As redes que unem tecnologias e ensino na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do software Tasy

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Arlete Eli Kunz da Costa Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Claudete Moreschi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Sabrina Monteiro Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.39539

Palavras-chave:

Ensino em Enfermagem. Teoria e Prática. Tasy. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Processo de Enfermagem.

Resumo

Este estudo buscou averiguar os conhecimentos prévios de estudantes de enfermagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e sobre o software Tasy. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, tendo como participantes trinta e um estudantes de uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário, realização de entrevista e excertos do diário de campo do pesquisador. Quanto ao tempo delimitado para a pesquisa, a carga horária total foi de 20 horas aula, nas quais houve registros em diário de campo integralmente e aplicando-se o questionário nas quatro horas iniciais. A análise dos achados seguiu o preconizado pela Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), estando estes de acordo com a Resolução 466/12 para pesquisas com seres humanos. Os resultados demonstraram que parte dos participantes compreendem o conceito de Sistematização da Assistência de Enfermagem, em contrapartida, alguns à confundem com o Processo de Enfermagem. Destaca-se a compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem como meio organizacional dos serviços de saúde, conferindo a humanização necessária à assistência. Ao correlacionar a Sistematização da Assistência de Enfermagem com o Processo de Enfermagem os participantes demonstraram dificuldades em delimitar os conceitos e diferenciar a utilização de ambos os métodos. Nos achados, identificou-se também que o software Tasy possui potencialidades na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem como modo de implantação de um sistema de gestão efetivo. Relacionando também indícios da compreensão entre teoria e prática com o uso da tecnologia. Tais resultados demonstram a necessidade de aperfeiçoar o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem, principalmente sobre seus conceitos e utilização enquanto métodos de trabalho.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestre em Ensino

Especialista em Gestão e Auditoria dos Serviços da Saúde

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Informática na Educação

Arlete Eli Kunz da Costa, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento

Claudete Moreschi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento

Sabrina Monteiro, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestre em Ensino

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

Pissaia, L. F., Rehfeldt, M. J. H., Costa, A. E. K. da, Moreschi, C., & Monteiro, S. (2020). As redes que unem tecnologias e ensino na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do software Tasy. Revista Sustinere, 8(2), 315–337. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.39539