Saúde mental e vida universitária: desvendando burnout em estudantes de Psicologia

Igor Iuco Castro-Silva, Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Marcelo Miranda de Melo

Resumo


A síndrome de burnout em adultos ou trabalhadores tem sido objeto crescente de pesquisas mundiais. Entretanto, o esgotamento psicológico em estudantes universitários carece de discussões no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar a presença de burnout e suas subescalas em estudantes de psicologia. Estudo descritivo transversal foi conduzido em estudantes voluntários de um curso de Psicologia de universidade pública do interior do Nordeste. Foram aplicados questionário demográfico e o Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS) validado para português. As faixas de frequência de burnout (alta exaustão emocional, alta descrença e baixa eficácia profissional) e de suas subescalas individuais foram comparadas por sexo, faixa etária e períodos acadêmicos (primeiro, terceiro, quinto, sétimo e nono). Os dados não paramétricos tiveram análise estatística pelo teste do qui-quadrado para amostras independentes e pós-teste exato de Fisher, considerando graus de confiança de 95% ou 90%. Na amostra de 135 participantes, houve uma prevalência geral em burnout de 20%. Não houve associação de burnout quanto ao sexo ou a idade. Houve diferenças entre os períodos, com terceiro e quinto período exibindo burnout maior que os demais, e maior associação de duas subescalas nas variáveis analisadas. Os resultados valorizaram o uso do MBI-SS e evidenciaram a importância do monitoramento da saúde mental dos estudantes durante sua formação universitária.

Palavras-chave


Saúde do Estudante; Universidades; Esgotamento Psicológico; Saúde Mental.

Texto completo:

PDF

Referências


ARINO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v.12, n.3, p.44-52, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

BAPTISTA, A. Z.; VILANOVA, F.; COSTA, A. B.; KOLLER, S. H. Psicólogos: estamos satisfeitos com nossa graduação? Sociedade Brasileira de Psicologia. Publicado em: 28 mai. 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

BARBOSA, M. L.; FERREIRA, B. L. R.; VARGAS, T. N.; SILVA, G. M. N.; NARDI, A. E.; MACHADO, S.; CAIXETA, L. Burnout Prevalence and Associated Factors Among Brazilian Medical Students. Clinical Practice & Epidemiology in Mental Health, Xarja, v.14, n.2018, p.188-195, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

BONI, R. A. S.; PAIVA, C. E.; DE OLIVEIRA, M. A.; LUCCHETTI, G.; FREGNANI, J. H. T. G.; PAIVA, B. S. R. Burnout among medical students during the first years of undergraduate school: Prevalence and associated factors. PLOS ONE, São Francisco, v.13, n.3, e0191746, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. 44p. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CALCIDES, D. A. P.; DIDOU, R. D. N.; MELO, E. V.; OLIVA-COSTA, E. F. Burnout Syndrome in medical internship students and its prevention with Balint Group. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v.65, n.11, p.1362-1367, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

CAMPOS, J. A. D. B.; MAROCO, J. Maslach Burnout Inventory – Student Survey: Portugal-Brazil cross-cultural adaptation. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.46, n.5, p.816-824, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CAMPOS, J. A. D. B.; JORDANI, P. C.; ZUCOLOTO, M. L.; BONAFÉ, F. S. S.; MAROCO, J. Burnout in dental students: effectiveness of different methods. Revista de Odontologia da UNESP, Araraquara, v.42, n.5, p.324-329, 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

CARLOTTO, M. S..; CÂMARA, S. G. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. Psico-UFS, Itatiba, v.11, n.2, p.167-173, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CARLOTTO, M. S..; CÂMARA, S. G.; OTTO, F.; KAUFFMANN, P. Síndrome de Burnout e Coping em estudantes de Psicologia. Boletim de Psicologia, São Paulo, v.59, n.131, p.167-178, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CARLOTTO, M. S..; NAKAMURA, A. P.; CÂMARA, S. G. Síndrome de Burnout em estudantes universitários

da área da saúde. PSICO, Porto Alegre, v.37, n.1, p.57-62, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

CASTRO-SILVA, I. I.; GUERRERO, J. A. P.; MACIEL, J. A. C. De cromossomos a como somos: ressignificando o estudo da Fisiologia para Psicologia. In: DICKMANN, I. DNA Educação. São Paulo: Dialogar, 2018, v. 3, p. 107-125.

CASTRO-SILVA, I. I.; MACIEL, J. A. C.; ARAÚJO, L. K. Estilos de aprendizagem e hierarquia de necessidades no planejamento educacional remoto em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v.10, e.024677, p.1-16, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

CHAVES, J. F. M.; OLIVEIRA, R. V.; SOUSA, J. H. S.; ATHAYDE, R. A. A.; BARBOSA, S. C. Burnout em acadêmicos de Psicologia que conciliam trabalho e estudo. Temas em Saúde, João Pessoa, Edição especial FIP–Psicologia, p.83-98, 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

COELHO, M. C. Aurora: um suporte aos estudantes universitários no cuidado da saúde emocional. 2019. 24 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. . Acesso em: 14 mai. 2021.

COSTA, E. F. O.; SANTOS, S. A.; SANTOS, A. T. R. A.; MELO, E. V.; ANDRADE, T. M. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross-sectional study. Clinics, São Paulo, v.67, n.6, p.573-579, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

FOGAÇA, M. C.; HAMASAKI, E. I. M.; BARBIERI, C. A. P.; BORSETTI, J.; MARTINS, R. Z.; SILVA, I. G.; RIBEIRO, L. P. Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes. Aletheia, Canoas, n.38-39, p.124-131, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

GALÁN, F.; RÍOS-SANTOS, J.-V.; POLO, J.; RIOS-CARRASCO, B.; BULLÓN, P. Burnout, depression and suicidal ideation in dental students. Medicina Oral Patologia Oral y Cirurgia Bucal, Valencia, v.19, n.3, p.206-211, 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

GARCIA, L. M.; CAPELLINI, V. L. M. F.; REIS, V. L. Saúde mental na universidade: a perspectiva de universitários da permanência estudantil. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.17, p.167-181, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

GARRATT-REED, D.; HOWELL, J.; HAYES, L.; BOYES, M. Is perfectionism associated with academic burnout through repetitive negative thinking? Peer J, Londres, v.6, e5004, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

KIEMA-JUNES, H.; HINTSANEN, M.; SOINI, H.; PYHÄLTÖ, K. The Role of Social Skills in Burnout and Engagement among University Students. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, Almería, v.18, n.50, p.77-100, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

KIRCHHERR, J.; CHARLES, K. Enhancing the sample diversity of snowball samples: recommendations from a research project on anti-dam movements in Southeast Asia. PLoS One, San Francisco, v.13, n.8, e.0201710, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

KLEIN, C. H.; CARMO, M. M. “I Never Thought This Could Be for Me”: Aspirational Capital, Identities, and Political Engagement among First-Generation College Students in São Paulo. International Studies in Sociology of Education, Germantown, v.28, n.3-4, p.259-278, 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

LOPES, F. L.; GUIMARÃES, G. S. Estudo da Síndrome de Burnout em estudantes de Psicologia. Psicologia: Ensino & Informação, São Paulo, v.7, n.1, p.40-58, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

MACIEL, J. A. C.; FARIAS, M. R.; SAMPAIO, J. J. C.; GUERRERO, J. A. P.; CASTRO-SILVA, I. I. Satisfacción profesional y prevalencia del síndrome de burnout en equipos de salud bucal de atención primaria en el Municipio Sobral, Ceará-Brasil. Salud de los Trabajadores, Carabobo, v.26, n.1, p.34-44, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

MASLACH, C.; JACKSON, S. E.; LEITER, M. Maslach Burnout Inventory Manual. 4. ed. Menlo Park: MindGarden, Inc., 2018.

MANGIONE, S.; CHAKRABORTI, C.; STALTARI, G.; HARRISON, R.; TUNKEL, A. R.; LIOU, K. T.; CERCEO, E.; VOELLER, M.; BEDWELL, W. L.; FLETCHER, K.; KAHN, M. J. Medical Students’ Exposure to the Humanities Correlates with Positive Personal Qualities and Reduced Burnout: A Multi-Institutional U.S. Survey. Journal of General Internal Medicine, Nova Iorque, v.33, n.5, p.628-634, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

MAROCO, J.; TECEDEIRO, M. Inventário de burnout de Maslach para estudantes portugueses. Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa, v.10, n.2, p.227-235, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

MAROCO, J.; TECEDEIRO, M.; MARTINS, P.; MEIRELES, A. O Burnout como factor hierárquico de 2ª ordem da Escala de Burnout de Maslach. Análise Psicológica, Lisboa, v.26, n.4, p.639-649, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

MATIAS, M.; AGUIAR, J.; CÉSAR, F.; BRAZ, A. C.; BARHAM, E. J.; LEME, V.; ELIAS, L.; GASPAR, M. F.; MIKOLAJCZAK, M.; ROSKAM, I.; FONTAINE, A. M. The Brazilian-Portuguese Version of the Parental Burnout Assessment: Transcultural Adaptation and Initial Validity Evidence. New Directions for Child and Adolescent Development, New Jersey, v.2020, n.174, p.67-83, 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

MATTOS, C. A. C.; ABUD, G. M. B.; BARBOSA, K. S.; MOREIRA, M. L. R.; MANCEBO, C. H. A. A síndrome de Burnout entre estudantes universitários: uma investigação multivariada no bacharelado em administração de uma instituição federal de ensino superior na região norte do Brasil. Revista GUAL, Florianópolis, v.13, n.3, p.141-163, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

MORI, M. O.; VALENTE, T. C. O.; NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout e Rendimento Acadêmico em Estudantes da Primeira à Quarta Série de um Curso de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.4, p.536-540, 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

MUCAVÊA, P. L. A.; ABACAR, M.; ALIANTE, G. Burnout em estudantes de psicologia em uma universidade pública em Moçambique. Revista Trabalho En(Cena), Palmas, v.5, n.1, p.163-180, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

NAGY, G. A.; FANG, C. M.; HISH, A. J.; KELLY, L.; NICCHITTA, C. V.; DZIRASA, K.; ROSENTHAL, M. Z. Burnout and Mental Health Problems in Biomedical Doctoral Students. CBE - Life Sciences Education, Bethesda, v.18, n.2, e.27, 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

NASSAR, L. M.; ANDRADE, A. M. F.; ARÉVALO, J. L. S. Síndrome de burnout em estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia no Brasil: uma revisão do panorama brasileiro. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v.16, n.57, p.98-109, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

NAVARRO-ABAL, Y.; GÓMEZ-SALGADO, J.; LÓPEZ-LÓPEZ, M. J.; CLIMENT-RODRÍGUEZ, J. A. Organisational Justice, Burnout, and Engagement in University Students: A Comparison between Stressful Aspects of Labour and University Organisation. International Journal of Environmental Research and Public Health, Berna, v.15, n.10, e2116, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

OLIVEIRA, L. S.; OLIVEIRA, E. N.; ALMEIDA, P. C.; COSTA, M. S. A.; XIMENES-NETO, F. R. G.; VASCONCELOS, M. I. O.; ROCHA, A. M. P.; VASCONCELOS, A. K. C.; MOREIRA, R. M. M.; OLIVEIRA, M. L. S.; VASCONCELOS-SOBRINHO, N. Quality of life and mental health of university students: integrative review. International Journal of Development Research, São José do Rio Preto, v.9, n.9, p.30152-30158, 2019a. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

OLIVEIRA, L. S.; OLIVEIRA, E. N.; CAMPOS, M. P.; VASCONCELOS-SOBRINHO, N.; ARAGÃO, H. L.; FRANÇA, S. S. A música como estratégia de promoção de saúde mental entre estudantes universitários. Revista Saúde em Redes, Porto Alegre, v.5, n.3, p.329-341, 2019b. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

OLIVEIRA, L. S.; OLIVEIRA, E. N.; CAMPOS, M. P.; VASCONCELOS, M. I. O.; COSTA, M. S. A.; ALMEIDA, P. C. Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará. Revista de Psicologia da UFC, v.12, n.1, p.72-85, 2021. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

OLIVEIRA, E. N.; VIANA, L. S.; OLIVEIRA, L. S.; ARAGÃO, H. L.; SOUSA-FILHO, A. L.; VASCONCELOS-SOBRINHO, N.; AVILA, A. M. A. Liga interdisciplinar em saúde mental: trilhando caminhos para a promoção em saúde. Revista Saúde em Redes, Porto Alegre, v.5, n.3, p.317-327, 2019c. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

PACHECO, J. P.; GIACOMIN, H. T.; TAM, W. W.; RIBEIRO, T. B.; ARAB, C.; BEZERRA, I. M.; PINASCO, G. C. Mental health problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v.39, n.4, p.369-378, 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

PORTOGHESE, I.; LEITER, M. P.; MASLACH, C.; GALLETTA, M.; PORRU, F.; D’ALOJA, E.; FINCO, G.; CAMPAGNA, M. Measuring Burnout Among University Students: Factorial Validity, Invariance, and Latent Profiles of the Italian Version of the Maslach Burnout Inventory Student Survey (MBI-SS). Frontiers in Psychology, Suíça, v. 9, e2105, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

POSPOS, S.; YOUNG, I. T.; DOWNS, N.; IGLEWICZ, A.; DEPP, C.; CHEN, J. Y.; NEWTON, I.; LEE, K.; LIGHT, G. A.; ZISOOK, S. Web-based tools and mobile applications to mitigate burnout, depression and suicidality among healthcare students and professionals: a systematic review. Academic Psychiatry, Nova Iorque, v.42, n.1, p.109-120, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

ROBINS, T. G.; ROBERTS, R. M.; SARRIS, A. The Role of Student Burnout in Predicting Future Burnout: Exploring the Transition from University to the Workplace. Higher Education Research and Development, Abingdon, v.37, n.1, p.115-130, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

ROZEIRA, C. H. B.; NETTO, A. L. C.; FARIA, A. L.; COELHO, E. B.; VARGAS, A. F. M. Vivências na graduação em Psicologia: discutindo a saúde mental dos universitários. Saúde em Redes, Porto Alegre, v.4, n.4, p.175-189, 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

SALGADO, S.; AU-YONG-OLIVEIRA, M. Student Burnout: A Case Study about a Portuguese Public University. Education Sciences, Basiléia, v.11, n.1, e.31, 2021. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2021.

SANTOS, B. S.; OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELOS, P. F.; TAVARES, M. C. S.; ESTEVES, A. N.; CAETANO, A. V. B.; CASTRO, K. S.; BANDEIRA, A. N. C.; ROMANI, A. M.; MONTEIRO, J. V. L.; MATOS, G. C. N.; SILVA, T. S. F. Síndrome de burnout e suas repercussões na qualidade de vida de professores e alunos no Brasil. International Journal of Development Research, São José do Rio Preto, v.11, n.4, p.46363-46371, 2021. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

SCHONFELD, I. S.; BIANCHI, R.; PALAZZI, S. What is the difference between depression and burnout? An ongoing debate. Rivista di Psichiatria, Roma, v.53, n.4, p.218-219, 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

SOUZA, M. R.; CALDAS, T. C. G.; DE ANTONI, C. Fatores de adoecimento dos estudantes da área da saúde: uma revisão sistemática. Revista Psicologia e Saúde em Debate, Patos de Minas, v.3, n.1, p.99-126, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

TARNOWSKI, M.; CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em estudantes de Psicologia. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v.15, n.2, p.173-180, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.

TENÓRIO, L. P.; ARGOLO, V. A.; SÁ, H. P.; MELO, E. V.; COSTA, E. F. O. Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.40, n.4, p.574-582, 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

TOMASCHEWSKI-BARLEM, J. G.; LUNARDI, V. L.; LUNARDI, G. L.; BARLEM, E. L. D.; SILVEIRA, R. S.; VIDAL, D. A. S. Burnout syndrome among undergraduate nursing students at a public university. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.22, n.6, p.934-941, 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Anuário estatístico UFC 2019: Base 2018. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2019, 419 p. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2020.

VILLAMAR-SÁNCHEZ, D.; JUAREZ-GARCÍA, A.; GONZÁLEZ-CORZO, I. G; OSNAYA-MORENO, M. Psychosocial Factors and Burnout Syndrome in Academics of a Public University from Mexico. Propositos y Representaciones, Lima, v.7, n.3, p.111-126, 2019. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2021.

VIZOSO, C.; ARIAS-GUNDÍN, O.; RODRÍGUEZ, C. Exploring Coping and Optimism as Predictors of Academic Burnout and Performance among University Students. Educational Psychology, Abingdon, v.39, n.6, p.768-783, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2021.

ZORZANELLI, R.; VIEIRA, I.; RUSSO, J. A. Diversos nomes para o cansaço: categorias emergentes e sua relação com o mundo do trabalho. Interface (Botucatu), Botucatu, v.20, n.56, p.77-88, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2020.




DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.50314

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


   Resultado de imagem para blogger icon   

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

ISSN 2359-0424

IBI Factor: 2.2

 

A Revista SUSTINERE está indexada/cadastrada em: