Educação popular em saúde do idoso: análise dos anais do ENEX com publicação no período de 2013 a 2017

Autores

  • Klebson Felismino Bernardo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Arleciane Emilia de Azevêdo Borges Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Kathy Souza Xavier de Araújo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52341

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Atenção Integral ao Idoso, Cuidados Integrais de Saúde, Extensão.

Resumo

A Educação Popular em Saúde (EPS) do Idoso compreende-se como ações e saberes que contam com experiências e vivências no uso de práticas alternativas e/ou populares na saúde do idoso. Trata-se de um levantamento bibliográfico do que tem sido pesquisado a respeito da EPS do Idoso. Para tanto, foi realizada a coleta de dados, em outubro de 2019, através da observação indireta de artigos e resumos publicados nos Anais do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 2013 a 2017. Os dados coletados foram transcritos em tabelas e apresentados por meio da abordagem descritiva, totalizando uma amostra de 13 trabalhos. Os idosos foram considerados de forma plena em todos os trabalhos avaliados. Conceitos como protagonismo, valorização do idoso, diálogo, respeito são defendidos por todos os autores. Ademais, as práticas educativas e a relação dos projetos de extensão da UFPB interagem com as comunidades de forma responsável e compromissada com o desenvolvimento dos sujeitos mediante o desempenho e a atuação dos coordenadores e extensionistas de cada projeto. Conclui-se que, embora diversos projetos de extensão da UFPB descrevam a interação com as comunidades de forma dialogada e compromissada, estudos envolvendo os idosos foram pouco explorados. Logo, sinaliza-se a relevância de discutir a construção de novos saberes, as experiências e o estabelecimento de diálogo entre universidade e comunidade a fim de fortalecer os vínculos e perpetuar os trabalhos científicos.

Biografia do Autor

Klebson Felismino Bernardo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Pedagogia pela UFPB. Mestrando em Educação pela UFPB.

Arleciane Emilia de Azevêdo Borges, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Direito pelo UNIPÊ. Mestranda em Educação pela UFPB.

Kathy Souza Xavier de Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Pedagogia pelo UNIGRAN. Mestranda em Educação pela UFPB.

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Publicado

25-07-2022

Como Citar

Bernardo, K. F., Borges, A. E. de A., & Araújo, K. S. X. de. (2022). Educação popular em saúde do idoso: análise dos anais do ENEX com publicação no período de 2013 a 2017. Revista Sustinere, 9(2), 641–654. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52341