Filosofia da ciência e evolução: uma contribuição ao ensino. Parte 1: Por que ciência?

Autores

  • Francisco José de Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado do Departamento de Zoologia (UERJ).
  • Levy Aquino de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50782

Palavras-chave:

Evolução, Filosofia da Ciência, Método científico, Ensino de Biologia

Resumo

Evolução é um conceito-chave para o ensino das Ciências Biológicas, tendo em vista que integra áreas diversas dentro da ideia de relações históricas entre organismos e seus atributos por causas naturais. Porém, tem sido negligenciada ou omitida em salas de aula por várias razões. Uma delas é a falta de treinamento básico de professores do ensino médio em Filosofia da Ciência. Consequentemente, nesses “tempos líquidos”, alunos têm ingressado nas universidades mostrando deficiência na compreensão e assimilação de conceitos científicos básicos, não distinguindo ciência de outras formas do saber. Atualmente o conhecimento é acessível a todos, principalmente na internet. Porém, aquele que melhor condiz com a realidade tornou-se muito restrito e modular. Nesse hiato, pseudociências têm ocupado lugar de destaque entre ciência e religião, usando jargão científico, mas imunizando evidências contrárias, banindo validação externa, investindo em evidências negativas e adotando explicações ad hoc. Ao contrário desse tipo de abordagem, ciência oferece métodos de analise rigorosos nos quais o ceticismo é aplicado na investigação de argumentos e fatos. Em sociedades cuja disfunção social é evidente e aguda, a noção de realidade tende a ser substituída por fantasia ou alienação e, com isso, há proliferação de todo tipo de informação sem base racional. Diante disso, conceitos da Filosofia da Ciência e ferramentas do método científico constituem eficazes recursos na avaliação de ideias correntes numa sociedade que preza pela liberdade de pensamento e expressão. Saber quais são essas ferramentas é fundamental para o entendimento e avaliação de aplicações e implicações da teoria evolutiva.

Biografia do Autor

Francisco José de Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado do Departamento de Zoologia (UERJ).

Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Paleoictiologia e Biologia Comparada, desenvolvendo pesquisas sobre a sistemática e taxonomia de peixes teleósteos do Cretáceo e do Terciário do Brasil

Levy Aquino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atua no Departamento de Zoologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Área: Filogenia de peixes; Filosofia da Ciência e Evolução Biológica.

 

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Publicado

16-07-2020

Como Citar

de Figueiredo, F. J., & de Oliveira, L. A. (2020). Filosofia da ciência e evolução: uma contribuição ao ensino. Parte 1: Por que ciência?. Revista Sustinere, 8(1), 137–163. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50782

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA