Pedagogias de medicalização do corpo na revista Veja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.44788

Palavras-chave:

pedagogias da medicalização, representação, norma, corpo, revista Veja.

Resumo

O artigo parte do interesse pela análise das pedagogias da medicalização do corpo veiculadas na revista Veja, compreendendo-a como instância pedagógica importante, no sentido de orientar e posicionar os sujeitos em relação aos ensinamentos ali divulgados. Ancoradas pela perspectiva teórica dos Estudos Culturais e de autores/as que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista, procuramos identificar e interrogar algumas discursividades veiculadas pelo discurso midiático, na medida em que atuam fortemente na produção de imperativos para os corpos, a fim de ensiná-los como se tornarem belos, magros e “saudáveis”, mesmo que para isso seja necessário o consumo de medicamentos, suplementos, cosméticos ou cirurgias plásticas. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a análise de reportagens, capas e materiais publicitários advindos da inserção de palavras-chave no acervo digital da revista. Verifica-se a produção de processos de naturalização da medicalização como forma de prevenir e evitar, a qualquer custo, a gordura, o envelhecimento, a obesidade, a feiura e/ou os comportamentos que desviam do que se institui como norma. As análises sugerem ainda que aqueles que não conseguem emagrecer ou cujos corpos se desviam dos padrões de uma normalidade utilitária estão fora do padrão, sendo vistos como os inábeis para cuidar de si, o que os faz despontar como as novas figuras de anormalidade. Obrigações e regras sobre como cuidar do corpo podem tornar-se imperativos, e a adesão (ou não) a eles pode servir como critério de avaliação do valor dos indivíduos no cenário contemporâneo.

Biografia do Autor

Michelle Pizzato Buker, Psicóloga concursada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Superintendência dos Serviços Penitenciários.

Graduada em Psicologia, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e Mestre em Educação. Atualmente é Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil e Psicóloga concursada do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Superintendência dos Serviços Penitenciários. Tem experiência na área da Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e personalidade, perícia psicológica e criminal, desenvolvimento humano e organizacional e estudos culturais.

Carin Klein, PPGEDU ULBRA

Doutora em Educação pela UFRGS. Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da ULBRA/RS. Seus interesses direcionam-se para as temáticas de gênero, maternidade, infância, educação e políticas públicas de inclusão social.

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Prefácio. In: SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3ª ed.- São Paulo: Autores Associados, 2005.

ANDRADE, Sandra. Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 573-593, jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/34268 Acesso em 25 de agosto de 2019.

CONRAD, Peter. The medicalization of society. On the Transformation of Human Conditions into Treatable Disorders. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007.

COSTA, Maria Vorraber. Prefácio. In: ABREU, Bento Fagundes; ALMEIDA, Tânia Silva de; ROCHA, Cristianne Maria Famer (Orgs.). Mídia Impressa: para além do bem e do mal. Jundiaí: Paco editorial, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Traduzido por Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividades. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul./dez.1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71363 Acesso em 25 de agosto de 2019.

FISCHLER, Claude. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT´ANNA, Denize Bernuzzi (Org.). Políticas do corpo. São Paulo, estação Liberdade, 2005.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

GUIZZO, Bianca Salazar. “Aquele negrão me chamou de leitão”: representações e práticas corporais de embelezamento na educação infantil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

KLEIN, Carin. Um cartão [que] mudou nossa vida”? Maternidades veiculadas/instituídas pelo Programa Nacional de Bolsa-Escola. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEMOS, Carolina Teles. Religião, gênero e sexualidade: o lugar da mulher na família camponesa. Goiânia: Editora da UCG, 2005.

PETRINA, Stephen. The medicalization of education: a historiographic synthesis. History of Education Quarterly, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/230228187_The_Medicalization_of_Education_A_Historiographic_Synthesis Acesso em 25 de agosto de 2019.

PÚBLIO, Rilke Novato. O consumo de medicamentos no Brasil: a tênue linha entre o remédio e o veneno. Disponível em: http://fenafar.org.br/fenafar/index.php/component/k2/item/7966-o-consumo-de-medicamentos-no-brasil-a-t%C3%AAnue-linha-entre-o-rem%C3%A9dio-e-o-veneno-por-rilke-novato* Acesso em 03 de maio de 2018.

SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Escola, currículo e medicalização do corpo. In: SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; SUSIN, Loredana; DARSIE, Camilo; ZAGO, Luiz Felipe (Org.). Formação de professores em um mundo em transformação. Santa Cruz do Sul: Ed. EDUNISC, 2014. p. 26-38.

SANT´ANNA, Denise Bernuzzi. Gordos, Magros e Obesos: uma história do peso no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.

SCHUTZ, Danielle; RIPOLL, Daniela. As pedagogias da mídia e a construção da medicalização na contemporaneidade. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, nº 11, 2013.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na argentina. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

SCHWENGBER, Maria Simone. Donas de Si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: UFRGS, 2006.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. O uso das imagens como recurso metodológico. In MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014, p. 261-278.

STENZEL, Lucia Marques. Obesidade: o peso da exclusão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2ªed., 2003.

SIBILIA, Paula. O pavor da carne: risco da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Revista Famecos, nº 25, Porto Alegre, dez. 2004, pp. 68-84.

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; ZAGO, Luiz Felipe. Mercado da/de carnes: corpos imprevistos na biopolítica. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 219-227, set.-dez. 2015.

VIGARELLO, Georges. História da Beleza. São Paulo: Ediouro, 2006.

ZAGO, Luiz Felipe. Os meninos - corpo, gênero e sexualidade em e através de um site de relacionamentos. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

Endereços eletrônicos consultados:

EDITORA ABRIL. Disponível em: http://publiabril.abril.com.br/marcas/veja Acesso em 03 de abril de 2018.

MANIFESTO DO FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Disponível em http://medicalizacao.org.br/manifesto-do-forum-sobre-medicalizacao-da-educacao-e-da-sociedade/ Acesso em 25 de agosto de 2019.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

Buker, M. P., & Klein, C. (2020). Pedagogias de medicalização do corpo na revista Veja. Revista Sustinere, 8(2), 463–491. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.44788