Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193

Palavras-chave:

Domínios científicos, Métodos, Ciência, Análise estatística, Análise qualitativa.

Resumo

A preocupação humana com a apreensão/compreensão da realidade no campo acadêmico-científico passa pela problemática de como abordar o objeto de maneira coerente e quais critérios teóricos-metodológicos podem/devem ser assumidos pelo pesquisador para o ótimo desenvolvimento da investigação. Neste sentido, o presente texto objetiva discutir as principais características das abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa. Metodologicamente trata-se de um estudo teórico, apresentado por meio do gênero acadêmico ensaio, pautado em incursões na literatura pertinente. O manuscrito apresenta as bases teórico-práticas que discursivizam as noções das abordagens de pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira perspectiva o investigador supõe um universo de objetos comparáveis entre si, com enfoque nos indicadores numéricos. No segundo caso assumi-se um universo de sentidos, significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes focado nas relações, nos processos e nos fenômenos. Assim, as análises sinalizam que não há, necessariamente, oposição, suplementariedade  ou complementaridade entre essas maneiras de fazer pesquisa. São modos diferentes do fazer científico para obtenção e tratamento das informações, portanto, relevantes para a ciência e sociedade, que podem e devem ser utilizadas no cotidiano científico. Diante das características das abordagens teórico-metodológicas, é fundamental indicar que suas bases e procedimentos são de natureza diferente, no entanto, é perfeitamente possível, a depender do objeto/objetivo da pesquisa, o diálogo e/ou encontro das duas abordagens.

Biografia do Autor

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Educação Física (UNEB/BA), Mestre em Saúde Coletiva (UEFS/BA) e doutor em Educação Física (UFSC/SC). Professor-pesquisador na Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA) desenvolvendo atividades em cursos de graduação, especialização e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB/Alto Sertão baiano), nas áreas de Educação Popular, Esporte e Saúde Coletiva. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/CNPq). 

Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Faculdade Santo Agostinho (FASAVIC)

Possui mestrado e licenciatura em História pela UNEB e atualmente está cursando licenciatura em Filosofia; É pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde - GEPEECS/CNPq e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos - NUIPEDIHU/FASAVIC; Professora de Antropologia, Relações Étnico Raciais e Filosofia Geral da Faculdade Santo Agostinho - FASAVIC; professora de História da África E Laboratório do Ensino de História da UNEB/Campus VI Caetité e professora de História, Filosofia e Sociologia do Colégio Sêneca. Tem experiência na área de Antropologia, Filosofia e História com pesquisas nos seguintes temas: comunidade quilombola, manifestações culturais,direitos humanos, memória, gênero, história do esporte e luta política.

Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, (2006), Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista), Especialização Lato Sensu em Literatura e Identidade Cultural pela Faculdade Atlântico, Aracaju - SE (2008) e Especialização Lato Sensu em Literatura Brasileira: A Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, UNEB - Campus XX, Brumado - BA (2011). É Professor-auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XX (Brumado), onde trabalha com as disciplinas Seminário Interdisciplinar de Pesquisa, Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna, Estágio Curricular e Análise do Discurso. Pesquisa Letramento, Letramento Acadêmico, Letramento do Professor e Linguística Aplicada. É membro dos Grupos de Pesquisas: GELAT (Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Transdiciplinaridade -UNEB-Cnpq), GPLED (Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação - UESB-Cnpq) e LEALLL (Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura - UNEB-Cnpq)

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC). Mestre em Educação e Pesquisa, pela Université Du Québec À Chicoutimi (UQAC). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

Referências

ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2010

ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

ALTMAN, D. G. Statistics in medical journals: developments in the 1980s. Statistics in Medicine, v.10, p.1897-913, 1991.

AMARAL, L. V. Tipos de Pesquisa em Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.17, n.167, 2012.

BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa com textos, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

CANZONIERI, A. M. Metodologia da Pesquisa Qualitativa na Saúde. Petrópolis: Vozes, 2010.

CHALHOUB, S. Visões da Liberdade, uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.

COSTA, M. V. Novos olhares na pesquisa em Educação. In: COSTA, M.V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em Educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 9-17.

DEMO, P. Pesquisa Qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Revista Latino-americana de enfermagem, v.6, n.2, p.89-104, 1998.

FERREIRA, A.C.; GROSSI, Y.S. A narrativa na trama da subjetividade: perspectivas e desafios. História Oral, v.7, p.41-59, 2004.

FILSTEAD, W. J. Qualitative Methods: a needed perspective in evaluation research. In: COOK, T. D.: REICHARDT, C. S. (Orgs.) Qualitative and Quantitative Methods in Evaluation Research. Beverly Hills: Sage, 1979.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GOMES, R. Análise e Interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p.

JONES, F. P. Pesquisa qualitativa. In: THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. S. Métodos da Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LÉVY-STRAUSS, C. Aula Inaugural. In: ZALUAR, A. (org). Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. p.211-244.

LÜDORF, S. M. A. Panorama da pesquisa em educação física da década de 90: análise dos resumos de dissertações e teses. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n. 2, p. 19-25, 2. sem. 2002.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v.17, n.3, p.621-26, 2012.

_______. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v.9, n.3, p.239-262, 1993.

NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História, 1993.

PERRONE, L. Metodi Quantitativi della Ricerca Sociale. Milão: Feltrinelli, 1977.

PIRES, A. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L.; LAPERRIERE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

RIBEIRO, J.; SOUZA, D. N.; COSTA, A. P. Investigação qualitativa na área da saúde: por quê? Ciência e saúde coletiva, v.21, n.8, p.2324, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. 13 reimp. São Paulo: Atlas, 2011.

ROUSSEAU, J. Oeuvres Complète. v.2. Paris: Seuil, 1971.

SANTOS, B. S. Discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

____________. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989

SERAPIONI, M. Métodos Qualitativos e Quantitativos na Pesquisa Social em Saúde: algumas estratégias para a investigação. Ciência e Saúde Coletiva, v.5, n.1, p.187-192, 2000.

SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Revista Perspectiva, v.26, n.1, p.341-77, 2008.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: atlas, 2006.

TURATO, E. R. Métodos Qualitativos e Quantitativos na Área da Saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa. Revista de Saúde Pública, v.39, n.3, p.507-14, 2005.

Downloads

Publicado

16-01-2020

Como Citar

Mussi, R. F. de F., Mussi, L. M. P. T., Assunção, E. T. C., & Nunes, C. P. (2020). Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, 7(2), 414–430. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193

Edição

Seção

PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA