Diagnóstico e prevalência de sarcopenia em idosos institucionalizados do município de João Pessoa-PB

Autores

  • Janilson Avelino da Silva Centro Universitário-Uniesp https://orcid.org/0000-0003-1082-8330
  • Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB https://orcid.org/0000-0003-0436-359X
  • Ithaissa Lacerda Tavares Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Keyth Sulamitta de Lima Guimarães Unipê-Centro Universitário https://orcid.org/0000-0002-1315-6624
  • Maria José de Carvalho Costa Professora associada do departamento de nutrição da Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5441-8654
  • Renata Leite Tavares Uniesp-Centro Universitário.
  • Sandyerlly da Paz do Nascimento Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves Professora titular do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. https://orcid.org/0000-0002-7885-4837

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.46698

Palavras-chave:

Envelhecimento, Instituição de Longa Permanência para idosos, Força da mão, Composição corporal, Velocidade de caminhada

Resumo

Introdução: A sarcopenia é considerada uma doença muscular reconhecida recentemente pela classificação internacional das doenças dez que se desenvolve comumente de forma progressiva e crônica. Ela possui relação com a perda da funcionalidade, com a incapacidade, redução da independência, aumento da fragilidade, mau prognóstico da saúde do idoso e mortalidade, podendo gerar altos custos pessoais, sociais e para o sistema de saúde. Apesar de sua importância, essa condição é raramente avaliada na prática clínica. Objetivo: Diagnosticar a prevalência de sarcopenia em idosos institucionalizados no município de João Pessoa-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, analítico, transversal em que foram selecionados 100 idosos, ≥60 anos, de cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos. Avaliaram-se parâmetros sociodemográficos, clínicos, antropométricos, de retinolemia, de estresse oxidativo e inflamação. Os dados foram analisados por meio de uma regressão logística multivariada no software R. Adotou-se o p<0,05. A sarcopenia foi atestada usando-se o algoritmo do Grupo de Trabalho Europeu de sarcopenia em idosos de 2019. Resultados: Encontrou-se uma prevalência de sarcopenia em 37% da amostra (37 idosos), sendo 36% considerada severa. Observou-se que os indivíduos sarcopênicos geralmente são homens (p=0,00; IC 95% = 4,04-46,37), possuem retinolemia baixa (p =0,01; IC 95% 0,04-0,63) e possuem excesso de peso (p =0,04; IC 95% 0,03-0,93), independente de outros fatores de risco. Conclusão: No presente estudo, observou-se que existe uma elevada prevalência de sarcopenia nesse grupo institucionalizado, quase 100% em alto grau, principalmente em homens com baixas quantidades de vitamina A e com excesso de peso.

 

Biografia do Autor

Janilson Avelino da Silva, Centro Universitário-Uniesp

Docente do Ensino Superior em Nutrição desde 2015. Nutricionista pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2013). Mestre (2015) e Doutor (2019) em Ciências da Nutrição com ênfase em Nutrição Clínica e Epidemiologia da Nutrição pela UFPB; Especialista em Nutrição Esportiva (2016). Coordenador do curso de Nutrição em Oncologia do Uniesp.

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Possui graduação de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e em Ciências Econômicas, com mestrado em Economia de Empresas e doutorado em Economia Aplicada pelo PPGE/UFPB. É professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, membro permanente nos programas de pós-graduação em Economia Aplicada e em Economia do Setor Público e coordenador do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA). Nos últimos anos, coordenou e participou de projetos fomentados pelo IPEA, CNPq, UNESCO, BID, FAPESQ, FUNETEC, TCE-PB, entre outros, tendo mais de 40 artigos publicados e aceitos em periódicos nacionais e internacionais e mais de 10 sistemas de informação (BI e Apps) desenvolvidos para órgãos públicos e sociedade. Em 2015, sua tese foi ganhadora do 35º Prêmio BNDES de Economia e, em 2018, foi agraciado com o Prêmio Werner Baer de Economia Regional (BNB/ANPEC). Tem experiência em pesquisas e sistemas de informação na área de Monitoramento e Avaliação de Projetos, com ênfase em eficiência de recursos públicos, economia da saúde, economia da educação e engenharia de dados sociais, bem como no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial e plataformas analíticas para controle interno e externo.

Ithaissa Lacerda Tavares, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I João Pessoa-PB.

Keyth Sulamitta de Lima Guimarães, Unipê-Centro Universitário

Enfermeira e Nutricionista com Mestrado em Nutrição clínica e doutoranda em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente faz parte do quadro de professores do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Tem experiência na área de docência, nos cursos de graduação e pós graduação em enfermagem, nutrição e educação física. Desenvolve pesquisa experimental avaliando a utilização de probióticos como alternativa terapêutica frente as doenças crônicas não transmissíveis.

Maria José de Carvalho Costa, Professora associada do departamento de nutrição da Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), mestrado em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Nutrition Et Alimentation - Université de Bourgogne (1987). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba, assessoria ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e assessoria científica &quot;ad hoc&quot; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: Clinica e epidemiologia aplicada a nutrição, avaliação nutricional e bioquímica, com ênfase em marcadores inflamatórios, Nutrigenômica e metabolômica.

Renata Leite Tavares, Uniesp-Centro Universitário.

Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Especialista em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio de Sá (2014). Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (UFPB). Atualmente é professora dos cursos de Graduação em Educação Física e Graduação em Nutrição no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e professora convidada de cursos de pós-graduação na área de nutrição esportiva. Pesquisadora integrante do Laboratório de Nutrição Experimental (LANEX) / Departamento de Nutrição (UFPB). Tem experiência nas áreas de Nutrição Experimental, Nutrição Esportiva e Fitoterapia.

Sandyerlly da Paz do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil, onde foi bolsista de Iniciação Científica do CNPQ, atuando no projeto de pesquisa em Idosos Institucionalizados. Graduada em Licenciatura Plena em Biologia na Universidade Estadual Vale do Acaraú e Técnica em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Maria da Conceição Rodrigues Gonçalves, Professora titular do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Possui graduação em Curso de Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1980), mestrado em Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professora titular do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e Epidemiologia Clínica. 

Referências

ARAUJO, Claudio Gil; LAUKKANEN, Jari Antero. Músculo Cardíaco e Músculo Esquelético Conectados pelo Sistema Nervoso Autônomo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo , v. 112, n. 6, p. 747-748, 2019. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/abc/v112n6/pt_0066-782X-abc-112-06-0747.pdf>. Acesso em 05 Jan. 2019.

BAIERLE, Marília; NASCIMENTO, Sabrina N.; MORO, Angela M.; BRUCKER, Natália; FREITAS, Fernando; GAUER, Bruna; DURGANTE, Juliano; BORDIGNON, Suelen; ZIBETTI, Murilo; TRENTINI, Clarissa M.; DUARTE, Marta M. M. F.; GRUNE, Tilman; BREUSING, Nicolle; GARCIA, Solange C. Relationship between Inflammation and Oxidative Stress and Cognitive Decline in the Institutionalized Elderly. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, Porto Alegre, v. 2015, p. 1-12, 2015. Disponível em:< http://downloads.hindawi.com/journals/omcl/2015/804198.pdf>. Acesso em 05 Jan. 2019.

BASTIAANSE, Luc P.; HILGENKAMP, T. I., ECHTELD, M.A., EVENHUIS, H.M. Prevalence and associated factors of sarcopenia in older adults with intellectual disabilities. Research in Developmental Disabilities, v. 33, n.06, p. 2004-2012, 2012. Disponível em:< https://www-sciencedirect.ez15.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0891422212001497?via%3Dihub>. Acesso em 05 Jan. 2019.

BAUMGARTNER, R.N. Body composition in healthy aging. Annals new york academy of sciences, v. 904, p. 437–448, 2000. Disponível em:< https://nyaspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1749-6632.2000.tb06498.x>. Acesso em 10 Jan. 2019.

BENTO, Cláudia; MATOS, A.C., CORDEIRO, A., RAMALHO, A. Vitamin A deficiency is associated with body mass index and body adiposity in women with recommended intake of vitamin A. Nutrición Hospitalaria,v.35, n.05, p. 1072-1078, 2018. Disponível em :< https://www.nutricionhospitalaria.org/index.php/articles/01630/show#!>. Acesso em 10 Jan. 2019.

BRAND-WILLIAMS, W.; CUVELIER, M. E.; BERSET, C. Use of a free radical method to evaluate antioxidant activity. LWT - Food Science and Technology, v. 28, n. 1, p. 25-30, 1995. Disponível em :< http://radio.cuci.udg.mx/bch/EN/Manuals/Techniques/DPPHoriginal_LebensWissTechnol_1995-v28-p25.pdf>. Acesso em 10 Jan. 2019.

BRAVO-JOSÉ, P.; MORENO, E., ESPERT, M., ROMEU, M., MARTÍNEZ, P., NAVARRO, C. Prevalence of sarcopenia and associated factors in institutionalised older adult patients. Clinical Nutrition ESPEN, v. 27, p.113-119, 2018.

CARNEY, Gemma M. Toward a gender politics of aging. Journal of Women & Aging, v.30, n.3, p.242-258, 2018.

CHUMLEA, William Cameron; ROCHE, Alex F.; STEINBAUGH, Maria L. Estimating stature from knee height for persons 60 to 90 years of age. Journal of the American Geriatrics Society, v.33, p.116-120, 1985.

CHOI, Kyung Mook. Sarcopenia and sarcopenic obesity. The Korean Journal of Internal Medicine, v.31, p.1054-1060, 2016. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5094937/>. Acesso em: 20 Jan. 2019.

CRUZ-JENTOFT, Alfonso J.; BAEYENS, J.P., BAUER, J.M., BOIRIE, Y., CEDERHOLM, T., LANDI, F., MARTIN, F.C., MICHEL, J.P., ROLLAND, Y., SCHNEIDER, S.M., TOPINKOVÁ, E., VANDEWOUDE, M., ZAMBONI, M. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis: report of the European Working Group on sarcopenia in older people. Age Ageing, v.39, n.4, 2010. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2886201/>. Acesso em: 05 de Fev. 2019.

CRUZ-JENTOFT, Alfonso J.; BAHAT, G.; BAUER, J.; BOIRIE, Y.; BRUYÈRE,O.; CEDERHOLM, T.; COOPER, C.; LANDI, F.; ROLLAND, Y.; SAYER, A.A.; SCHNEIDER, S.M.; SIEBER, C.C., TOPINKOVA, E.;VANDEWOUDE, M.;VISSER, M.; ZAMBONI, M. Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing, v.48, p. 16-31, 2019. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6322506/>. Acesso em 05 Fev. 2019.

DESROSIERS, Johanne; , BRAVO, G.; HÉBERT, R.; DUTIL, E. Normative data for grip etrength of elderly men and women. American Journal of Occupational Therapy, v.49, n.7, p.637-44, 1995.

DODDS, Richard M.; DODDS, R.M.; SYDDALL, H.E.; COOPER, R.; BENZEVAL, M.; DEARY, I.J.; DENNISON, E.M.; DER, G.; GALE, C.R.; INSKIP, H.M.; JAGGER, C.; KIRKWOOD, T.B.; LAWLOR, D.A.; ROBINSON, S.M.; STARR, J.M.; STEPTOE, A.; TILLING, K.; KUH, D.; COOPER C.; SAYER, A.A. Grip strength across the life course: normative data from twelve British studies. PLoS One, v. 09, n. 12, p.014, 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4256164/>. Acesso em 15 Fev. 2019.

FRIED, Linda F.; BOUDREAU, R.; LEE, JS; CHERTOW, G; KURELLA-TAMURA, M; SHLIPAK, MG; DING, J; SELLMEYER, D; TYLAVSKY, FA; SIMSONICK, E; KRITCHEVSKY, SB; HARRIS, TB; NEWMAN, AB. Kidney function as a predictor of loss of lean mass in older adults: health, aging and body composition study. Journal of the American Geriatrics Society, v. 55, p. 1578-1584, 2007. Disponível em:<https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1532-5415.2007.01398.x>. Acesso em 15 Fev. 2019.

FURR, H. C.; TANUMIHARDJO, O.; OLSON, J. A. Training manual for assessing vitamin A status by use of the modified relative dose response and the relative dose response assays Sponsede by the USAID vitamin A. Field Support Project-Vital, Washington, pp. 70, 1992.

HSU, Kuo-Jen; LIAO, Chun-De; TSAI, Mei-Wun; CHEN, Chiao-Nan. Effects of Exercise and Nutritional Intervention on Body Composition, Metabolic Health, and Physical Performance in Adults with Sarcopenic Obesity: A Meta-Analysis. Nutrients, v.11, n. 2163, p.1-15, 2019. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6770949/>. Acesso em 15 Fev. 2019.

IVACG (International Vitamin A Consultative Group). Improving the vitamin A

status of populations. USAID-ILSI. 2003.

JACKSON, Andrew S.; POLLOCK, Michael L. Generalized equations for predicting body density of men. British Journal of Nutrition, v. 40, p. 497-504, 1978.

JACKSON, Andrew S.; POLLOCK, Michael L..; WARD, Ann. Generalized equations for predicting body density of women. Medicine & Science in Sports & Exercise, v.12, p. 175-82, 1980.

KIM, H; HIRANO, H; EDAHIRO, A; OHARA, Y; WATANABE, Y; KOJIMA, N; KIM, M; HOSOI, E; YOSHIDA, Y; YOSHIDA, H; SHINKAI, S. Sarcopenia: Prevalence and associated factors based on different suggested definitions in community-dwelling older adults. Geriatrics Gerontology International, v.16, p.110–122, 2016. Disponível em:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ggi.12723. Acesso em 05 Mar. 2019.

LAMEU, Edson Braga; GERUDE, Mauricio Freitas; CORRÊA, Regina Célia; LIMA, Keite Azevedo. Adductor policis muscle: a new anthropometric parameter. Revista do Hospital das Clínicas, v. 59, n.2, p.57-62, 2004.

LANDI, F; LIPEROTI, R; FUSCO, D; MASTROPAOLO, S; QUATTROCIOCCHI, D; PROIA, A; RUSSO, A; BERNABEI, R; ONDER, G. Prevalence and Risk Factors of Sarcopenia Among Nursing Home Older Residents. The Journals of Gerontology, v. 67, n.1, p.48-55, 2012.

LIGUORI, Ilaria; RUSSO, Genaro; ARAN, Luisa; BULLI, Giulia; CURCIO, Francesco; DELLA-MORTE, David; GARGIULO, Gaetano; TESTA, Gianluca; CACCIATORE, Francesco; BONADUCE, Domenico; ABETE, Pasquale. Sarcopenia: assessment of disease burden and strategies to improve outcomes. Clinical Interventions in Aging, v.13, 2018.

LOHMAN, Timothy G. Anthropometric Standardization Reference Manual. Champaing, Illinois: Human Kinetics, p.28-80, 1988.

MARTY, Eric; LIU, Yi; SAMUEL, André; OR, Omer; LANE, Joseph. A review of sarcopenia: Enhancing awareness of an increasinglyprevalent disease. Bone, v.105, p.276-286, 2017. Disponível em: <https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S8756328217303459?token=14AF8E9A308A67420F68DA3FF5A0FA9E7BB2D85C571BA6E15FA34DCAA852D5DC83329D6C9E7AED68580CAE2189CAF472>. Acesso em 23 Maio 2019.

MARZETTI, E; CALVANI, R; TOSATO, M; CESARI, M; DI BARI, M; CHERUBINI, A; COLLAMATI, A; D'ANGELO, E; PAHOR, M; BERNABEI, R; LANDI, F. Sarcopenia: an overview. Aging clinical and experimental research, v. 29, p. 11–17, 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs40520-016-0704-5.pdf>. Acesso em 05 abr. 2019.

MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MESQUITA, Alice Ferreira; SILVA, Emanuelle Cruz da; EICKEMBERG, Michaela; RORIZ, Anna Karla Carneiro; BARRETO-MEDEIROS, Jairza Maria; RAMOS, Lílian Barbosa. Factors associated with sarcopenia in institutionalized elderly. Nutrición Hospitalaria, v.34, n.2, p.345-351, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28421788/?from_term=%28sarcopenia%29+AND+%28institucionalized+elderly%29&from_filter=years.2015-2020&from_exact_term=%28sarcopenia%29+AND+%28institutionalized+elderly%29&from_pos=3>. Acesso em 28 maio 2020.

MILAGRES, Luana Cupertino; MARTINHO, Karina Oliveira; MILAGRES, Diana Cupertino; FRANCO, Fernanda Silva; RIBEIRO, Andréia Queiroga; NOVAES, Juliana Farias de. Relação cintura/estatura e índice de conicidade estão associados a fatores de risco cardiometabólico em idosos. Ciência & Saúde Coletiva, v.24, n.4, p. 1451-1461, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000401451 Acesso em 29 maio 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; FIRMO, Joselia Oliveira Araujo. Longevity: bonus or onus? Ciência & Saúde Coletiva, v.24, n.1, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v24n1/1678-4561-csc-24-01-0004.pdf>. Acesso em 20 abr. 2019.

MUSSOI, Thiago Duran. Avaliação nutricional na prática clínica: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

NAKANO, Márcia Mariko. Versão brasileira da Short Physical Performance Batery-SPPB: adaptação cultural e estudo da confiabilidade. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. Disponível em:< http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252485/1/Nakano_MarciaMariko_M.pdf>. Acesso em 20 abr. 2019.

Nutrition Screening Initiative. Incorporating nutrition screening and interventions into medical practice. A monograph for physicians. Washington, D.C. US: American Academy of Family Physicians. The American Dietetic Association. National Council on Aging Inc; 1994.

OHKAWA, H.; OHISHI, N.; YAGI, K. Assay for lipid peroxides in animal tissues by thiobarbituric acid reaction. Analytical Biochemistry, v. 95, p. 351-358, 1979. Disponível em:<https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/0003269779907383?token=51FE1208215CC6EEB49FC9EDC629ABBD64707581B5897BD405C7740B81732DCAC1DC20484D73CAB7962EAE2A55914321>. Acesso em 20 abr. 2019.

OLAWUYI, Abisola T; ADEOYE, , Ikeola A. The prevalence and associated factors of non-communicable disease risk factors among civil servants in Ibadan, Nigeria. PLOS ONE, v.13, n. 9, p.1-19, 2018. Disponivel em:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6136760/. Acesso em 25 abr. 2019.

OLIVEIRA, José Egídio Paulo de; MONTENEGRO JÚNIOR, Renan Magalhães; VENCIO, Sérgio. Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes – 2017/2018. São Paulo: Clannad, 2017.

ONGAN, Dilek; RAKICIOG˘LU, Neslisah. Nutritional status and dietary intake of institutionalized elderly in Turkey: A cross-sectional, multi-center, country representative study. Archives of Gerontology and Geriatrics, v. 61, n. 2, p. 271-276, 2015. Disponível em:<https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0167494315000734?token=05F7AD2075DF0740727F8EBB709F5569DBA410B58D4F4315FA4656B0444DAEA40D38CE748B6842B504ADB417775C96B7>. Acesso em 02 maio 2019.

PINHEIRO, Natália Cristina Garcia; HOLANDA, Vinícius Carlos Duarte; MELO, Laércio Almeida; MEDEIROS, Annie Karoline Bezerra de Medeiros; LIMA, Kenio Costa. Inequality in the characteristics of the institutionalized elderly in the city of Natal, Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 11, p. 3399-3405, 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n11/1413-8123-csc-21-11-3399.pdf>. Acesso em 05 maio 2019.

PINHEIRO, PA; COQUEIRO, RDS; CARNEIRO, JAO; CORREIA, TML; PEREIRA, R; FERNANDES, MH. Anthropometric indicators as screening tools for sarcopenia in older adult women. Enfermería Clínica, n.19, 2019.

RODRÍGUEZ-REJÓN; RUIZ-LÓPEZ; ARTACHO. Diagnóstico y prevalencia de sarcopenia en residencias de mayores: EWGSOP2 frente al EWGSOP1. Nutrición Hospitalaria, v.36,n.5, p.1074-1080, 2019.

Rodríguez-Rejón AI, Ruiz-López MD, Wanden-Berghe C, Artacho R. Prevalence and diagnosis of sarcopenia in residential facilities: a systematic review. Advances in Nutrition, v.10, n.1, p. 51-58, 2019.

ROSA, Tábada Samantha Marques; MORAES, Anaelena Bragança de; FILHA, Valdete Alves Valentins dos Santos. The institutionalized elderly: sociodemographic and clinical-functional profiles related to dizziness. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v.82, n.2, p.159-169, 2016. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/bjorl/v82n2/pt_1808-8686-bjorl-82-02-00159.pdf. Acesso em 15 maio 2019.

ROSENBERG, I. Summary comments: epidemiological and methodological problems in determining nutritional status of older persons. The American Journal of Clinical Nutrition, v.50, n. 05, p. 1231-1233, 1989.

SANTOS, Vanessa Ribeiro dos, CHRISTOFARO, Diego Giulliano Destro, GOMES, AGOSTINETE, Igor Conterato, , FREITAS JÚNIOR, Ricardo Ribeiro, , FORTE, Ismael. Factors associated with sarcopenia in subjects aged 80 years and over. Revista de Nutrição, v. 28, n. 3, p. 319-326, 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rn/v28n3/1415-5273-rn-28-03-00319.pdf>. Acesso em 30 maio 2019.

SHAW, S.C.; DENISON, E.M.; COOPER, C. Epidemiology of Sarcopenia: Determinants Throughout the Lifecourse. Nature Reviews Rheumatology, v.13, n.6, p.340–347, 2017. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5444517/>. Acesso em 22 maio 2020.

SIEBER, Cornel C. Malnutrition and Sarcopenia. Aging Clinical and Experimental Research, v.31, p.793–798, 2019. Disponível em:< https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s40520-019-01170-1.pdf>. Acesso em 22 maio 2020.

SOARES, Antônio Vinícius; MARCELINO, Elessandra; MAIA, Késsia Cristina; JÚNIOR, Noé Gomes Borges. Relation Between Functional Mobility and Dynapenia in Institutionalized Frail Elderly. Einstein, v.15, n.3, p.278-282, 2017. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5823040/>. Acesso em 22 maio 2020.

STUDENSKI, Stephanie A; PETERS, Katherine W; ALLEY, Dawn E; CAWTHON, Peggy M; MCLEAN, Robert R; HARRIS, Tamara B.; FERRUCCI, Luigi; GURALNIK, Jack M.; FRAGALA, Maren S; KENNY, Anne M; KIEL, Douglas P; KRITCHEVSKY, Stephen B; SHARDELL, Michelle D; DAM, Thuy-Tien L; VASSILEVA, Maria T. The FNIH sarcopenia project: rationale, study description, conference recommendations, and final estimates. The journals of gerontology, v. 69, p. 547-558, 2014. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3991146/>. Acesso em 15 jun. 2019.

TAWFIK, Heba M. Waist height ratio and waist circumference in relation to hypertension, Framingham risk score in hospitalized elderly Egyptians. Egypt Heart Journal, v.70, n.3, p.213-216, 2018.

TOSATO, M; MARZETTI, E; CESARI, M; SAVERA, G; MILLER, RR; BERNABEI, R; LANDI, F; CALVANI, R.Measurement of muscle mass in sarcopenia: from imaging to biochemical markers. Aging Clinical and Experimental Research, v. 29, p. 19–27, 2017. Disponível em:<https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs40520-016-0717-0.pdf>. Acesso em 20 jun. 2019.

TRIANA, Federico Cuesta. Valoración de sarcopenia: de la investigación hacia la práctica clínica. Nutrición Hospitalaria, v. 36, n. 05, p. 999-1000, 2019.

VELLAS, B; GUIGOZ, Y; GARRY, PJ; NOURHASHEMI, F; BENNAHUM, D; LAUQUE, S; ALBAREDE, JL. The Mini Nutritional Assessment (MNA) and its use in grading the nutritional state of elderly patients. Nutrition, p.15-59, 1999.

VLIETSTRA, Lara; STEBBINGS, Simon; MEREDITH-JONES, Kim; ABBOTT, J. Haxby; TREHARNE, Gareth J.; WATERS, Debra L. Sarcopenia in osteoarthritis and rheumatoid arthritis: The association with self-reported fatigue, physical function and obesity. PLoS One, v14, n.6, 2019. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6553728/>. Acesso em 26 maio. 2020.

WELCH, A.A.;JENNINGS, A.; KELAIDITI, E.; SKINNER, J.; STEVES, C.J. Cross Sectional Associations Between Dietary Antioxidant Vitamins C, E and Carotenoid Intakes and Sarcopenic Indices in Women Aged 18–79 Years. Calcifed Tissue International, v. 106, p.331–342, 2020. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7072069/>. Acesso em 27 maio. 2020.

WHO. Indicators for assessing vitamin A deficiency and their application inmonitoring and evaluating intervention programs. Geneva, 1996.WHO/NUT/96.10

WHO. Obesity: preventing and managing the global epidemic of obesity. Report of the Who Consultation of Obesity. Geneva, 1997.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

Silva, J. A. da, de Almeida, A. T. C., Tavares, I. L., Guimarães, K. S. de L., Costa, M. J. de C., Tavares, R. L., … Gonçalves, M. da C. R. (2020). Diagnóstico e prevalência de sarcopenia em idosos institucionalizados do município de João Pessoa-PB. Revista Sustinere, 8(2), 395–416. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.46698