Conceito da Comunicação na Formação dos Fonoaudiólogos no Ensino Público do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53891

Palavras-chave:

Comunicação, Fonoaudiologia, Ensino Superior, Avaliação Educacional,

Resumo

A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional. 

Biografia do Autor

Cibele Gulartt Avendano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (2011), possuo Curso Produtor Executivo, habilitado com registro DRT-MTE de Radialista (2013). Atualmente sou Mestranda no PPG Educação em Ciências pela UFRGS, graduanda em Direito pela UniRitter. Trabalho como Social Media, com produção de conteúdo digital, planejamento de marketing, gestão de redes sociais e assessoria de comunicação. Tenho experiência de 10 anos em comunicação, com ênfase em assessoria de imprensa e mídias sociais.

Tiago Pereira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista (2010), pós-graduação em Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de nível de pós-graduação nas áreas de educação e saúde. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, qualidade de vida, educação em saúde, ética, bioética e deontologia.

Erissandra Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação (2000) em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura, especialização (2003) em Motricidade Orofacial pelo CEFAC e mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências Medicas: Pediatria pela UFRGS. Foi professora dos cursos de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA (2003-2009) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009) e do pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA (2003-2009) e do CEFAC-Saúde e Educação (2006-2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no ensino, pesquisa e extensão. Ministra disciplinas e estágios na área da Fonoaudiologia e Odontologia. É coorientadora de mestrado e doutorado em parceria com a Medicina e Odontologia da UFRGS. Orientadora de mestrado e doutorado do Pós-Graduação em Educação: Química da Vida e Saúde. Coordenadora do projeto de extensão Atuação Fonoaudiológica na Odontologia que presta assistência interdisciplinar. Sócio-fundadora e membro da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO). Membro da Associação Brasileira de Termologia (ABRATERM). Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Motricidade Orofacial.

Sidney Gonçalves Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Pós-Doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha (CAPES/FUNDACIÓN CAROLINA), 2011. Doutor em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro, SP, com estágio no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialista em Ciências Sociais - Sociologia, Universidade Federal de Pelotas (1988). Licenciado em Geografia, Universidade Federal de Pelotas (1986). Bacharel em Direito, Universidade Federal de Pelotas (1986). Licenciado em Estudos Sociais (1984). Professor Visitante na Facultad de Filosofia y Letras, Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires, Argentina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador visitante no Departament Geografia, Facultat de Geografia i Història, Universitat de Barcelona, Espanha, (FUNDACIÓN CAROLINA), 2010/2011. Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, 1993-1997, 2010-2014 e 2014-2018. Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (Curso de Mestrado), e em Memória Social e Patrimônio Cultural (Cursos de Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Pelotas. Professor Colaborador no Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur/ICH/UFPel). Pesquisador das linhas de pesquisa em Geografia Urbana (com ênfase para estudos em requalificação urbana, urbanismo comercial e geografia histórica urbana), Teoria e História da Geografia, Paisagem, Memória Social e Patrimônio Cultural. Membro da Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo, ReBECCa.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Avendano, C. G., Souza, T. P. de, Gomes, E., & Vieira, S. G. (2021). Conceito da Comunicação na Formação dos Fonoaudiólogos no Ensino Público do Rio Grande do Sul. Revista Sustinere, 9(1), 354–371. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53891