Síndrome de Stevens- Johnson: revisão integrativa

Autores

  • Natalia Abreu Silva Vieira Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH. https://orcid.org/0000-0001-7775-1775
  • Francisca Irvna Mesquita Cisne Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH. https://orcid.org/0000-0002-9773-999X
  • Fernanda Mesquita Magalhães Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH. https://orcid.org/0000-0002-4156-6268
  • Victor Matheus Gouveia Nogueira Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta -UNINTA, Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.47707

Resumo

O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa a respeito da Síndrome de Stevens-Johnson, uma reação de hipersensibilidade cutânea grave descrita pela primeira vez em 1922. Foram realizados levantamentos bibliográficos eletrônicos nas bases de dados BVS®, LILACS® e SCIELO®. O recorte histórico das publicações foi estabelecido no período de 2014 a 2019 e selecionaram-se apenas os artigos publicados em Língua Portuguesa. A maioria consistiu em estudos de caso. As variáveis analisadas nos artigos selecionados foram sexo, drogas mais suscetíveis, enfermidades associadas e óbito. A partir da análise, verificou-se que a publicação de artigos sobre a doença foi crescente, porém as publicações em português se deram em quantidade bem menor. Averiguou-se ainda que o principal fármaco associado à síndrome é o alopurinol e que o atendimento inadequado ou tardio ao indivíduo é um dos principais fatores de risco para ocorrência de óbito, junto com a idade avançada, e que há grande recorrência de enfermidades oculares associadas à doença. Desse modo, o estudo demonstrou a importância de um diagnóstico precoce, que permita o início do tratamento adequado o mais rápido possível, de modo a evitar as complicações associadas, e de uma maior conscientização da população em geral a respeito da doença para que se promova a sua mitigação.

Biografia do Autor

Natalia Abreu Silva Vieira, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Fernanda Mesquita Magalhães, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Victor Matheus Gouveia Nogueira, Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA. Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta -UNINTA, Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta -UNINTA, Membro da Liga Acadêmica de Embriologia Integrada a Histologia – LAEH.

Downloads

Publicado

03-08-2021

Como Citar

Vieira, N. A. S., Cisne, F. I. M., Magalhães, F. M., Nogueira, V. M. G., & Oliveira, M. A. S. (2021). Síndrome de Stevens- Johnson: revisão integrativa. Revista Sustinere, 9(1), 96–107. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.47707