Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910

Palavras-chave:

Formação Profissional em Saúde. Metodologias ativas. Ensino em Saúde. Escola Nova.

Resumo

A formação profissional em saúde, historicamente, tem sido baseada em métodos de ensino tradicionais, fundamentados numa formação conteudista e tecnicista. No entanto, nas últimas décadas, tem se discutido a respeito da eficiência desse modelo em formar profissionais com espírito crítico reflexivo, aptos a resolver problemas na sua realidade, conforme previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Neste contexto, se abrem as discussões sobre o uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. O objetivo deste estudo é analisar a produção científica sobre o uso de metodologias ativas na formação profissional em saúde. Pretende se ainda, discorrer brevemente sobre a formação e atuação do docente da área de saúde. Trata-se de uma revisão narrativa realizada a partir da pesquisa bibliográfica em artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo, e Capes Periódicos, livros, documentos públicos e outras publicações de cunho científico disponíveis on-line. A literatura tem se reportado às metodologias ativas como estratégia relevante no Ensino em Saúde, capaz de estimular no discente a autonomia, a reflexão, a criticidade e a capacidade de solucionar impasses, aproximando o conhecimento teórico e técnico da realidade. Apesar do crescente movimento para o uso dessas metodologias, evidencia-se uma predominância ao ensino tradicional. O uso das metodologias ativas constitui ainda um desafio, pois, requer a ruptura de paradigmas e revela uma ausência e/ ou deficiência na formação pedagógica dos docentes. Percebe-se ainda, uma escassez de estudos que abordem os aspectos avaliativos bem como, o nível de satisfação dos estudantes da saúde no âmbito das metodologias ativas.

Biografia do Autor

Karla Taísa Pereira Colares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG

Mestranda em Ensino e Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM; Especialização em Metodologia e Inovação do Ensino Superior pela Faculdade Vale do Gorutuba - FAVAG; Especialização em Microbiologia Aplicada pelo Complexo Educacional Ibituruna e Graduada em Biomedicina pela Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI. Atualmente atua como docente no curso de Enfermagem da FAVAG estudando e aplicando metodologias. Atua ainda como responsável técnica no laboratório de Biologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba.

Wellington de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Possui graduação em HISTÓRIA - LICENCIATURA PLENA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, coordenador do Mestrado Profissionalizante Ensino em Saúde, orientador de dissertações de mestrado no referido mestrado e no Mestrado Gestão em Educação, ambos na UFVJM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação, educação e trabalho, formação de professores-história, ensino história - livro didático e sociologia e educação. E atualmente, vem desenvolvendo pesquisas no campo de educação popular e saúde.

Referências

ADADA, F. Estudo sobre a percepção do discente sobre as metodologias ativas na Educação Superior. 2017. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel. Acesso em: <http://tede.unioeste.br/handle/tede/3340>. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

ARAUJO, J. C. S. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf>. Acesso em 27 de julho de 2018.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. <http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2018.

BEVILAQUA, A. P. John Dewey e a Escola Nova no Brasil. Ciência & Luta de Classes Digital, Ano I, Vol.1 N°1, 2014. Disponível em <https://ceppes.org.br/revista/edicoes-anteriores/edicao-agosto-de-2014-n-1-v-1/bevilaqua-john-dewey-e-a-escola-nova-no-brasil/view>. Acesso em 27 de julho de 2018.

BOLLELA,V. R; SENGER, M. H; TOURINHO, F. S. V; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: em baseada em equipes: em baseada em equipes: da teoria à prática da teoria à prática. Revista de Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618/89548>. Acesso em: Acesso em: 19 de outubro de 2018.

BRASIL. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da Educação Nacional. Diário Oficial da União 1996; 23 dez. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 27 de julho de 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução nº 3 de 7 de novembro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em 25 de julho de 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Interministerial MS/MEC nº 1.802/2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: 2008. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/pri1802_26_08_2008.html >. Acesso em 17 de outubro de 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_reorientacao_profissional_saude.pdf>. Acesso em 17 de outubro de 2018.

CALDARELLI, P. G. A importância da utilização de práticas de metodologias ativas de aprendizagem na formação superior de profissionais da saúde. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 175-178, jan-jun. 2017. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/26308. Acesso em 14 de outubro de 2018.

CARON, D; SOUZA, F. V. C; SOUZA, C. R. M. John Dewey e Paulo Freire: uma análise sobre a educação e democracia. Cadernos da Fucamp, v. 15, n. 22, p. 100-107/2016. Disponível em <http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/viewFile/640/492> Acesso em 29 de julho de 2018.

CARVALHO, A. C. O; SOARES, J. R; MAIA, E. R; MACHADO, M. F. A. S; LOPES, M. S. V; SAMPAIO, K. J. A. J. O planejar docente: relato sobre uso de métodos ativos no ensino de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFPE online, Recife, v. 10, n. 4, p.1332-8, abr. 2016. Disponível em <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/11121/12603> Acesso em 31 de julho de 2018.

CAVALCANTE, A. N; LIRA, G. V; CAVALCANTE NETO, P.G; LIRA, R. C. M. Análise da Produção Bibliográfica sobre Problem-Based Learning (PBL) em Quatro Periódicos Selecionados. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 42, n. 1, p. 15-26, Jan. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

COSTA, N. M. S. C. Formação pedagógica de professores de medicina. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1, p. 102-108, Fev. 2010. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4126/0>. Acesso em 20 de julho de 2018.

COSTA, P. H. A; MOTA, D. C. B; PAIVA, F. S; RONZANI, T. M. Unravelling the skein of care networks on drugs: a narrative review of the literature. Ciência & Saúde Coletiva [Internet], v. 20, n. 2, p. 395-406, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000200395&lng=en>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lajeado, v. 14, n.1, p. 268-288, 2017. Disponível em: < http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295>. Acesso em: 17 de outubro de 2018.

FARIAS, P. A. M; MARTIN, A, L. A. R; CRISTO, C. S. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 143-150, Mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

FELÍCIO, L. M; NETO, L. T. R; BARBOSA, R. L. C; DUMMAR, J. P. Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza. Revista FSA, Teresina, v. 14, n. 4, art. 5, p. 89-99, jul./ago. 2017. Disponível em: <http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391>. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

FERREIRA, R. G. S. A educação permanente na formação contínua dos profissionais de enfermagem. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 128-142, jul-dez, 2015. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/18127>. Acesso em: 17 de outubro de 2018.

FINI, M. I. Inovações no ensino Superior metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 176–183, jan-abr 2018. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/48840/inovacoes-no-ensino-superior--metodologias-inovadoras-de-aprendizagem-e-suas-relacoes-com-o-mundo-do-trabalho--desafios-para-a-transformacao-de-uma-cultura>. Acesso em: 14 de outubro de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Educação e mudança. 28ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.

FUJITA, J. A. L. M; CARMONA, E. V; SHIMO, A. K. K; MECENA, E. H. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 29, n. 1, p. 229-258, jun. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 de outubro 2018.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421-434, Jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200421&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 12. ed. São Paulo: Nacional, 1980. Magne. – Porto Alegre: Artmed, 1999.

MELLO, C. C. B; ALVES, R. O; LEMOS, S. M. A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista

CEFAC, São Paulo, v. 16, n. 6, p. 2015-2028, Dez. 2014 . Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v16n6/1982-0216-rcefac-16-06-02015.pdf> Acesso em 04 de agosto de 2018.

MESQUITA, S. K. C; MENESES, R. M. V; RAMOS, D. K. R. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Revista Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 473-486, Ago. 2016. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf>. Acesso em 24 de julho de 2018.

MITRE, S. M; SIQUEIRA-BATISTA, R; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M; MORAIS-PINTO, N. M; MEIRELLES, C. A. B; PINTO-PORTO, C; MOREIRA, T; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em 19 de julho de 2018.

OLIVEIRA-BARRETO, A, C; GUEDES-GRANZOTTI, R. B; DOMENIS, D. R; PELLICANI, A. D; Métodos de avaliação discente em um curso de graduação baseado em metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1005-1019, 2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8745/6579. Acesso em 19 de julho de 2018.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. São Paulo: Artmed, 1999.

PRADO, M. L; VELHO, M. B; ESPÍNDOLA, D.S; SOBRINHO, S. H; BACKES, V. M. S. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 172-177, mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023>. Acesso em: 19 de outubro de 2018.

QUEIROZ, C. T. A, P. e MOITA, F. M. G. S. C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação: As tendências pedagógicas e seus pressupostos. Curso de Licenciatura em Geografia – EaD. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, fasc. 15, 2007. Disponível em <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_10.pdf>. Acesso em 15 de julho de 2018.

REUL, M. A; LIMA, E. D; IRINEU, K. N; LUCAS, R. S. C. C; COSTA, E. M. M. B; MADRUGA, R. C. R. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 62-68, 2016. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542016000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

ROMAN, C; ELLWANGER, J; BECKER, G. C; SILVEIRA, A. D; MACHADO, C. L. B; MANFROI, W. C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical And Biomedical Research, Porto Alegre, v. 37, n.4, p. 349-357, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73911/pdf>. Acesso em: 17 de outubro de 2018.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

SANTOS, J. C. R; ROCHA, K. M; BARONEZA, A. M; FERNANDES, D. R; SOUZA, V. V; BARONEZA, J. E. Metodologias ativas e interdisciplinaridade na formação do nutricionista. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 38, n. 1, p. 117-128, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/28205>. Acesso em: 18 de outubro de 2018.

SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval (et al.,). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SILVA, J. L. L; ASSIS, D. L; GENTILE, A. C. A percepção de estudantes sobre a metodologia problematizadora: a mudança de um paradigma em relação ao processo ensino aprendizagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.07, n. 01, p. 72-80, 2005. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/852/1030. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

SIMON, E; JEZINE, E; VASCONCELOS, E. M; RIBEIRO, K. S. Q. S. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1355-1364, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601355&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 de outubro de 2018.

SOBRAL, F. R; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 46, n.1, 208-18, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/v46n1a28.pdf>. Acesso em 07 de agosto de 2018.

TREVISO, P; COSTA, B. E. P. Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação em sua atividade docente. Texto contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 26, n. 1, e 5020015, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n1/pt_0104-0707-tce-26-01-e5020015.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2018.

VENDRUSCOLO, C; SILVA, M. T; SILVA, M. E K. Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da reorientação da formação em saúde. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v.5, n. 2, p. 245-259, jul-dez 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/30559>. Acesso em: 16 de outubro de 2018.

VIEIRA, M. A; SOUTO, L. E. S; SOUZA, S. M; LIMA, C. A; OHARA, C. V. S; DOMENICO, E. B. L. Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro. Revista Norte Mineira de Enfermagem, v. 5, n. 1, p. 105-121, 2016. Disponível em: <http://www.renome.unimontes.br/index.php/renome/article/view/102/148>. Acesso em: 17 de outubro de 2018.

Downloads

Publicado

10-01-2019

Como Citar

Colares, K. T. P., & Oliveira, W. de. (2019). Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, 6(2), 300–320. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910