Estágios supervisionados em serviços públicos de saúde da Universidade Estadual de Londrina e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia: uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.47978

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Educação em Odontologia, Currículo, Estágio, Serviços de Saúde

Resumo

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em Odontologia estão descritas as competências gerais e específicas relacionadas ao processo de formação do cirurgião-dentista. Para o cumprimento dessas competências, as DCN mencionam ser imprescindível a aproximação do profissional ao sistema de saúde vigente no país, ratificando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação em saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar as atividades formativas de estágios supervisionados em serviços públicos de saúde do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e seu alcance em relação ao cumprimento das competências gerais das DCN. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo pesquisa documental, no qual foram analisadas as DCN em Odontologia, o Projeto Pedagógico e os programas de aprendizagem dos módulos das referidas atividades de ensino do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin para análise dos dados. Os resultados mostram o quão convergentes encontram-se os programas de aprendizagem e as atividades práticas desenvolvidas pelos estudantes, durante a experiência dos estágios supervisionados da UEL, tendo como referência as competências gerais descritas nas DCN para os cursos de Odontologia no Brasil. Conclui-se que os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde desempenham importante contribuição no desenvolvimento das competências descritas nas DCN. As experiências, tanto profissionais quanto pessoais, vivenciadas durante as atividades extramuros, podem ser consideradas indispensáveis para formação de cirurgiões-dentistas mais completos, aptos a desenvolverem práticas humanizadas e resolutivas e, sobretudo, mais preparados e seguros para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Ananda Lousada Felipe, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Curso de Odontologia

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (2020), instituição na qual foi bolsista de Extensão Universitária. Atualmente é cirurgiã dentista em instituição privada - Consultório Odontoprime LTDA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Harmonização Facial.

Márcio Grama Hoeppner, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Cetro de Ciências da Saúde (CCS) Depto. de Odontologia Restauradora (ODO) Área: Dentística Restauradora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araçatuba (1985), mestrado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (1993) e doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: resina composta, estética e clareamento dentário, educação, retenção e esmalte dental. 

Pablo Guilherme Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Cetro de Ciências da Saúde (CCS) Depto. de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) Área: Saúde Bucal Coletiva

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição na qual foi bolsista de Extensão Universitária, bolsista do Programa de Iniciação Científica (I.C.), bolsista do Programa de Iniciação Extensionista (I.EXT.) e bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Foi cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Piracicaba-SP. Especialista em Saúde Coletiva e da Família pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP), Especialista em Gestão em Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB-UNESP), Especialista em Informática em Saúde pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), sob orientação da Prof. Dr. Ana Estela Haddad, Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especialista em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), sob orientação do Prof. Dr. Samuel Jorge Moysés. Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva, sob orientação do Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, e Doutor em Odontologia (Área: Cariologia), sob orientação da Profa. Dra. Livia Maria Andaló Tenuta, pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Professor Adjunto A do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Positivo (UP) - Londrina. Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PGMDO) da Universidade Positivo (UP), sob supervisão da Profa. Dra. Marilisa Carneiro Leão Gabardo. Possui experiência na área de Odontologia, com ênfase em Bioquímica Oral, Cariologia e Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Odontologia, Cárie Dentária e Flúor.

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Publicado

03-08-2021

Como Citar

Felipe, A. L., Hoeppner, M. G., & Caldarelli, P. G. (2021). Estágios supervisionados em serviços públicos de saúde da Universidade Estadual de Londrina e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia: uma análise documental. Revista Sustinere, 9(1), 108–124. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.47978