Percepções sobre homeopatia na perspectiva de discentes dos cursos de saúde de um centro universitário de Recife-PE

Ana Laura Pereira da Silva, Jennifer Hellen Melo Sobral, Juliana Marina Campelo, Heytor Victor Pereira da Costa Neco

Resumo


A homeopatia é um método terapêutico que tem como princípio “semelhante cura semelhante”, tendo como base a experimentação das preparações altamente diluídas e sucussionadas, com objetivo de produzir em pessoas sadias sintomas semelhantes aos da doença que devem combater. O interesse da população por ela vem aumentando e há necessidade de formar profissionais qualificados no ensino de práticas integrativas e complementares para que avancem no SUS. Diante disso, o objetivo deste estudo foi descrever as percepções sobre homeopatia na perspectiva de discentes dos cursos de saúde de um centro universitário privado em Recife-PE. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo a partir da aplicação de questionário a 500 estudantes de cursos de saúde, entre outubro e novembro de 2018. Apesar de 65,2% dos discentes relatarem ter ouvido falar sobre homeopatia, 73% declararam ter pouco ou nenhum conhecimento sobre as formas de tratamento. Além disso, 82,8% dos discentes afirmaram não conhecer as PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS), e nem saber que medicamentos homeopáticos são distribuídos gratuitamente pelo SUS (86%). Existe interesse dos estudantes de saúde em incluir homeopatia como disciplina na grade de seus cursos, afim de estarem aptos para oferecer um atendimento integral aos pacientes. Portanto, há necessidade de instituições de ensino superior investirem e promoverem disciplinas que abordem a homeopatia, para formarem profissionais com maior conhecimento sobre as PIC, o que irá acarretar maior informação para a população, contribuindo na melhoria da saúde individual e coletiva através da saúde pública.


Palavras-chave


Educação superior; homeopatia; terapias alternativas; SUS

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.54738

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