Avaliação da qualidade de curso online empregando o QEOn: estudo de caso

Wagner Bandeira Andriola

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da formação do alunado de curso de graduação online em cinco dimensões propostas por H. W. Marsh em 1987: qualidade do tutor online; qualidade da interação tutor online com os alunos; qualidade da aprendizagem dos alunos; qualidade da relação tutor presencial com os alunos; qualidade dos processos avaliativos. Uma amostra de 31 alunos do curso Pedagogia online responderam ao Questionário para Avaliar a Qualidade de Ensino Online (QEOn). Os resultados demonstraram a elevada qualidade do curso de graduação online nos cinco atributos avaliados, conforme a percepção do alunado, o que proporciona elementos relevantes para a gestão acadêmica da Instituição de Ensino Superior (IES) tomar decisões com respeito aos demais cursos online.

Palavras-chave


Avaliação educacional; Ensino superior; Educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.43246

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