Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana

Mayra Nunes de Freitas, Alexandre Lins Werneck, Rita de Cássia Helú Mendonça Ribeiro, Daniele Alcalá Pompeo, Luciene Cavalcante Rodrigues

Resumo


Existe um afunilamento cada vez mais crescente dos limiares entre educação e tecnologias. As mudanças vivenciadas são constantes e rápidas, principalmente nas áreas da comunicação e saúde. O objetivo do presente trabalho é conhecer como as tecnologias da informação e comunicação influenciam o ensino-aprendizagem da Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem. Pesquisa prospectiva com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. A análise de dados por meio de questionários e descrevendo as etapas do desenvolvimento e implementação do ambiente virtual de aprendizagem. Desenvolvido em uma instituição de ensino superior de grande porte do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados usando-se estatística descritiva, cálculos de frequência e outras medidas que se mostraram importantes no momento da análise. A amostra inicial de 16 alunos participantes da pesquisa, 75% já conhecem o ambiente virtual de aprendizagem e 56,25% conhecem a ferramenta Google Sala de Aula, mas não a utilizam em suas aulas. Nos questionários, 75% julgaram que as metas foram alcançadas e 75% relataram que os conteúdos expostos estavam “dentro do esperado” e “maior que o esperado”. Concluímos que o ambiente virtual de aprendizagem é uma ferramenta importante para o ensino-aprendizagem de Anatomia Humana.

Este Artigo é derivado da dissertação de Mestrado intitulada: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Anatomia Humana de 2019.

 


Palavras-chave


Anatomia Regional; Aprendizagem ativa; Ensino à distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Projeto de Tecnologia de Informação e Comunicação

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53753

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