ainda, uma evolução bem redigida, com o máximo de variáveis clínicas descritas, minimiza as chances de um eventual processo ético advindo da prestação dos cuidados. Sugere-se que o modelo de evoluções seja adotado por acadêmicos, tanto de cursos técnico quanto de cursos de graduação, bem como por professores e profissionais já formados no intuito de aprimorar a escrita da evolução de modo a fornecer o máximo de dados possíveis e também para ofertar um cuidado de qualidade.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros Faculdade de Guanambi

Acadêmico do curso de graduação em Medicina pelo Instituto de Ciências da Saúde das Faculdades Unidas do Norte de Minas/Sociedade Educativa do Brasil (ICS-FUNORTE/SOEBRAS) (08/2019 - Atual). Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) (08/2007 - 07/2011). Pós-Graduação em Saúde da Família pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (10/2011 - 11/2012). Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) (05/2013 - 08/2014). Pós-Graduação em Saúde do Trabalhador e Enfermagem do Trabalho pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Guanambi (FG) (03/2015 - 03/2016). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS), Área de Concentração: Saúde Coletiva / Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Vigilância em Saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (CCBS/UNIMONTES) (03/2020 - Atual). Parecerista Ad Hoc de Periódicos científicos nacionais e internacionais (06/2014 - Atual). Fui Servidor Público da Prefeitura de Espinosa/MG, via Secretaria Municipal de Saúde, atuando como Enfermeiro com ampla experiência na Atenção Primária à Saúde (APS). Fui Enfermeiro do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Piumhi/MG (HSCMP) e da Fundação Hospitalar do Município de Espinosa (FHUMESP) apresentando ampla experiência na Atenção Terciária à Saúde (ATS). Professor do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (ETS/CEPT) da UNIMONTES, nos pólos de Espinosa/MG, Rio Pardo de Minas/MG e, atualmente, em Montes Claros/MG, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/MEDIOTEC). Atualmente, realiza estágio extracurricular voluntário em Clínica Médica no Centro Social São Sebastião (CSSS) de Montes Claros/MG e no Centro de Especialidades Médica (CEM) de Itamarandiba/MG. Têm experiência na Enfermagem atuando nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família, Saúde Coletiva e Saúde Pública; Saúde do Trabalhador; Saúde Materno-Infantil; Docência do Ensino Superior; Metodologia e Projetos de Pesquisa.

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

da Silva, P. L. N. (2022). Proposta didática de modelo de admissão, evolução de rotina e de curativo para acadêmicos de enfermagem. Revista Sustinere, 10(1), 326–332. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.57208

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO