Equipamento de Proteção Individual na educação profissional: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.54254

Palavras-chave:

Educação profissional, promoção da saúde, prevenção de doenças.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de servidores e discentes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária e terceiro módulo do Curso Subsequente de Recursos Pesqueiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins, sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas atividades práticas desses cursos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevistas, referenciada pela Análise de Conteúdo. Foram entrevistados 31 discentes e 14 servidores. Os resultados apontaram o não uso de EPI, inexistência de normas internas relativas à saúde e segurança de servidores e discentes, obrigatoriedade de fornecimento de EPI a servidores e inexistência de legislação clara quanto ao fornecimento de EPI para discentes. Também revelaram exposição a riscos e acidentes, com peixes agressivos, animais peçonhentos, produtos tóxicos e ferramentas com potencial lesivo. O estudo esclareceu a importância do uso de EPI e sugeriu a necessidade de capacitação sobre reconhecimento e prevenção de acidentes e doenças em situações emergenciais.

Biografia do Autor

Reidevandro Machado Silva Pimentel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Enfermeiro Pelas Faculdades Integradas do Tapajós/Unama. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas do Tapajós/Unama. Especialista em Educação Permanente na Gestão do SUS Amazonas pela Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade pela Faculdade Literatus/Estácio do Amazonas. Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Enfermeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM.

Sandra Maria Gomes Thomé, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense.

Mestra em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutora em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo.

Docente Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

27-01-2022

Como Citar

Silva Pimentel, R. M., & Thomé, S. M. G. (2022). Equipamento de Proteção Individual na educação profissional: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde. Revista Sustinere, 9(2), 514–536. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.54254