“Informados sobre o câncer” –o quiz como ferramenta de auxílio ao professor de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.48836

Palavras-chave:

Prevenção do câncer, Educação em Saúde, Ensino-Aprendizagem, Jogos educativos, Ensino de Ciências

Resumo

O câncer é uma doença endêmica responsável por elevado número de mortes no Brasil e no mundo. A maioria das mortes provocadas pelo câncer pode ser atribuída as práticas comportamentais de riscoe,por isso, a prevenção assume um papel de destaque na preservação da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse sentido, a sensibilização para os danos e hábitos de prevenção podem configurar uma estratégia preventiva efetiva entre os alunos do ensino básico. Atualmente, a Educação em Saúde (ES) é a abordagem mais indicada para trabalhar este tema. Assim, esse trabalho teve como objetivo a análise e avaliação de um quiz eletrônico, elaborado com intuito de auxiliar o professor de Biologia para desenvolver a ES na escola, evidenciando o tema câncer. O quiz “Informados sobre o Câncer” foi elaborado no siteTop Quiz. São 12 questões de múltipla escolha sobre prevenção, informação e tratamento do câncer. Dez acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unicentro participaram da análise e avaliação do quiz, enfatizando os principais pontos positivos e negativos desta ferramenta didática. Destacou-se entre os comentários positivos o caráter lúdico e a facilidade de compreensão e assimilação de um assunto complexo como o câncer, como sugestão de aprimoramento foi proposto aumentar o tempo de resposta das questões mais longas e a substituição da plataforma escolhida. A participação na revisão e aprimoramento deste recurso didático, permitiu aos futuros professores de Ciências e Biologia atuarem como participantes ativos na melhoria de um instrumento pedagógico que poderá ser utilizado na prática docente de ES com o tema câncer.

Biografia do Autor

Camila Machado Ferreira Siqueira, Universidade Estadual do Centro Oeste- PR (Unicentro)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Biologia Geral. Atuou de 2012 a 2013 como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia- PIBID , como iniciante a docência no Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer e Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, ministrando aulas teóricas e práticas em laboratório.. Participou de projetos de extensão intitulados: "O Ensino de Ciências e Alfabetização Científica", no período de 2011 á 2012, coordenado pela professora Dra Ana Lúcia Crisóstimo, e durante o ano de 2013 do projeto "PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" , modalidade permanente, com coordenação de Profª Eliane Strack Schimin. Possui especialização em Educação Especial Inclusiva e Educação no Campo pela Faculdade São Bráz, Especializada em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste.

Rosilene Rebeca, Universidade Estadual do Centro Oeste- PR (Unicentro)

Possui Habilitação Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1991), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Bioquímica pela UFPR (2008). Estudou Filosofia, Cinema e Etologia sob a orientação do filósofo Claudio Ulpiano (UERJ/UFF). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: caquexia associada ao câncer e metabolismo de células tumorais. Atua em projetos multidisciplinares cujas temáticas envolvam a Educação Ambiental e Ensino de Bioquímica. Coordenadora de área do PIBID-Ciências Biológicas de 2015 a junho de 2019 e coordenou o PIBID-Biologia/2020 de maio de 2021 a janeiro de 2022. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGEN. 

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Publicado

02-08-2022

Como Citar

Siqueira, C. M. F., & Rebeca, R. (2022). “Informados sobre o câncer” –o quiz como ferramenta de auxílio ao professor de Ciências e Biologia. Revista Sustinere, 10(1), 51–68. https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.48836