Motivos para a participação nas aulas de educação física segundo adolescentes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.50455

Palavras-chave:

Adesão, Educação física, motivação, atividade física

Resumo

Os objetivos consistem em descrever os motivos para a participação nas aulas de educação física escolar de adolescentes entre o sexto e nono ano do ensino fundamental e comparar a ocorrência de motivos entre sexos. Essa é uma pesquisa descritiva, realizada com 71 adolescentes com idade média de 13 anos, 27 meninas e 44 meninos em uma escola do Sul do Brasil. Para avaliar os motivos foi realizado um diagnóstico com duas questões abertas. As respostas foram sumarizadas em categorias de acordo com a análise de conteúdo. Após, foram transformadas em 3 variáveis quantitativas dummy. Realizou-se uma análise descritiva de ocorrências e calculou-se a razão de prevalência entre sexos. Os resultados sugerem que os motivos individuais foram diversificados, os adolescentes acreditam que a educação física é “legal”, importante para o corpo, para a estética, para a saúde, bem-estar, para brincar, por ter jogos, por ter esportes, pela dança, exercícios físicos, por gostarem de atividades ao ar livre. A comparação entre sexos aponta que há ocorrência de apenas 18% de meninas versus 47% de meninos (RP: 0,245; p=0,016) que aderem em virtude do exercício físico e do esporte, e 44% das meninas versus 20% de meninos reportaram a aptidão física e a saúde (RP: 3,111; p=0,035). Conclui-se que adolescentes tem diversos motivos para participação na educação física.  Esporte e o exercício físico são motivos descritos pelos meninos. As meninas indicaram maior ocorrência de motivos na categoria aptidão física e saúde.

Palavras-chave: Adesão, Educação física, motivação, atividade física

Biografia do Autor

Vanilson Batista Lemes, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SEDSC) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento humano – Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
Professor na secretaria de estado da educação de Santa Catarina

Naildo Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Regional do Cariri Universidade Vale do Salgado

Mestre em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
Professor do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri e da Universidade Vale do Salgado

Adroaldo Cezar Araujo Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS)

Doutor em Ciências do Desporto - Universidade do Porto, Portugal - UPORTO
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Arieli Fernandes Dias, Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDEAU, campus Passo Fundo/RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Professora no ensino superior do curso de Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDEAU, campus Passo Fundo/RS

Caroline Brand, IRyS Group, Physical Education School, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile

Doutora em Ciências do movimento humano. Professora no IRyS Group, Physical Education School, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile

Juliana Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS)

Professora de educação física, mestranda e Bolsista de iniciação científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS)

Graduada de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Bolsista de iniciação científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Anelise Reis Gaya, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS)

Doutora em Actividade Física e Saúde - Universidade do Porto, Portugal - UPORTO
Bolsista Produtividade nível 2 do CNPq. Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Lemes, V. B., Silva, N. S., Gaya, A. C. A., Dias, A. F., Brand, C., da Silva, J. O., & Gaya, A. R. (2022). Motivos para a participação nas aulas de educação física segundo adolescentes do ensino fundamental. Revista Sustinere, 10(2), 625–640. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.50455