Avaliação da qualidade de curso online empregando o QEOn: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.43246

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Ensino superior, Educação a distância

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da formação do alunado de curso de graduação online em cinco dimensões propostas por H. W. Marsh em 1987: qualidade do tutor online; qualidade da interação tutor online com os alunos; qualidade da aprendizagem dos alunos; qualidade da relação tutor presencial com os alunos; qualidade dos processos avaliativos. Uma amostra de 31 alunos do curso Pedagogia online responderam ao Questionário para Avaliar a Qualidade de Ensino Online (QEOn). Os resultados demonstraram a elevada qualidade do curso de graduação online nos cinco atributos avaliados, conforme a percepção do alunado, o que proporciona elementos relevantes para a gestão acadêmica da Instituição de Ensino Superior (IES) tomar decisões com respeito aos demais cursos online.

Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC) Pesquisador do CNPq (Nível 1C)

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) tendo apresentado a Tese "Funcionamento Diferencial do Item (DIF): indicador de justiça das avaliações em larga escala"; Pesquisador do CNPq (Nível 1C); Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (UFC); consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology; consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP); membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq). Orientou 34 Mestres e 13 Doutores. Possui 94 artigos publicados em periódicos com referees, 35 capítulos de livros, cinco livros organizados e 1182 citações de trabalhos acadêmicos, conforme o Google Scholar (05/12/2018), tendo índice h = 18 e índice i10 = 33 (https://scholar.google.com.br/citations?user=LebBjTgAAAAJ&hl=pt-BR). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

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Publicado

16-01-2020

Como Citar

Bandeira Andriola, W. (2020). Avaliação da qualidade de curso online empregando o QEOn: estudo de caso. Revista Sustinere, 7(2), 224–250. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.43246