Construção e validação de material educativo sobre tratamento farmacológico da Leucemia Mieloide Crônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.55657

Palavras-chave:

Materiais educativos e de divulgação, Assistência farmacêutica, Proteínas tirosina quinases, Leucemia mielogênica crônica BCR-ABL positiva.

Resumo

A Leucemia Mieloide Crônica é uma doença hematológica caracterizada pela proliferação de leucócitos. O tratamento é feito por medicamentos administrados por via oral, porém pode ocorrer falha na adesão. Logo, ações educativas são importantes para conscientizar o paciente sobre o uso adequado destes medicamentos. O objetivo do estudo foi elaborar um material educativo com enfoque no tratamento da Leucemia Mieloide Crônica. Inicialmente verificou-se a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes do Ambulatório de Onco-hematologia (n=36) aplicando a Escala de Adesão Terapêutica de Morisky (MMAS-8). Em seguida foi elaborada uma versão preliminar do material educativo com participação dos pacientes (n=10) e profissionais da área de saúde (n=10). Os participantes contribuíram na definição dos temas e posteriormente na validação do material educativo com relação ao conteúdo, linguagem, ilustrações, layout, motivação e cultura. Os itens que atingiram 80% de concordância foram considerados validados. Os resultados mostraram que a adesão dos pacientes ao tratamento merece investimentos e os avaliadores trouxeram importantes contribuições para a construção de um material sucinto, claro e com ilustrações. Os pacientes com Leucemia Mieloide Crônica merecem atenção em relação a realização de atividades educativas que possam contribuir com maiores esclarecimentos sobre a doença e também sobre a importância da adesão ao tratamento. Dessa forma, o material produzido nesse estudo, com a utilização de questionários validados na literatura e com a participação de especialistas na área, poderá ser utilizado como ferramenta para a realização de ações de “Educação em Saúde”, podendo auxiliar na otimização das taxas de adesão ao tratamento farmacológico.

Biografia do Autor

Vanessa Casagrande, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Doutoranda do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) pela  Faculdade de Medicina de Botucatu: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Maria Angélica Spadella, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP, Campinas, São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Envelhecimento. Disc. Embriologia Humana, Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

Eduardo Federighi Baisi Chagas, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Programa de Pós-Graduação em Interações Estruturais e Funcionais em Reabilitação, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília - São Paulo – Brasil; Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

Osni Lázaro Pinheiro, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Mestre em Ciências Biológicas – Área de Concentração: Farmacologia. Doutor em Ginecologia e Obstetrícia. Docente da Disciplina de Farmacologia, Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

Casagrande, V., Spadella, M. A., Chagas, E. F. B., & Pinheiro, O. L. (2022). Construção e validação de material educativo sobre tratamento farmacológico da Leucemia Mieloide Crônica. Revista Sustinere, 9(2), 731–745. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.55657

Edição

Seção

MATERIAL DIDÁTICO