Corpo e infecções sexualmente transmissíveis: análise dos conteúdos nos livros didáticos de ciências e biologia

Autores

  • Myller Gomes Machado Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Universidade Federal da Paraíba - Campus I Castelo Branco 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil - Caixa-postal: 50051010 Telefone: (83) 32167200 URL da Homepage: http://www.ufpb.br/ https://orcid.org/0000-0003-2325-6132
  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Metodologia da Educação. Cidade Universitária - Campus I Cidade Universitária 58000900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 2167446 URL da Homepage: http://www.ufpb.br https://orcid.org/0000-0002-7217-4849
  • Divaniella de Oliveira Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38292

Palavras-chave:

Educação, Livros Didáticos, Análise de Conteúdo, Corpo, Infecções Sexualmente Transmissíveis

Resumo

Os Livros Didáticos (LD), de uma maneira geral, têm sido o principal recurso didático utilizado nas salas de aula na educação básica, fazendo-se necessária a realização de análises criteriosas desse material. Assim o presente estudo objetivou analisar, como os conteúdos referentes à Corpo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são discutidos nos LD de Ciências e Biologia, dos níveis Fundamental e Médio, respectivamente, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de cunho Qualitativo, utilizando-se elementos da Análise Conteúdo, Pesquisa Documental e Bibliográfica. Foram categorizados e analisados 39 LD de Biologia e 22 LD de Ciências publicados no período de 2002 a 2012. Como Resultados, observou-se que na categoria “Corpo”, a subconstituinte “Ciclo Geral”, obteve maior frequência, já a subconstituinte com menor frequência foi “Aborto”. Pertinente à categoria IST, a subcontituinte “Sífilis” obteve maior frequência absoluta nos LD de Biologia, já nos LD de Ciências foi “AIDS”. Foram perceptíveis, durante a análise, equívocos e informações incompletas acerca de algumas temáticas, como no processo de fecundação (sobre a não entrada do flagelo do espermatozoide no citoplasma do óvulo) e de algumas IST, a exemplo de quais tipos de hepatites são transmitidas no ato sexual. Portanto, pode-se afirmar que o LD não deve ser o único recurso utilizado pelo professor na sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Myller Gomes Machado, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Universidade Federal da Paraíba - Campus I Castelo Branco 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil - Caixa-postal: 50051010 Telefone: (83) 32167200 URL da Homepage: http://www.ufpb.br/

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Processos de Ensino-Aprendizagem) na Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na Universidade Federal da Paraíba. Graduado (Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. É membro do Grupo Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Ciências, reconhecido pelo CNPq. Com experiência como professor do Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Biologia). Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação Ambiental Crítica; Formação de Professores; Docente Crítico-reflexivo; Ensino de Ciências e Biologia; Ciências da Saúde (principalmente Corpo e IST).

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I, Departamento de Metodologia da Educação. Cidade Universitária - Campus I Cidade Universitária 58000900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 2167446 URL da Homepage: http://www.ufpb.br

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutor em Ciências (Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da profa. Dra. Michèle Sato. Atualmente é professor associado IV do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba. Tem atuado nos seguintes temas: Educação e Meio Ambiente; Educação Ambiental (Formal, Não Formal e Informal); Ensino de Biologia e Ciências; Formação Continuada de Professores; Estágio Supervisionado em Docência no ensino de Ciências e Biologia; Formação Docente: educação permanente, reprofissionalização docente; Educação Contextualizada para o semiárido e Bioma Caatinga.Também tem experiências na área de Ecologia da Caatinga (Ecologia de Ecossistemas Límnicos) e Malacologia (biologia, ecologia, taxonomia e EtnoMalacologia).

Divaniella de Oliveira Lacerda

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE pela UFPB e Bacharelanda do Curso de Ciências Biológicas também pela UFPB. Participei por um ano de Monitoria na disciplina de Anatomia Humana Básica. Participei do projeto PIBIC analisando criteriosamente as experimentações, aulas práticas e estudos do meio em livros didáticos do ensino médio. Atualmente participo do PROJETO UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 14/2014: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CONTEXTUALIZADA PARA O AMBIENTE SEMIÁRIDO (CAATINGA PARAIBANA) 

Referências

ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação, Meio Ambiente e Saúde nas Escolas. In: GUERRA, R.A.T. (Org.). Ciências Biológicas: Cadernos CB Vitual 6. 01ed. v. 06. João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2010.

BARBOSA, G. P.; GIFFIN, K.; ANGULO-TUESTA, A.; GAMA, A. S.; CHOR, D.; D’ORS, I.; REIS, E. A. C. G. V. Parto cesáreo: quem o deseja? Em quais circunstâncias? Rev. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. v. 19, n.6, p.1611-1620, nov./dez., 2003.

BARDI, J.; CAMPOS, L. M. L. Orientação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. n.5, p.1-12, 2005

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIZZO, N. Graves Erros de Conceito em Livros Didáticos de Ciência. Ciência Hoje. v.21, n.121, p.26-35, 1996.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Ática, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos PCN. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Guia dos Livros Didáticos de Ciências Naturais. Brasília, DF: MEC, 2013.

BRASIL Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Guia dos Livros Didáticos de Biologia. Brasília, DF: MEC, 2014.

AMPAGNA, V. N.; SOUSA, A. S. L. Corpo e imagem corporal no início da adolescência feminina. Boletim de Psicologia. v.61, n.124, p.09-35, 2006.

CORRÊA, G. F. P. Corpo e Sexualidade na Contemporaneidade. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL. Anais... Maringá, 2013.

COSTA, A. P. As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de Pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara – SP, 2009.

FERREIRA, C. T.; SILVEIRA, T. R. Hepatites Virais: Aspectos de epidemiologia e prevenção. Rev. Bras. Epidemiologia. v.7, p.473-87, 2004.

FONSECA, J. C. F. HEPATITE D. Rev. Eletrônica soc. Bras. Med. Trop. v.35, p.2, Uberaba-MG, MAR./ABR, 2002.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: à vontade de saber. 1 (12), Rio de Janeiro: Graal, 1997.

JALIL, E. M.; PINTO, V. M.; BENZAKEN, A. S.; RIBEIRO, D.; OLIVEIRA, E. C.; GARCIA, E. G.; MOHERDAUI, F.; BARBOSA, M. J. Prevalência da infecção por clamídias e gonococo em gestantes de seis cidade brasileiras. Rev. Bras. Ginecolologia Obstet. v.30, n.12, p.614-619, 2008.

KACELNIK, J. Guina de orientação sexual: diretrizes e metodologia da pré-escola ao segundo grau. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LOURO, G. L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. 2. Belo Horizonte: Edição Autêntica, 2000.

LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Rev. Pro-Posições. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a03v19n2.pdf >. Acesso em: 10 set. 2018.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2005.

MOREIRA, D. A. O Método Fenomenológico na Pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2004.

NOMURA, R. M. Y.; ALVES, E. A.; ZUGAIB, M. Complicações maternas associadas ao tipo de parto em hospital universitário. Rev. Saúde Pública. v.38, p.9-15, 2004.

RIBEIRO, P. R. C.; SOUZA, N. G.; SOUZA, D. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, Revista Estudos Feministas. v.12, n.1, 2004.

SEBASTIÃO, E.Os Erros nos Livros Didáticos. 2014. Disponível em: < http://www.crmpb.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20991:&catid=3 > Acesso em: 10. Set. 2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, H. C. et al. Cautela ao usar imagens em aula de ciências. Rev. Ciência e Educação. v.12, n.2, p.219-233. 2006.

WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: Louro, G. L(Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, p 35-82, 2007.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Machado, M. G., Abílio, F. J. P., & Lacerda, D. de O. (2019). Corpo e infecções sexualmente transmissíveis: análise dos conteúdos nos livros didáticos de ciências e biologia. Revista Sustinere, 7(1), 106–131. https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38292