A temática saúde nos documentos internacionais sobre esporte e lazer entre os anos de 1964 e 1985

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50715

Palavras-chave:

Documentos Internacionais, Educação Física, Promoção da Saúde, Esporte.

Resumo

O tema saúde sempre suscitou curiosidades de muitos pesquisadores. Sendo ela uma temática de grande importância, diferentes trabalhos são expostos com variados pontos de vistas e críticas. Na área da educação física não é diferente, e essa discussão se arrasta por muitos anos em um cenário de rediscussão constante. Nesse contexto, muitas críticas acabam por surgir, uma delas é a ideia de que a saúde não foi amplamente debatida no período dos governos militares e pouco havia de documentação a esse respeito. A pergunta de partida do presente estudo é: não havia uma preocupação mais ampla com a saúde, bem como, documentos que tratassem dessa temática no âmbito da educação física escolar e do esporte? O objetivo da pesquisa consistiu em identificar, analisar e sintetizar documentos relacionados à saúde com ênfase no esporte e lazer/educação física brasileira no período de 1964 a 1985. Os documentos utilizados a partir da indicação da bibliografia do professor Manoel Gomes Tubino. A análise dos documentos fundou-se no item “conteúdos sobre saúde” à luz do conceito de saúde de 1946. Foi possível entender que as práticas esportivas na sociedade e na escola estavam alinhadas aos ideais de prevenção da saúde por meio do desenvolvimento dos aspectos físico, social e mental. Dessa forma, os resultados parecem contradizer o pensamento de parcos documentos abordando o fomento à saúde no período de 1964-1985, seja na escola ou na sociedade de forma geral.

Biografia do Autor

Alessandro Barreta Garcia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

É doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Saúde da Mulher no Climatério 2003-2004 e 2004-2005 pela Universidade de São Paulo e Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho. Lecionou por 12 anos no Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho, nas disciplinas de História e Introdução à Educação Física, Antropologia e Sociologia da Educação, TCC I e TCC II, Prática de Ensino, Seminários e Metodologia da Pesquisa. Suas pesquisas relacionam conhecimentos da Promoção da Saúde, Antropologia, História, Filosofia da Educação e História da Educação Física. 

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP - Brasil

Doutor em Educação. Mestre em Políticas Sociais. Especialista em Direito Educacional - Educação Física Escolar - Pedagogia Empresarial e Social. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Atua na área de formação de professores e políticas de educação. Especialista em Resgate e Emergências Médicas pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo e diversos cursos na área de primeiros socorros. No município de São Paulo é Professor de Educação Física para o Ensino Fundamental e Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Experiência na coordenação de subprojetos para a formação de professores (PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). Autor de livro e capítulos de livros sobre políticas de educação e formação de professores. A área de estudo acadêmico volta-se para a compreensão da legislação e políticas da educação brasileira somado às pesquisas relacionadas aos fundamentos da Educação Física Escolar e formação de professores no Brasil, além de desenvolver cursos e palestras na área de primeiros socorros e prevenção de acidentes. 

Almir de França Ferraz, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

Almir de França Ferraz é Doutor em Educação Física pela USJT-SP (bolsista), cuja linha de pesquisa é voltada para prevenção e promoção da saúde, fisiologia do exercício, cinesiologia e escola, atuando no treinamento físico, fisiologia do exercício, cinesiologia, biomecânica. É mestre em Educação Física possuindo especialização em Educação Física Policial Militar; Pós -graduado (lato sensu) em Gestão em Segurança Pública - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMMT; é bacharel em Segurança Pública e Profissional em Educação Física; Possui Cursos voltado à saúde e fisiologia do exercício, bem como, cursos Nacionais na área de Segurança e gestão Pública. É professor em Cursos de Graduação e Especialização desde o ano de 2011, integra o corpo docente da IES PMMT, fazendo parte da coordenadoria pedagógica da PMMT; Possui Publicações em revistas. Atualmente é Major da Polícia Militar e exerceu as funções de operacionais e administrativas na PMMT no interior do Estado e Capital. Integra os quadros da Polícia Militar de Mato Grosso desde 27 de outubro de 2003, nos postos de 2° Tenente PM, 1° Tenente PM, Capitão PM, Major PM e Tenente-coronel PM; Tem experiência na área de Educação Física, Defesa e Gestão Pública. https://orcid.org/0000-0002-9488-7460.

Erinaldo Luiz de Andrade, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atualmente é coordenador do curso de educação física da Universidade Nove de Julho e professor da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, promoção de saúde.

Aylton Figueira Junior, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

Aylton Figueira Júnior é formado em Educação Física (1985-1988), especialista em Ciências do Esporte pelo Laboratório deAptidão Física de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil (CELAFISCS), e membro de 1987 a 2000. Pós-Graduação em Ciências do Esporte na Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul (1989-1990) e Fisiologia do Exercício e Bioquímica Instituto de Esportes e não Cultura Manuel Fajardo Medicina Física - Havana - Cuba (1991). Coordenador do curso de Pós-graduação em Treinamento Esportivo da FMU. Docente dos Cursos de Graduação da UNINOVE e USJT. Membro da American College of Sports Medicine (ACSM desde 2003) e da Rede Mundial de Atividade Física e Ambiental (2011) e da Sociedade Japonesa de Educação Física, Saúde e Ciências do Desporto. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Judas Tadeu (USJT), desde 2009. Professor convidado do Programa de Mestrado em Fisiologia Clinica do Exercício ? Universidad Mayor ? Chile. Membro do CNPq (ad hoc) e da FAPESP (Ad hoc). Assessor do Conselho do Estado de Educação do Estado de São Paulo (desde 2009). Vencedor do Prêmio Literatura Esportiva do Ano oferecida pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015) e ganhador da Medalha da Educação Física delegada pelo Conselho Regional de Educação Física. Autor de 7 livros e 14 capítulos nas áreas do esporte, treinamento e atividade física e saúde. 

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Garcia, A. B., Monteiro, R. A. C., Ferraz, A. de F., Andrade, E. L. de, & Figueira Junior, A. (2021). A temática saúde nos documentos internacionais sobre esporte e lazer entre os anos de 1964 e 1985. Revista Sustinere, 9, 118–133. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50715