Oficina de reflexão de práticas pedagógicas sob a ótica do uso de metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51681

Palavras-chave:

Metodologia, Métodos, Ensino, Educação Superior.

Resumo

Refletir as práticas pedagógicas praticadas por docentes do ensino superior é necessário para o avanço na qualidade do ensino, aperfeiçoamento profissional e crescimento e alcance de indicadores pelas Instituições de Ensino Superior. A realização de oficinas pedagógicas com docentes pode estimular que estes profissionais se motivem e reflitam sobre a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se provocar inquietações e estimular os docentes a trocar experiências quanto às práticas e adoção de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na IES. O método empregado na Oficina remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa. As atividades foram organizadas em cinco blocos, o primeiro compreendeu acolhimento e abertura dos docentes participantes, seguido por uma rodada de questões disparadoras de discussão com três questões reflexivas, o terceiro uma e o quarto com duas questões também disparadoras e o quinto bloco com apresentação de uma síntese crítica a partir dos relatos e argumentos expostos pelos docentes e avaliação da oficina. As produções elaboradas na Oficina mostram que os docentes adotam o uso metodologias ativas nas aulas, reconhecem o cenário de atuação da IES e público que atende, têm visão bastante positiva em relação à sua formação e prática profissional e menos positiva em relação aos acadêmicos sob sua responsabilidade de formação.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (USP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Docente na Faculdade Verde Norte. Coordenador da Atenção Básica no município de Monte Azul-MG.

Cleiciane Faria Soares, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Engenheira Ambiental, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Cleonice Corrêa Fonseca, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Pedagoga, Especialista em Educação. Assessora Pedagógica na Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Referências

ALBERTI, T. F.; ABEGG, I.; COSTA, M. R. J.; TITTON, M. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 240, p. 346-362, maio/ago., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n240/06.pdf. Acesso em: 03 jul. 2019.

BAGATINI, L.; SCHORR, M. C. Metodologias Ativas no Ensino Profissionalizante: uma experiência na disciplina de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 1, p. 123-142, abr., 2019. Disponível em: http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21531. Acesso em: 04 jul. 2019.

BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 181-213, mai./ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8434. Acesso em 06 out. 2020.

SOUZA, V. A. Oficinas Pedagógicas como Estratégia de Ensino: uma visão dos futuros professores de ciências naturais. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016, 35p. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14170/1/2016_ValdeciAlexandredeSouza_tcc.pdf. Acesso em: 06 out. 2020.

FARIAS, C. M. L.; CARDOSO, B. D. F.; SANTOS NETO, E. T.; CARVALHO, R. B.; CURTIS, D. A. Feedback no processo de aprendizagem: percepção dos estudantes de Odontologia em uma universidade brasileira. Revista da ABENO, v. 15, n. 3, p. 35-42, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.160. Acesso em: 06 out. 2020.

FONSECA, D. J.; MENDES, R. R. L. Oficinas pedagógicas: analisando sua contribuição para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência em Tela, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2012. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/artigo2.23.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

FREITAS, A. L. S.; GRILLO, M. C.; GESSINGER, R. M.; LIMA, V. M. R. Capacitação docente: um movimento que se faz compromisso [recurso eletrônico]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2010, 205p. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/capacitacaodocente.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.

INOCENTE, L.; CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, M. L. Painel Integrado: material didático-pedagógico facilitador do processo de ensino e aprendizagem. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCARE). IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. p. 4096-4107, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25458_12179.pdf. Acesso em: 29 jun. 2019.

MICHELATO, S. Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Programa de Desenvolvimento Educacional. Repensando os diferentes encaminhamentos metodológicos no processo ensino aprendizagem da Geografia. Cornélio Procópio, 2013, 25p. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_geo_pdp_susyane_michelato.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.

SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 639-657, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180030007. Acesso em: 02 jul. 2019.

KUHN, I. N.; BERWIG, A.; PINTO, R. C. F. O feedback como potencial de desempenho na gestão de pessoas: um estudo de caso. XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. Desafios da Gestão Universitária no Século XXI. Mar del Plata, Argentina, 2, 3 e 4 de dez. de 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136046/101_00152.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 jul. 2019.

Downloads

Publicado

06-04-2021

Como Citar

Dias, E. G., Soares, C. F., & Fonseca, C. C. (2021). Oficina de reflexão de práticas pedagógicas sob a ótica do uso de metodologias ativas. Revista Sustinere, 9, 21–34. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51681