Pedagogias de medicalização do corpo na revista Veja
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Milton José de. Prefácio. In: SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3ª ed.- São Paulo: Autores Associados, 2005.
ANDRADE, Sandra. Juventudes e processos de escolarização: uma abordagem cultural. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 573-593, jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/34268 Acesso em 25 de agosto de 2019.
CONRAD, Peter. The medicalization of society. On the Transformation of Human Conditions into Treatable Disorders. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2007.
COSTA, Maria Vorraber. Prefácio. In: ABREU, Bento Fagundes; ALMEIDA, Tânia Silva de; ROCHA, Cristianne Maria Famer (Orgs.). Mídia Impressa: para além do bem e do mal. Jundiaí: Paco editorial, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Traduzido por Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividades. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul./dez.1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71363 Acesso em 25 de agosto de 2019.
FISCHLER, Claude. Obeso benigno, obeso maligno. In: SANT´ANNA, Denize Bernuzzi (Org.). Políticas do corpo. São Paulo, estação Liberdade, 2005.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GUIZZO, Bianca Salazar. “Aquele negrão me chamou de leitão”: representações e práticas corporais de embelezamento na educação infantil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
KLEIN, Carin. Um cartão [que] mudou nossa vida”? Maternidades veiculadas/instituídas pelo Programa Nacional de Bolsa-Escola. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
LEMOS, Carolina Teles. Religião, gênero e sexualidade: o lugar da mulher na família camponesa. Goiânia: Editora da UCG, 2005.
PETRINA, Stephen. The medicalization of education: a historiographic synthesis. History of Education Quarterly, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/230228187_The_Medicalization_of_Education_A_Historiographic_Synthesis Acesso em 25 de agosto de 2019.
PÚBLIO, Rilke Novato. O consumo de medicamentos no Brasil: a tênue linha entre o remédio e o veneno. Disponível em: http://fenafar.org.br/fenafar/index.php/component/k2/item/7966-o-consumo-de-medicamentos-no-brasil-a-t%C3%AAnue-linha-entre-o-rem%C3%A9dio-e-o-veneno-por-rilke-novato* Acesso em 03 de maio de 2018.
SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Escola, currículo e medicalização do corpo. In: SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; SUSIN, Loredana; DARSIE, Camilo; ZAGO, Luiz Felipe (Org.). Formação de professores em um mundo em transformação. Santa Cruz do Sul: Ed. EDUNISC, 2014. p. 26-38.
SANT´ANNA, Denise Bernuzzi. Gordos, Magros e Obesos: uma história do peso no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.
SCHUTZ, Danielle; RIPOLL, Daniela. As pedagogias da mídia e a construção da medicalização na contemporaneidade. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, nº 11, 2013.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na argentina. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
SCHWENGBER, Maria Simone. Donas de Si? A educação de corpos grávidos no contexto da Pais & Filhos. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: UFRGS, 2006.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione. O uso das imagens como recurso metodológico. In MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza edições, 2014, p. 261-278.
STENZEL, Lucia Marques. Obesidade: o peso da exclusão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2ªed., 2003.
SIBILIA, Paula. O pavor da carne: risco da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Revista Famecos, nº 25, Porto Alegre, dez. 2004, pp. 68-84.
VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; ZAGO, Luiz Felipe. Mercado da/de carnes: corpos imprevistos na biopolítica. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 219-227, set.-dez. 2015.
VIGARELLO, Georges. História da Beleza. São Paulo: Ediouro, 2006.
ZAGO, Luiz Felipe. Os meninos - corpo, gênero e sexualidade em e através de um site de relacionamentos. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
Endereços eletrônicos consultados:
EDITORA ABRIL. Disponível em: http://publiabril.abril.com.br/marcas/veja Acesso em 03 de abril de 2018.
MANIFESTO DO FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Disponível em http://medicalizacao.org.br/manifesto-do-forum-sobre-medicalizacao-da-educacao-e-da-sociedade/ Acesso em 25 de agosto de 2019.
DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.44788
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN 2359-0424
A Revista SUSTINERE está indexada/cadastrada em: