Metodologias ativas de aprendizagem sobre anomalia craniofacial: o agente comunitário de saúde como formador de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51441

Palavras-chave:

Educação, Saúde

Resumo

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) constituindo um vínculo com a comunidade e o serviço de saúde, com isso faz necessário constantes atualizações sobre novas temáticas para atuarem na promoção e prevenção de saúde, sendo uma delas a anomalia craniofacial. Objetivo: Verificar a efetividade de um programa de aprimoramento com ACS utilizando metodologias ativas sobre anomalia craniofacial. Método: Trata-se de um relato de experiência de aprimoramento na temática de anomalia craniofacial, com pré e pós teste em grupo único. O aprimoramento foi realizado em dois encontros utilizando a metodologia ativa como, Metodologia da Problematização e TBL e um material virtual disponibilizado pelo Projeto Crânio-face Brasil de Bauru/SP. Os temas abordados foram: conceito sobre anomalia craniofacial, as causas, condutas de prevenção e tratamento. Para analisar o aproveitamento do aprimoramento pelos participantes foi aplicado um questionário pré e pós com perguntas sobre os assuntos abordados no decorrer do estudo. Resultados: A casuística constou de 27 ACS de Recife/PE correspondente as Unidades Básica de Saúde participantes vinculadas ao Hospital do IMIP. Os cursistas apresentaram um alto percentual de ocorrência de erros no questionário aplicado previamente ao aprimoramento em todo o grupo, sendo notório uma diminuição pós. Conclusões: Os resultados deste estudo comprovam êxito no aprimoramento com utilização de metodologias ativas proposto para os ACS sobre a temática da anomalia craniofacial.

Palavras- chaves: Agentes Comunitário de Saúde, Anomalia craniofacial, Aprimoramento, Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Taise Ferreira de Lima Galdino, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Fonoaudióloga, residente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do IMIP (2019-2021). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2017). Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN (2014-2018). Interesse nas áreas de saúde pública; saúde auditiva; desenvolvimento infantil; teleducação em saúde.

Liliane Elise Souza Neves, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) , especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Preceptora das Residências Multiprofissionais de Saúde da Família e Reabilitação Física no ambulatório geral de Pediatria nas áreas de linguagem e motricidade orofacial do IMIP. Pesquisadora do grupo de Estudos das malformações craniofaciais na Linha de Pesquisa: Aspectos psicossociais e educacionais da reabilitação. Autora da Estratégia de Educação continuada para Agentes Comunitários de Saúde nas anomalias craniofaciais. Pesquisadora do estudo Avaliação de Estratégia de Teleeducação com usuários e familiares em Centro de Referência para Reabilitação de Anomalias Craniofaciais.

Amanda Almeida de Oliveira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Fonoaudióloga do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.CADEFI-IMIP, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde-IMIP, Pesquisadora do Projeto Crânio-Face-Brasil. Mestre em Saúde Materno Infantil e Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Galdino, T. F. de L., Neves, L. E. S., & Oliveira, A. A. de. (2021). Metodologias ativas de aprendizagem sobre anomalia craniofacial: o agente comunitário de saúde como formador de saberes. Revista Sustinere, 9, 51–65. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51441