Produção e avaliação de material didático alternativo para o ensino de Neuroanatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49177

Palavras-chave:

Material didático alternativo, Neuroanatomia, Questionário, Medula espinal.

Resumo

O ensino da Neuroanatomia é um grande desafio, uma vez que a nomenclatura não é de uso cotidiano e a visualização de estruturas que compõem esse sistema pode dificultar o entendimento. Diante das dificuldades, cabe ao professor estimular os discentes com alternativas que possam facilitar o entendimento do conteúdo. Algumas alternativas têm se mostrado eficazes no que diz respeito ao maior envolvimento dos alunos durante a disciplina com ganho considerável no aprendizado. Neste artigo elaboramos um material didático alternativo para o ensino do conteúdo sobre Medula Espinal, na disciplina de Neuroanatomia. Foram selecionadas para reprodução em EVA, imagens ampliadas de cortes de três níveis medulares. Cada corte continha regiões de interesse para encaixe (substância branca, substância cinzenta, vias sensoriais e motoras). Após aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa, a atividade foi feita com os alunos divididos em grupos, cada grupo recebeu um conjunto de três cortes (com suas partes desmontadas) e uma lista de perguntas sobre o tema (para nota da disciplina). Após as atividades em sala de aula os alunos responderam a um questionário anônimo de avaliação com onze perguntas. A análise dos 342 questionários revelou que o método foi aprovado por mais de 94% dos alunos. Concluímos que o material mostrou-se vantajoso para o processo ensino-aprendizagem por suas dimensões, fácil manuseio e baixo custo.

Biografia do Autor

Monica Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Professora associada do Laboratório ACESIN, Letras, UFRJ

Mônica Marins da Silva

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Neste período, estudou principalmente os seguintes temas: migração, cultura de explantes, proliferação, Zona Subventricular e gap junctions. Desenvolveu projetos na área de Linguagem, voltada para a clínica em Fonoaudiologia, como docente da Universidade Veiga de Almeida. Atualmente é Professora associada do Laboratório ACESIN, Letras, UFRJ.

Marilene Gloria da Silva, Universidade Veiga de Almeida

Fisioterapeuta, Universidade Veiga de Almeida 2020.2, conhecimento em pilates e RPG, pacote Office, drenagem linfática, conhecimento de depilação a laser, prática em rotina hospitalar, de fácil relacionamento. Colaboradora no projeto: www.projetandoneurociencia.org

Daniella Karim Ferreira, Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida

Possui ensino médio segundo-grau pelo Instituto Pio XI (2002). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

Débora Baltazar dos Santos, Pós-graduanda em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM)

Fonoaudióloga pela Universidade Veiga de Almeida.

Danielle Paes-Branco, Professora da Universidade Veiga de Almeida e Pós-Doutoranda do Laboratório de Neurofisiologia, Departamento de Ciências Fisiológicas, UERJ

Danielle Paes Machado de Andrade Branco


Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura Plena, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2007). Realizou a iniciação científica no Laboratório de Neurofisiologia (LN) do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) da UERJ de 2004 a 2007. Concluiu o mestrado no Programa de Biologia Humana e Experimental (conceito 5 da CAPES) do IBRAG / UERJ em 2009. Concluiu o mestrado no LN como bolsista de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (conceito 6 da CAPES) da UERJ. Foi bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (conceito 6 da CAPES) da UERJ. Atualmente trabalha no LN como pós doc. Professora da Universidade Veiga de Almeida de cursos de graduação e Pós-graduação. Experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia e Neuroanatomia. Experiência na área de Educação e Ensino com produção de material didático e divulgação científica.

Referências

AARLI, J. A.; DUA, T.; JANCA, A.; MUSCETTA, A. (Editors). Neurological Disorders: Public Health Challenges. Geneva, Switzerland: World Health Organization, 2006. 220 p. Disponível em: <https://www.who.int/mental_health/neurology/neurological_disorders_report_web.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

ARANTES, M.; BARBOSA, J.; FERREIRA, M. A. Differences in the students’ perceptions on the theaching of neuroanatomy in a medical curriculum organized by disciplines and an integrated medical curriculum. Acta Med. Port., v. 30, p. 1, n. 26-33, 2017. Disponível em: <https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7307>. Acesso em: 28 set. 2019.

AVERSI-FERREIRA, T. A.; MONTEIRO, C. A.; MAIA, F. A.; GUIMARÃES, A. P. R.; CRUZ, M. R. Estudo de neurofisiologia associado com modelos tridimensionais construídos durante o aprendizado. Biosci. J., v. 24, n. 1, p. 98-103, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6750>. Acesso em: 12 mar. 2019.

CAMPUS NETO, F.H.C.; MAIA, N.M.F. e S.; GUERRA, E.M.D. A experiência de ensino da anatomia humana baseada na clínica. Fortaleza: Universidade Metropolitana de fortaleza, Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia, 2008.

CARVALHO, F. A. H. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, v. 8, n. 3, p. 537-550, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462010000300012&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 10 mar. 2019.

DE FARIA, J. W. V.; TEIXEIRA, M. J.; DE MOURA SOUSA JUNIOR, L.; OTOCH, J. P.; FIGUEIREDO, E. G. Virtual and stereoscopic anatomy: when virtual reality meets medical education. Journal of Neurosurgery, v. 125, n. 5, p. 1105-1111, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/294258392_Virtual_and_stereoscopic_anatomy_When_virtual_reality_meets_medical_education>. Acesso em: 12 mar. 2019.

FURTADO, I. A.; GONÇALVES FERREIRA, A. D.; GONÇALVES FERREIRA, A. J. Teaching human anatomy to the graduation course in health sciences of the Lisbon university: five years of a new educational experience. Acta Med. Port., v. 26, n. 3, p. 251-257, 2013. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/da97/b41a1ae5281221c887435add960ae2db27c4.pdf>. Acesso em: 07 set. 2019.

GELB, D. J.; GUNDERSON, C. H.; HENRY, K. A.; KIRSHNER, H. S.; JOZEFOWICZ, R. F.; CONSORTIUM OF NEUROLOGY CLERKSHIP DIRECTORS AND THE UNDERGRADUATE EDUCATION SUBCOMMITTEE OF THE AMERICAN ACADEMY OF NEUROLOGY. The neurology clerkship core curriculum. Neurology, v. 58, n. 6, p. 849–852, 2002. Disponível em: <https://n.neurology.org/content/58/6/849>. Acesso em: 08 out. 2019.

GREVILLE, W. J.; DYMOND, S.; NEWTON, P. M. The student experience of applied equivalence-based instruction for neuroanatomy teaching. J. Educ. Eval. Health Prof., v. 13, p. 32, 2016. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/The-student-experience-of-applied-equivalence-based-Greville-Dymond/c052dfe20baf9250edd90316897d0bc3f5500f71>. Acesso em: 28 set. 2019.

HANSEN, J. T. Netter anatomia para colorir. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

JOZEFOWICZ, R. F. Neurophobia: The fear of neurology among medical students. Arch. Neurol., v. 51, n. 4, p. 328–329, 1994. Disponível em: <https://jamanetwork.com/journals/jamaneurology/article-abstract/592809>. Acesso em: 08 out. 2019.

KRONTIRIS-LITOWITZ, J. Using truncated lectures, conceptual exercises, and manipulatives to improve learning in the neuroanatomy classroom. Adv. Physiol. Educ., v. 32, n. 2, p. 152-156, 2008. Disponível em: <https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00103.2007>. Acesso em: 10 out. 2019.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios?; conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

MACHADO, A. HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

MOTA, M. F.; MATA, F. R.; AVERSI-FERREIRA, T. A. Constructivist pedagogic method used in the teaching of human anatomy. Int. J. Morphol., v. 28, n. 2, p. 369-374, 2010. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/ada5/759d997502e8f4c7014dcd61c3c616de1814.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2019.

PAULA, L. A. L. Jovens e novas formas de cognição: algumas reflexões sobre a escola. In: ARANHA, G.; SHOLL-FRANCO, A. Caminhos da Neuroeducação. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2012.

RAMOS, K. S.; PEDROSO, A. C.; GUIMARÃES, G. F.; SANTOS, J. C. C.; LACERDA, P. S. D. Uma análise de caso acerca do ensino em morfologia na universidade do estado do Pará. In: XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA, 2008, Belém. Anais... Belém: Universidade Federal do Pará, 2008.

RUIZ, C. R.; LIMA, N. B.; CUNHA, R. H.; NASCIMENTO, S. R. R. Investigation of the impact using neuroanatomy specimens prepared using new anatomical techniques on students’ learning. J. Morphol. Sci., v. 31, n. 4, p. 210-213, 2014. Disponível em: <http://www.jms.periodikos.com.br/journal/jms/article/doi/10.4322/jms.063013>. Acesso em: 07 set. 2019.

SANTOS-LOBATO, B. L.; MAGALHÃES, A. B.; MOREIRA, D. G.; FARIAS, F. P.; PORTO, L. K.; PEREIRA, R. B.; CUSTÓDIO, S. S.; BRAGA, T. K. K. Neurophobia in Brazil: Detecting and Preventing a Global Issue. Rev. Bras. Educ. Med., v.42, n.1, p.121-128, 2018. . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100121>. Acesso em: 08 out. 2019.

SILVA, M. S. L., MACEDO, M. T.; MACHADO, H. A.; SILVA, E. C.; NOVAES, C. C. B. S. Jogos educacionais como mediador de interação social e estímulo educacional: Olimpíadas de anatomia. In: CONNEPI, 2011, Natal. Anais... Natal: IFRN, 2011.

SILVA, M. S. L.; MACHADO, H. A.; BIAZUSSI, H. M. Produção de material didático alternativo para aula prática de anatomia humana. In: CONNEPI. 7., 2012, Palmas. Ciência, tecnologia e inovação: ações sustentáveis para o desenvolvimento regional. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4211/1560>. Acesso em: 14 mar. 2019.

SILVA, Y. A.; SILVA JÚNIOR, E. X.; SIVA, B. N.; RODRIGUES, G. P.; SOUSA, G. O.; NOVAES, W. A.; SHIOSAKI, R. K.; SILVA, T. F. A.; SCHWINGEL, P. A. Confecção de modelo neuroanatomico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1674-1688, 2017. . Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8502>. Acesso em: 21 abr. 2019.

SINGH, V.; KHARB, P. A paradigm shift from teaching to learning gross anatomy: meta-analysis of implications for instructuinal methods. J. Anatom. Soc. India, v. 62, p. 84-89, 2013. Disponível em: <http://medind.nic.in/jae/t13/i1/jaet13i1p84.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2019

SHOLL-FRANCO, A.; VEQUE, T. Fazendo arte com o cérebro. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2013.

TAN, K.; CHIN, H. X.; YAU, C. W. L.; LIM, E. C. H.; SAMARASEKERA, D.; PONNAMPERUMA, G.; NCK, T. Evaluating a bedside tool for neuroanatomical localization with extended-matching questions. Anat. Sci. Educ., v.11, n. 3, p. 262-269, 2018. . Disponível em: <https://www.academia.edu/34686668/Evaluating_a_bedside_tool_for_neuroanatomical_localization_with_extended-matching_questions>. Acesso em: 07 set. 2019.

Downloads

Publicado

03-08-2021

Como Citar

Marins, M., da Silva, M. G., Ferreira, D. K., dos Santos, D. B., & Paes-Branco, D. (2021). Produção e avaliação de material didático alternativo para o ensino de Neuroanatomia. Revista Sustinere, 9(1), 145–159. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49177