Corpo e infecções sexualmente transmissíveis: análise dos conteúdos nos livros didáticos de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.38292Palavras-chave:
Educação, Livros Didáticos, Análise de Conteúdo, Corpo, Infecções Sexualmente TransmissíveisResumo
Os Livros Didáticos (LD), de uma maneira geral, têm sido o principal recurso didático utilizado nas salas de aula na educação básica, fazendo-se necessária a realização de análises criteriosas desse material. Assim o presente estudo objetivou analisar, como os conteúdos referentes à Corpo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são discutidos nos LD de Ciências e Biologia, dos níveis Fundamental e Médio, respectivamente, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de cunho Qualitativo, utilizando-se elementos da Análise Conteúdo, Pesquisa Documental e Bibliográfica. Foram categorizados e analisados 39 LD de Biologia e 22 LD de Ciências publicados no período de 2002 a 2012. Como Resultados, observou-se que na categoria “Corpo”, a subconstituinte “Ciclo Geral”, obteve maior frequência, já a subconstituinte com menor frequência foi “Aborto”. Pertinente à categoria IST, a subcontituinte “Sífilis” obteve maior frequência absoluta nos LD de Biologia, já nos LD de Ciências foi “AIDS”. Foram perceptíveis, durante a análise, equívocos e informações incompletas acerca de algumas temáticas, como no processo de fecundação (sobre a não entrada do flagelo do espermatozoide no citoplasma do óvulo) e de algumas IST, a exemplo de quais tipos de hepatites são transmitidas no ato sexual. Portanto, pode-se afirmar que o LD não deve ser o único recurso utilizado pelo professor na sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.
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