“Informados sobre o câncer” –o quiz como ferramenta de auxílio ao professor de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.48836Keywords:
Prevenção do câncer, Educação em Saúde, Ensino-Aprendizagem, Jogos educativos, Ensino de CiênciasAbstract
O câncer é uma doença endêmica responsável por elevado número de mortes no Brasil e no mundo. A maioria das mortes provocadas pelo câncer pode ser atribuída as práticas comportamentais de riscoe,por isso, a prevenção assume um papel de destaque na preservação da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse sentido, a sensibilização para os danos e hábitos de prevenção podem configurar uma estratégia preventiva efetiva entre os alunos do ensino básico. Atualmente, a Educação em Saúde (ES) é a abordagem mais indicada para trabalhar este tema. Assim, esse trabalho teve como objetivo a análise e avaliação de um quiz eletrônico, elaborado com intuito de auxiliar o professor de Biologia para desenvolver a ES na escola, evidenciando o tema câncer. O quiz “Informados sobre o Câncer” foi elaborado no siteTop Quiz. São 12 questões de múltipla escolha sobre prevenção, informação e tratamento do câncer. Dez acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unicentro participaram da análise e avaliação do quiz, enfatizando os principais pontos positivos e negativos desta ferramenta didática. Destacou-se entre os comentários positivos o caráter lúdico e a facilidade de compreensão e assimilação de um assunto complexo como o câncer, como sugestão de aprimoramento foi proposto aumentar o tempo de resposta das questões mais longas e a substituição da plataforma escolhida. A participação na revisão e aprimoramento deste recurso didático, permitiu aos futuros professores de Ciências e Biologia atuarem como participantes ativos na melhoria de um instrumento pedagógico que poderá ser utilizado na prática docente de ES com o tema câncer.
References
ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; organização Mario Jorge Sobreira da Silva. – 6. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: Inca, 2020. 114 p. Disponivel em:<https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/abc-do-cancer-abordagens-basicas-para-o-controle-do-cancer.>Acesso em: 25 nov. 2021.
ALVES, R. M. M.; GEGLIO, P. C.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUZA, C. N. S.; ARAÚJO, M. S. M (2015). O Quiz como Recurso Pedagógico no Processo Educacional: apresentação de um objeto de aprendizagem. XIII Congresso Internacional de Tecnologia e Educação. Pernambuco. Disponivel em:<https://docplayer.com.br/6952317-O-quiz-como-recurso-pedagogico-no-processo-educacional-apresentacao-de-um-objeto-de-aprendizagem.html> Acesso em: 20 nov.2021.
ANDRÉ M. Etnografia da prática escolar. 18 ed. Campinas (SP): Papirus; 2011.
ARAÚJO, G. H. M.; SILVA, A. S. C.; CARVALHO, L. A. S.; SILVA, J. C.; RODIRGUES, C. W. M. S.; OLIVEIRA, G. F. O quiz como recurso didático no processo ensino-aprendizagem em genética.In: 63ª Reunião Anual da SBPC, nº 2176-1221, 2011. Anais da 63ª Reunião Anual da SBPC.Goiânia, 2011.Disponívelem<http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/5166.htm> Acesso em 20 nov.2021.
BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; CASSOL, M. S.; ROUBUSTE, L. da S.; BECKER, E. L. S. Reflections on information and communication technologies in the public school by an autobiographic viés. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 6, p. e13861029, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i6.1029. Disponível em:<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1029>. Acesso em: 4 dez. 2021.
BELTRÃO, G. G. B; AGUIAR, J. V. S. A concepção de sáude-doença nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma abordagem histórica. Revista da Rede Amazonica de Educação em Ciencias e Matemática. 2015. Disponivelem :<https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9271> Acesso em 22 nov.2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 18 nov.2021.
CALDAS, P. C. P.; FONSECA, V. L. B.Avaliação contínua de aprendizagem e o uso de jogos educativos no ensino de química: um estudo do Kahoot!Quiz com estudantes do ensino médio. ForScience, Formiga, v. 9, n. 2, e00920, jul./dez. 2021. DOI: 10.29069/forscience.2021v9n2.e920.
CARVALHO, I. N.; MONIQUE, P.; MELO,A.; CARVALHO,E.;SANTOS, G.; (2021). Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde. Research, SocietyandDevelopment. 10. e18710716471. 10.33448/rsd-v10i7.16471.Disponívem em<https://www.researchgate.net/publication/352659216_Tecnologia_educacional_A_enfermagem_e_os_jogos_educativos_na_educacao_em_saude> Acesso em: 4 dez.2021.
COSTA, J. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. Campanhas sanitárias como instrumentos da educação em saúde no Brasil: algumas reflexões para uma educação popular em saúde. Revista Sustinere, [S.l.], v. 9, p. 333 - 351, out. 2021. ISSN 2359-0424. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/49818>. Acesso em: 04 dez. 2021.
CRISOSTIMO, A. L.; SILVEIRA, R. M. C. F. (org.) Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática. Ed. Unicentro, Guarapuava, 2019. 234 p.
GURGEL, S. S.; TAVEIRA, G.P.; MATIAS, E.O.; PINHEIRO, P.N.C.; VIEIRA,N.F.C.; LIMA, F.E.T. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação
em saúde. Rev Min Enferm, v.21, p.e-1016, 2017. Disponívem em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30152> Acesso em :04 dez.2021.
KLEIN, W.M.P, O'CONNELL, M. E, BLOCH, M.H, CZAJKOWSKI, S.M, GREEN, P.A, HAN, P.K.J, MOSER R.P, NEBELING, L.C, VANDERPOOL, R.C. Behavioral Research in Cancer Prevention and Control: Emerging Challenges and Opportunities. J Natl Cancer Inst. 2021 Jul 7:djab139. doi: 10.1093/jnci/djab139. Epub ahead of print. PMID: 34240206; PMCID: PMC8344826. Disponível em: <https://academic.oup.com/jnci/advance-article/doi/10.1093/jnci/djab139/6317682> Acesso em: 04 dez.2021.
LIMA G.C, GUIMARÃES A.M, SILVA J.R, OTERO L.M, GOIS C.F. Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus. Saúde em Debate, v. 43, p. 150- 158, 2019. Disponívem em: <https://www.scielo.br/j/sdeb/a/N8gGgzSh4psXWgrqJRcrR6F/?lang=pt> Acesso em 04 dez.2021.
LIRA, K.L.V. (ORG); SANTOS, A.A.; ALVES, D. V.; BARROS, M. S. N. As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: Diálogos Fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernandez, Pierre Levy e Rudolf Steiner, 1 Ed,, Ed. Appris, Curitiba, 2018, 291 p.
MARCOLLA, V.; MORO, T. B. . As TIC no espaço escolar: uma análise da apropriação a partir das práticas docentes. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23875, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23875. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23875>. Acesso em: 4 dez. 2021.
MINUSSI, M.M. SOUZA A.T. Web-Game educacional para ensino e aprendizagem de ciências. Revista Novas Tecnologias na Educação. Rio Grande do Sul,v.14, n.2, julho 2016. Disponível em :<https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/67349> Acesso em: 22 nov .2021.
NONNAN . D.;Dardas L, Bice-Wigington T, Sloane R, Benjamin R, Choi SH, Simmons LA. Understanding Multiple Behavioral Risk Factors for Cancer in Rural Women. Public Health Nurs. 2016 Nov;33(6):519-528. doi: 10.1111/phn.12282. Epub 2016 Jul 5. PMID: 27377312; PMCID: PMC5962939.
SANTOS, L. C.; OLIVEIRA, C. L. C. (2020). O jogo digital Quiz dos tecidos, as contribuições da monitoria para o ensino de Histologia e para a formação acadêmica do monitor. Horizontes. Disponível em em:<https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/797>. Acesso em: 29 nov.2021.
SILVA, M, S; GARCIA, R N. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, [s. l], v. 19, n. 2, p. 320-345, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7655619. Acesso em: 03 dez. 2021.
SILVA, E. S.; LOJA, L. F. B.; PIRES, D. A. T. QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 172-192, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/550 . Acesso em: 4 dez. 2021.
SIQUEIRA,C. M. F. Educação em Saúde e a prevenção do câncer: uma proposta para a formação docente em Ciências Biológicas. 2020.Dissertação de mestrado. Universidade Estadual do Centro Oeste. Disponivel em: <https://www3.unicentro.br/ppgen/dissertacoes/>. Acesso em: 28 nov.2021.
SIQUEIRA. C.M.F; SANTOS, E.M.; REBECA, R. Diagnóstico sobre o tema câncer nos currículos das universidades paranaenses e uma proposta de curso online para a formação inicial de licenciandos em ciências biológicas. In: IX Congresso do setor de Agrarias e Ambientais-Unicentro/PR, Guarapuava, 2018.
SOUSA, M. C., GUIMARÃES, A. P. M., ; AMANTES, A. (2019). A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 129–153. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153.
TELES, T.P.Z. Educação Em Saúde E Textos De Divulgação Científica No Contexto Escolar: um estudo bibliográfico. Dissertação de mestrado- Universidade Federal De Itajubá Programa De Pós-Graduação Em Educação Em Ciências. 2018.
VARGAS, D, D.; AHLERT, E. M. O Processo De Aprendizagem E Avaliação Através De
Quiz. 2018. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2038/1/2017DaianadeVargas.pdf> Acesso em 25 nov.2021.
VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores:Contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o Desenvolvimento profissional Docente. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.