“Informados sobre o câncer” –o quiz como ferramenta de auxílio ao professor de Ciências e Biologia

Camila Machado Ferreira Siqueira, Rosilene Rebeca

Resumo


O câncer é uma doença endêmica responsável por elevado número de mortes no Brasil e no mundo. A maioria das mortes provocadas pelo câncer pode ser atribuída as práticas comportamentais de riscoe,por isso, a prevenção assume um papel de destaque na preservação da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse sentido, a sensibilização para os danos e hábitos de prevenção podem configurar uma estratégia preventiva efetiva entre os alunos do ensino básico. Atualmente, a Educação em Saúde (ES) é a abordagem mais indicada para trabalhar este tema. Assim, esse trabalho teve como objetivo a análise e avaliação de um quiz eletrônico, elaborado com intuito de auxiliar o professor de Biologia para desenvolver a ES na escola, evidenciando o tema câncer. O quiz “Informados sobre o Câncer” foi elaborado no siteTop Quiz. São 12 questões de múltipla escolha sobre prevenção, informação e tratamento do câncer. Dez acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unicentro participaram da análise e avaliação do quiz, enfatizando os principais pontos positivos e negativos desta ferramenta didática. Destacou-se entre os comentários positivos o caráter lúdico e a facilidade de compreensão e assimilação de um assunto complexo como o câncer, como sugestão de aprimoramento foi proposto aumentar o tempo de resposta das questões mais longas e a substituição da plataforma escolhida. A participação na revisão e aprimoramento deste recurso didático, permitiu aos futuros professores de Ciências e Biologia atuarem como participantes ativos na melhoria de um instrumento pedagógico que poderá ser utilizado na prática docente de ES com o tema câncer.


Palavras-chave


Prevenção do câncer, Educação em Saúde, Ensino-Aprendizagem, Jogos educativos, Ensino de Ciências

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2022.48836

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