Ecovilas, o que podemos aprender com uma nova definição ancorada na construção deste fenômeno hodierno?

Autores

  • Elissandro dos Santos Santana Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Editor de meio ambiente e Revisor da Revista Latinoamérica.
  • Luiza Luchi Ramos Santos UFSB
  • Allívia Rouse Carregosa Rabbani IFBA
  • Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani UFSB

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53526

Palavras-chave:

Ecovilas. Conceituação. Semântica. Sustentabilidade.

Resumo

A definição do termo “ecovilas” surgiu em 1991 a partir do livro “Ecovilas e Comunidades Sustentáveis”, divulgada, mundialmente, em 1995, por meio da consolidação da Rede Global de Ecovilas. Desde então, houve uma evolução no conceito de “ecovilas”, se transformando em um termo que evidencia a sua correlação com a sustentabilidade. Contudo, em se tratando de um fenômeno contemporâneo, este é mutável, uma vez que o próprio conceito de sustentabilidade se amplia e a sociedade exige outras formatações de assentamento humano e a revisitação de suas bases formadoras. Neste trabalho, fez-se um estudo da origem do termo “ecovilas” e de seu histórico diante de um resgate histórico a partir da literatura científica, visando a sistematizar, cronologicamente, as diferentes definições e ressaltar os componentes semânticos que contribuem para sua conceituação e, como resultado, uma nova definição baseada em seis dimensões. O fenômeno constitui campo fértil de investigações para pesquisadores/as de novas organizações sustentáveis apontando novas trilhas a serem exploradas.

Biografia do Autor

Elissandro dos Santos Santana, Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Editor de meio ambiente e Revisor da Revista Latinoamérica.

Mestrado em Letras, Área de Concentração em Linguagem: Língua e Literatura, Linha de Pesquisa: Ensino de Linguagens, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (interrompido); Licenciado em Letras, Língua Estrangeira Moderna, com habilitação em Língua e Literatura Espanhola, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC; Especialista em Linguística e Ensino de Língua Materna e Estrangeira, pelo Centro Universitário UNISEB e pós-graduado nos cursos, a saber: Especialização em Sustentabilidade, desenvolvimento e gestão de projetos sociais, pelo Centro Universitário UNISEB. Na experiência com a educação superior, lecionei nos quatro cursos de graduação, a saber: Licenciatura em Letras Vernáculas, Licenciatura em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia, trabalhando com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - conteúdo e método, Sintaxe do Período Simples, Inglês Instrumental I, Inglês Instrumental III, Análise do Discurso, Texto e Contexto, Comunicação Empresarial, Linguística Aplicada, Morfossintaxe, Sintaxe do Período Composto, Linguagem e Pensamento, Filologia e análise de documentos históricos e literários, Literatura greco-latina I, Literatura greco-latina II, Língua Latina, Fundamentos de Linguística e Filologia Românica. Durante a docência no âmbito da educação superior, orientei trabalhos de conclusão de curso e participei de bancas de conclusão de curso na condição de examinador. Ainda no que concerne à experiência com o ensino superior, atuei como analista universitário do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia, atuando diretamente com os professores e discentes da instituição envolvidos na iniciação científica do referido campus e, também, com atividades de extensão e ensino. Ademais, ministrei dois cursos de extensão em espanhol comunicativo, um curso de extensão na área de educação a distância e ofertei vários minicursos discutindo o ensino de língua materna e estrangeira na UNEB e na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Também é importante mencionar que participei de vários congressos, seminários e simpósios regionais, estaduais, nacionais e de um evento de caráter internacional. Além dessas questões, durante a minha atuação como analista universitário da UNEB, participei de comissões para eleições de membros docentes, discentes e técnicos administrativos, fui membro da comissão para elaboração do documento para reconhecimento do curso de licenciatura em história do campus XVIII e membro efetivo do Conselho Departamental do Campus XVIII. Também fui o vencedor do Primeiro Concurso Literário "Mi cuento favorito", promovido pelo Centro de Recursos Didácticos de Español de Salvador (CRDE) - Consejería de Educacion de España en Brasil e Embajada de España en Brasil, na categoria universitária, com o conto "Una rara Desaparición", disponível em: http://www.educacion.es/exterior/br/es/programas/centrosderecursos/rara.pdf. Atualmente, sou membro avaliador da Comissão Editorial do periódico científico Revista Letrando, ISSN 2317-0735, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES. Ademais, atuei, por um tempo, como Secretário Executivo da Diretoria da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto. Mantenedor do site de informações ambientais e de educação ambiental: pachamama.comunidades.net.

Luiza Luchi Ramos Santos, UFSB

Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais, IFBA/UFSB. Administradora de empresas (FGV-SP).

Allívia Rouse Carregosa Rabbani, IFBA

Doutora em Pesquisa Agrária e Florestal pela Universidade de Santiago de Compostela [(USC) Espanha] revalidado pela Universidade de Brasília - Doutorado em Agronomia. Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Engenheira Florestal pela UFS. Técnica em Informática pelo SENAC (Programação web em plataforma JAVA). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Agronômicos com ênfase em conservação da natureza e alternativas energéticas. Trabalha na área de genética de populações, especificamente com marcadores moleculares para conservação da biodiversidade. Também apresenta experiência na área de tecnologia de sementes envolvendo qualidade fisiológica sob condições de estresse hídrico, térmico e salino. Atualmente, é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA - Campus de Porto Seguro.

 

Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani, UFSB

Doutor em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (USC), com revalidação pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Fiscalidade Internacional e Comunitária pela USC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi bolsista de Doutorado do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha (MAEC-AECID). Atuou como Professor Substituto da UFS. Advogou em mais de 745 processos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atuando no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) e no Programa de Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA). Atuou como Vice-Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais (CFCHS) e coordenou o grupo de trabalho para a instituição do curso de Direito na UFSB. Foi Professor Adjunto do Departamento de Direito, do Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES-UFRN), onde atuou como Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Vice-Chefe do Curso de Direito, Membro do Conselho de Centro (CONSEC), Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) Vice-Coordenador do Curso de Direito. Publicou livros e artigos científicos na área de Direito, Tributação Ambiental e Meio Ambiente.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Santana, E. dos S., Santos, L. L. R., Rabbani, A. R. C., & Rabbani, R. M. R. (2021). Ecovilas, o que podemos aprender com uma nova definição ancorada na construção deste fenômeno hodierno?. Revista Sustinere, 9, 35–50. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53526