Teleatendimento terapêutico para pessoas com deficiência no período da pandemia de COVID-19: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.55362

Palavras-chave:

teleatendimento, pessoa com deficiência, tecnologia de informação, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia

Resumo

Visando compreender o teleatendimento à pessoa com deficiência no âmbito terapêutico da fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, a questão norteadora dessa revisão foi: Sobre o que tratam as publicações referente ao teleatendimento terapêutico em fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia para a pessoa com deficiência? Diante disso, foi realizada uma busca em bases de dados obtendo 203 resultados em português e inglês com ano de publicação de 2014 a 2020. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão e a leitura na íntegra de 35 pesquisas, teve como resultados 13 estudos que apresentaram contribuição para a temática. Esta revisão integrativa é composta por 5 fases (questão norteadora, amostragem de literatura, coleta de dados, análise crítica e discussão), sendo desenvolvidas conforme referencial de Souza, Silva e Carvalho (2010).  Ao mapear as pesquisas da revisão integrativa foram definidas quatro categorias de análise dos estudos: 1- Teleatendimento: definição, ferramentas de TI e critérios terapêuticos, 2- Teleatendimento para pessoa com deficiência e relação com a família/cuidador, 3- Teleatendimento em Fonoaudiologia e Fisioterapia, 4- Psicoterapia online. Como resultados para contribuição no período de pandemia da Covid-19, tem entendimento que o teleatendimento abrange: tecnologias digitais empregadas e seu uso remoto, adaptações técnicas com relação ao atendimento presencial, presença fundamental do cuidador-familiar na relação terapêutica online, entre outras sub-temáticas. A Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia são profissões essenciais  na reabilitação de pessoas com deficiência, mantendo suas qualidades de vida, sendo assim, em tempos de pandemia o teleatendimento é imprescindível. Além disso, o teleatendimento também é fundamental para estabelecer protocolos para outras situações, como pacientes acamados, pós-cirúrgico, situações de impedimento de deslocamento ou outras doenças infecto-contagiosas em âmbito local. 

Biografia do Autor

Crislaine Ramos Gueber Heinzen, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais / Fonoaudióloga; Faculdades Pequeno Príncipe / Pesquisadora

Fonoaudióloga, Educadora física, Pós graduada em Transtorno do Espectro Autista, Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde. Fonoaudióloga da APAE e docente tutora nas Faculdade Pequeno Principe.

Gabriela Eyng Possolli, Faculdades Pequeno Príncipe Programa de Pós-graduação em Ensino nas Ciências da Saúde

Pedagoga, Analista de Sistemas, Mestre em Tecnologia (UTFPR), Doutora em Educação (UFPR), Pós-doutoranda em Filosofia (PUCPR). Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais e professora do mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da FPP.

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

Heinzen, C. R. G., & Possolli, G. E. (2022). Teleatendimento terapêutico para pessoas com deficiência no período da pandemia de COVID-19: revisão integrativa. Revista Sustinere, 10(1), 69–93. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.55362