Contribuições do Maracatu de Baque Virado na Educação Antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51038

Palavras-chave:

Educação antirracista, Maracatu de Baque Virado, Educação das Relações Étnico Raciais

Resumo

A criança quando brinca movimenta-se descobrindo além do seu corpo, o mundo e reinventa-se a cada desafio que lhe é proposto. Nesse processo relaciona-se com a cultura e o universo em que vive e desvenda a cada dia, dando significado a ele. Este artigo teve como objetivo geral descrever e refletir sobre a rotina e as características do desenvolvimento das crianças da Nação do Maracatu Porto Rico, localizada na Comunidade do Bode, em Recife-PE, a fim de compreender com mais apreço as particularidades da construção da identidade destas crianças e sua contribuição para uma Educação Antirracista. De natureza qualitativa e descritiva, foram analisados os documentos nacionais relativos à Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais, evidenciando entrelaçamentos subjetivos com acontecimentos reais, das relações étnico-raciais na Educação. A pesquisa compreendeu o período do Carnaval 2016, acompanhando todo o processo carnavalesco que começou em setembro de 2015 até o momento final, com o desfile das agremiações campeãs.  A Nação do Maracatu Porto Rico desempenha papel civilizacional na vida das crianças, com a incumbência de preservar a história de resistência da Comunidade do Bode, e atua na manutenção da luta contra o racismo e o preconceito religioso, e a valorização do (a) negro (a) que revela em sua estrutura a origem de matrizes africanas ou já elaboradas como afro-brasileira.

Biografia do Autor

Michele Távora Julio, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP , Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB e produtora cultural.

Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação Antirracista, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos críticos da branquitude, educação das relações étnico-raciais e estudos culturais.

Referências

ARROYO, Miguel G. Assumir nossa diversidade cultural. Revista de Educação AE, v. 25, n.98, jan.mar.1996.

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte& Ciência, 1998.

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1971, v.2.

BERGER, Peter L. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3,1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – SEPPIR. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Inep, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ponto de cultura. Disponível em: .Acesso em: 1 maio 2016.

CLEMÊNCIO, Aparecida Maria. Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica. Brinquedos e Companhia: São Paulo: Cortez, 2004.

COSTA, Francisco Augusto Pereira da. Folk-lore pernambucano. Revista do IHGB, tomo LXX, parte II, 1908.

DOSSIÊ DO MARACATU NAÇÃO: Inventário Nacional De Referências Culturais – INRC do Maracatu Nação. Disponível.Acesso em: 12 janeiro 2017.

FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: uma nova visão do processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife. Nº 4; abril-junho, 1963.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra.1981. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? ,6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, Paulo. Ernani Maria Fiori, Prefácio a Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03: breves considerações. In: BRANDÃO, Ana Paula (org.) Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

GUERRA-PEIXE, César. Maracatus no Recife. São Paulo: Ricordi, 1955.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: 34, 1999.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte,2011.

MUNANGA, Kabengele. Org. Estratégias e Políticas de combate à discriminação racial. Editora da Universidade de São Paulo: Estação Ciência, 1996.

NAÇÃO, do Maracatu Porto Rico. Disponível em: https://nacaoportorico.maracatu.org.br/. Acesso em 10 out. 2019.

RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Schwarcz, 2017.

REAL. Katarina. Eudes: o Rei do Maracatu. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2001.

SANTOME, Jurjo Torres. Alienígenas na sala de aula. Introdução aos estudos culturais em educação. Tomaz Tadeu da Silva (org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SILVA, Ana Cláudia Rodrigues da. VAMOS MARACATUCÁ!!! Um estudo sobre os maracatus cearenses. Dissertação submetida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.

SOARES, Mariza. A 'nação' que se tem e a 'terra' de onde se vem: categorias de inserção social de africanos no Império português, século XVIII. Estudos Afro-Asiáticos, v. 2, n. 26,2004.

SOUSA, Francisca Maria do Nascimento. Linguagens escolares: reprodução do preconceito. In: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização diversidade – Brasília: MEC, SEC, Alfabetização e Diversidade, 2005b. Coleção Ed. Para Todos.

Downloads

Publicado

03-08-2021

Como Citar

Julio, M. T. (2021). Contribuições do Maracatu de Baque Virado na Educação Antirracista. Revista Sustinere, 9(1), 160–183. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51038